Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta nov 14, 2018 3:33 am

Hora UTC




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jun 27, 2018 2:46 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Mensagens: 125
Localização: Lisboa, Portugal
Boa tarde,

É com muito gosto que dou conhecimento aos companheiros foristas do início da publicação na Revista MOEDA de uma série de artigos meus sob o tema “Continuando Teixeira de Aragão – Descrição das moedas portuguesas correntes no Continente, nas Ilhas Adjacentes e na África Portuguesa, desde 1865 até 1910”.
A estrutura destes artigos obedece ao seguinte planeamento:
Parte I – Amoedações para as Ilhas Adjacentes, 1865 – 1911
Parte II – Amoedações para a África Portuguesa, 1867 – 1911
Parte III – Descrição da Casa da Moeda de Lisboa nos séculos XVIII e XIX
Parte IV – Amoedações para o Continente, 1867 – 1910

Anexo:
Pages from Moeda 2-2018.jpg


Neste primeiro artigo, que acaba de sair na revista de Junho, além de uma introdução e apresentação do tema, dou início à Parte I com a descrição documental inédita das amoedações feitas para as Ilhas desde 1865 a 1868, antecedida por uma recapitulação documental e estatística das amoedações provinciais insulanas desde 1750.

Nos próximos artigos irei continuar esta Parte I pela apresentação da descrição documental das amoedações de prata para os Açores em 1871 (e o carimbo de coroa grande); as amoedações de prata para a Madeira em 1879 e de cobre para os Açores em 1880; seguido pela descrição documental inédita das amoedações de prata para os Açores desde 1887 (e o célebre carimbo GP coroado); terminando esta série dedicada às moedas insulanas com a descrição das amoedações de cobre de 1901 e a unificação com o sistema monetário da Metrópole em 1931.

Um pedido de colaboração – Não está nos meus objectivos fazer um catálogo das moedas, mas apenas contribuir para um melhor conhecimento documental da história por detrás destas amoedações portuguesas, completando a obra de Teixeira de Aragão e fazer a ligação à história do Escudo republicano, já publicada. Eventualmente, desse melhor conhecimento poderá resultar o aperfeiçoamento dos catálogos das moedas portuguesas.
Para tal venho solicitar a colaboração dos foristas que o queiram e possam fazer, quer por críticas aos artigos que vão sendo publicados e eventuais correcções, quer por aditamentos documentais extraídos dos arquivos distritais das Ilhas.

No próximo artigo, a sair na revista de Setembro, irei abordar o conhecido carimbo de 1871, de coroa grande. Na revista de Dezembro, será a vez de regressar a um tema de que me ocupei faz mais de quarenta anos, o carimbo GP coroado de 1887. Existindo bons especialistas no Fórum de Numismática nesta área dos carimbos insulanos, desde já aqui deixo o meu pedido, toda a colaboração será bem vinda e será devidamente reconhecida nos artigos a publicar. Artigos esses, aliás, que espero levar até ao fim, para depois os reunir num livro.

Para quem desejar saber mais sobre a Revista MOEDA – Revista Portuguesa de Numismática, Medalhística e de Notafilia, aqui deixo o seu contacto: revistamoeda@hotmail.com
Dito isto ficarei aguardando as vossas notícias e comentários, que agradeço sejam feitos directamente neste Fórum ou para o meu mail editorial: editor@estudosdenumismatica.org.

Cumprimentos,
António M Trigueiros


Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Última edição por EngTrig em segunda out 01, 2018 3:28 pm, editado 1 vez no total.

Topo
   
MensagemEnviado: quarta jun 27, 2018 3:26 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I
Avatar do Utilizador

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Mensagens: 2673
Senhor António, quero desde já expressar o meu respeito e consideração pelo seu amplo historial de obras importantes para o reconhecimento da numária nacional, ainda não li o artigo mas vou com certeza efetivar esse pressuposto. Depois de lido o artigo publicarei a minha sincera opinião. Cordiais cumprimentos caro ilustre. :thumbupleft:

_________________
:D FMMRei :D


Topo
   
MensagemEnviado: segunda out 01, 2018 3:30 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Mensagens: 125
Localização: Lisboa, Portugal
Boa tarde aos companheiros do Fórum de Numismática:

Deve estar a ser distribuída a revista MOEDA de Setembro deste ano, que tem bastos motivos de interesse numismático e coleccionista. Basta ver o Sumário, que anexo.

Imagem Imagem

A minha contribuição vem no segundo artigo da série "Continuando Aragão", mas agora com um Aditamento ao estudo das moedas insulanas de prata e de cobre de 1794-1798, que considero muito importante, pois revela um documento inédito da Casa da Moeda, que Aragão não teve conhecimento.

Pela leitura desse documento, em conjunto com a leitura da conhecida crónica de Senna Freitas "Memória Histórica sobre a Moeda dos Açores" (Publicada no Arquivo dos Açores, vol. IX), foi possível reconstruir TODA a emissão monetária de prata e de cobre desse período, 1794-1798, com os valores enviados para as Ilhas e as quantidades estimadas do número de moedas por tipo, ano e valor.

Particularmente importante para a numismática nacional, é o facto de se ter ficado a saber os valores, quantidades e anos das moedas de prata e de cobre enviadas para o Funchal, permitindo assim enquadrar essa emissão e datas na colecção da Madeira. Uma informação que só está disponível nas páginas da Revista MOEDA, para os seus assinantes.

Para os companheiros que leiam este meu post quero deixar aqui um apelo e pedido: façam-se assinantes da revista MOEDA, acompanhem-me nesta enorme mas gloriosa tarefa de continuar Teixeira de Aragão até 1910, dêem um sinal positivo do vosso interesse.

Com os meus cumprimentos e agradecimentos
A M Trigueiros


Topo
   
MensagemEnviado: segunda out 01, 2018 5:05 pm 
Desligado
Reinado D.Sebastião

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Mensagens: 1023
Os meus Parabéns pelos temas abordados, e a todos os seus colaboradores!

_________________
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora UTC


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal