“Das controversas letras insertas no campo das moedas medievais portuguesas” - Raul Ferreira Gonçalves (Pdf)

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo

Moderador: Moderador de Honra

Bloqueado
Mensagem
Autor
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

“Das controversas letras insertas no campo das moedas medievais portuguesas” - Raul Ferreira Gonçalves (Pdf)

#1 Mensagem por silvio2 » sábado mar 07, 2020 9:49 am

Cumprimentos,
Sílvio Silva

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: “Das controversas letras insertas no campo das moedas medievais portuguesas” - Raul Ferreira Gonçalves (Pdf)

#2 Mensagem por numisiuris » sábado mar 07, 2020 10:22 am

Mais um daqueles textos inúteis escritos por "numismatas cultos". Que o morabitino com "B" é de D. Afonso III e que o "B" significa Bolonha, nunca eu tinha ouvido. Que o A dos espadins significa "Africano" também não. E que o "Q" de Cória é um "C" de Samora aberto por um gravador analfabeto, também não. São só novidades. Mais valia queimar todos estes textos do que partilhá-los de modo acrítico. Haja alguém a fazer a limpeza deste arrazoado de insígnes tretas.

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: “Das controversas letras insertas no campo das moedas medievais portuguesas” - Raul Ferreira Gonçalves (Pdf)

#3 Mensagem por fernanrei » sábado mar 07, 2020 1:16 pm

Caro amigo Sílvio, fez muito bem em Partilhar mais uma obra não Coeva, escrita por pessoas que estudaram, como puderam, a numária nacional. Passo a citar algumas passagens dessa obra;

“idade Média, problemas, hesitações, locubrações, lendas, proposições, teses, hipóteses, um sem número de perguntas sem resposta, ou antes, perguntas cuja resposta, se molda conforme a fantasia de cada um ao procurar aprofundar o seu estudo.”

“Na moeda que cunha, Afonso Henriques, insere a abreviatura CO de GOMES(conde), ao lado da designação de REX,
numa atitude polí- tica que tinha
toda a razão de ser. Perguntamos pois: CO, igual a Coimbra ou a Conde ? Parece-nos a segunda hipótese mais plausível, mais de acordo com a verdade histórica e numismática.”

“Confessamo-nos profundamente perplexos face a este problema ; alguém terá querido aâribuír a este Q o valor de letra monetária de uma povoação leonesa que no século catorze se agrafava Quoria e se escreve Corça nos nossos dias.
l Fantasias! Fantasiando também, atravernos-íamos a escrever uma pequena história a este respeito”

De facto, o estudo começa por ser apresentado como uma breve reflexão, um pouco fantasiada até, mas que em nada agride, mancha, ofende, prescreve ou incentiva a práticas menos éticas. Por isso, fez muito bem em partilhar aqui matéria que poderá ser usada como se bem entender. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#4 Mensagem por numisiuris » sábado mar 07, 2020 2:04 pm

fernanrei Escreveu:
sábado mar 07, 2020 1:16 pm
Caro amigo Sílvio, fez muito bem em Partilhar mais uma obra não Coeva, escrita por pessoas que estudaram, como puderam, a numária nacional. Passo a citar algumas passagens dessa obra;

“idade Média, problemas, hesitações, locubrações, lendas, proposições, teses, hipóteses, um sem número de perguntas sem resposta, ou antes, perguntas cuja resposta, se molda conforme a fantasia de cada um ao procurar aprofundar o seu estudo.”

“Na moeda que cunha, Afonso Henriques, insere a abreviatura CO de GOMES(conde), ao lado da designação de REX,
toda a razão de ser. Perguntamos pois: CO, igual a Coimbra ou a Conde ? Parece-nos a segunda hipótese mais plausível, mais de acordo com a verdade histórica e numismática.”

“Confessamo-nos profundamente perplexos face a este problema ; alguém terá querido aâribuír a este Q o valor de letra monetária de uma povoação leonesa que no século catorze se agrafava Quoria e se escreve Corça nos nossos dias.
l Fantasias! Fantasiando também, atravernos-íamos a escrever uma pequena história a este respeito”

De facto, o estudo começa por ser apresentado como uma breve reflexão, um pouco fantasiada até, mas que em nada agride, mancha, ofende, prescreve ou incentiva a práticas menos éticas. Por isso, fez muito bem em partilhar aqui matéria que poderá ser usada como se bem entender. :clap3:
Sim, está tudo bem. Partilhem. Sejam éticos. Concordem até. Fantasiem. Leiam romances de cordel.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#5 Mensagem por euoutravez » sábado mar 07, 2020 6:46 pm

Eu também acho que o amigo Sílvio fez bem em partilhar o artigo, aliás tem sido ele a construir um base bibliográfica de excelência no forum para que todos tenham acesso a todo o tipo de informação.

Dito isto, é também importante dizer que é depois preciso espírito crítico para separar as idiotices, das quais este artigo é um óptimo exemplo, do que realmente interessa. Dependerá de cada um ter essa capacidade e vontade. Este artigo é realmente muito mau, assim como a maioria das intervenções do nosso colega forista Fernanrei que se pautam, na sua grande maioria, por um vangloriar da forma em detrimento do conteúdo. Ficará ao critério de cada um o valor que se lhes atribui.

Um bom fim de semana para todos :)

fernanrei

#6 Mensagem por fernanrei » sábado mar 07, 2020 7:14 pm

fernanrei Escreveu:
sábado mar 07, 2020 1:16 pm

:pt:

Gramático
Escudinho da II República
Registado: quinta jun 02, 2016 4:50 pm

#7 Mensagem por Gramático » sábado mar 07, 2020 9:15 pm

Claro que é bom partilhar o artigo; no mínimo chama a atenção sobre o objecto de estudo, embora possamos achar as conclusões ousadas ou até disparatadas.
Queimar textos ou impedir a sua divulgação, Iúri, só é próprio de ditaduras ou de quem não tem argumentos, que acho que não é o teu caso. Imagino que não passa de um desabafo ou uma piada, mas identifico-te mais com outras atitudes mais justas e "científicas", estas sim muito mais enriquecedoras.
Bom fim de semana para todos
Lorenzo P.
"Poderoso caballero es don Dinero" (Francisco de Quevedo)

fernanrei

#8 Mensagem por fernanrei » domingo mar 08, 2020 2:29 am

euoutravez Escreveu:
sábado mar 07, 2020 6:46 pm
Eu também acho que o amigo Sílvio fez bem em partilhar o artigo, aliás tem sido ele a construir um base bibliográfica de excelência no forum para que todos tenham acesso a todo o tipo de informação.

Dito isto, é também importante dizer que é depois preciso espírito crítico para separar as idiotices, das quais este artigo é um óptimo exemplo, do que realmente interessa. Dependerá de cada um ter essa capacidade e vontade. Este artigo é realmente muito mau, assim como a maioria das intervenções do nosso colega forista Fernanrei que se pautam, na sua grande maioria, por um vangloriar da forma em detrimento do conteúdo. Ficará ao critério de cada um o valor que se lhes atribui.

Um bom fim de semana para todos :)
Não lhe respondo porque me sinta ofendido ou até mesmo ameaçado pelas suas ofensas medíocres, mas porque está distraído e não reparou que o tópico não é meu. O caro euoutravez está atrasado 46 anos, actualmente já não é comum impor pensamentos e prescrever o sentido das interpretações. Nos dias que correm, sempre que apontamos o dedo a alguém justificamos o porquê, apresentamos os factos e só quem não tem lucidez intelectual é que parte para a ofensa. As declarações vagas não passam de ruídos de fundo e os ecos residuais vão esmorecendo como a maior parte das coisas sem interesse. Lá que não tenha percebido o que foi escrito é uma coisa, que aliás já é muito comum, mas participar num tópico só para tentar ofender as pessoas que o comentaram é apenas sinónimo de falta de ocupação. Todos os intervenientes concordam com a pobreza do artigo, eu próprio até salientei a questão da fantasia, por isso não consigo perceber porque raio me meteu ao barulho, não sendo eu o autor nem do tópico nem do artigo :think: . Também há outra coisa que me deixa com muita curiosidade, onde raio foi buscar a ideia de que escrevo para si? O fórum é um local público, é um facto, todos podem participar da forma como bem entenderem, mas convém perceber que não é licito andar por aqui apenas a ofender as pessoas que se esforçam por colaborar como podem. O caro amigo Sílvio tem feito muito pelo fórum, mais do que a maioria na qual eu me incluo e, por esse facto, considero que seja uma afronta inaceitável a tentativa de intimidação que lhe fizeram neste tópico. Ele publica o que achar que deve publicar e nós lemos aquilo que nos interessar, tão simples como caminhar. Peço desculpa ao amigo Silvio por estar a descontextualizar o tópico :thumbs:

euoutravez
Reinado D.Henrique
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#9 Mensagem por euoutravez » domingo mar 08, 2020 10:16 am

É um local público, mas é preciso perceber que é um local formativo para muita gente, ou deveria sê-lo. Para mim foi. Agora é um local vazio porque você, sozinho, com as suas intervenções onde jorra ignorância sobre o que se discute camuflada pelo palavreado vazio e floreado, destrói tudo onde toca.

Mais, uma das piores coisas que aconteceu a este fórum foi a sua elevação a moderador! Foi como uma espécie de validação da ignorância pomposa e a mim chocou-me bastante porque IMHO é preciso saber um pouquinho de numismática para a posição. Alternativamente ter vontade, lançar a discussão e/ou debater. Enfim nada que você tenha ou possa fazer. Resumindo, desde a sua primeira intervenção acho que tem sido um cancro que aos poucos tem reduzido o Forum de Numismática à pomposidade da auto vangloriação da ignorância.

O nível do que quer se seja é sempre nivelado por baixo, pelo pior interveniente na situação, e acho no que ao nosso forum diz respeito, você tem empurrado a coisa para níveis bem rastejantes :(
Aliás a numismática em Portugal é pobre e o coleccionismo é um antro de esquema e aldrabice, talvez o senhor Fernanrei seja só um espelho do que temos e do que nos espera.

Um bom Domingo

fernanrei

#10 Mensagem por fernanrei » domingo mar 08, 2020 11:47 am

Tópico bloqueado por motivos de uso abusivo e ofensivo do mesmo, nomeadamente a falta de respeito objectiva e descontextualizada do tema em questão.

Bloqueado

Voltar para “Bibliografia”