Catálogo Bentes de Moedas Brasileiras - Críticas e sugestões

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo

Moderador: Moderador de Honra

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

Re: Catálogo Bentes de Moedas Brasileiras - Críticas e suges

Mensagempor numismatica_bentes » quarta jan 16, 2013 11:20 pm

Cheese Escreveu:Boa noite Bentes,

No topico 'Catalogo BENTES ou moedas do Brasil 13º edição?' o erezende escreveu

"Tem imagens de moedas do meu site! Sinto-me lisonjeado. Pena não existir referência da fonte..."

Tambem encontrei muita informacao no catalogo que tem no meu site sobre as moedas do Brasil:
http://www.duiten.nl/brasil/catbrasil.htm
Especialmente informacao sobre as moedas da republica.

Melhor dar referencia da fonte.

Cornelis G.J. Pannekeet

Olá...Boa noite! Obrigado por nos escrever.

Perdoe-nos, mas creio que esteja havendo um equívoco!.

Afirmar que muita informação contida no nosso catálogo foi retirada do seu site, é um tanto exagerado e explicamos porque:

Verificando o link que nos passou, constatamos que as informações contidas no seu site são as mesmas que se encontram em diversos documentos que temos em nossos arquivos, muitos deles emitidos em D.O.U. por instituições e autarquias. Nenhum texto específico, nada de particular em termos de estilo de escrita ou citações próprias e fundamentadas em deduções ou conclusões particulares, etc. No seu site existem apenas as informações que se encontram em diversos documentos do governo, em blibiliotecas, arquivos e publicações da União. Repetindo, nada de particular......só informações contidas em documentos oficiais.

Não retiramos informações de sites eletrônicos realizados por pessoas que não conhecemos, por um simples motivo: Não podemos saber se são fidedignas. O que foi consultado, está relacionado no capítulo BIBLIOGRAFIA e/ou citado no rodapé da página referente ao texto ou imagem.

O que pode acontecer é que tanto nós como quem escreveu algo em um site, tenhamos lançado mão da da mesma bibliografia ou documento válido emitido pelo governo.

Muitos já nos escreveram, e também ao nosso dsitribuidor, se lamentando, dizendo que as informações contidas em nosso catálogo foram retiradas de seu blog, site, artigo escrito em alguma sociedade numismática ou outro meio qualquer. São, em sua esmagadora maioria, informações sobre quantidade de moedas cunhadas, descrição de anverso e reverso, pequenos trechos de textos de poucas linhas cuja fonte é a mesma para ambos.

Nosso trabalho não se resume em copiar o que é escrito ou realizado por outros...muito pelo contrário, levamos anos pesquisando, a fim de publicar um catálogo como esse que o Brasil não possui há tempos. Saiu com erros que agora estamos trabalhando exaustivamente para corrigir, com a ajuda dos membros desse Fórum de numismática.
Houve apenas um caso que reconhecemos ser de particular autoria e que não consta em nossa bibliografia. Já enviamos correspondência ao autor, com uma nota onde nos comprometemos em citar seu nome nos agradecimentos para a próxima edição, e na parte relativa a um texto que transcrevemos de um antigo boletim. Caso constatássemos que este fosse também o seu caso, teríamos imenso prazer em agir da mesma forma. Todavia, não é o seu caso!

Repetindo: As fontes de consulta se encontram nas páginas destinadas à pesquisa bibliográfica...se o nome do seu site não está ali, isso significa que não o usamos como fonte de consulta.

Agora, falando em meu nome: Por curiosidade fui navegar em seu site. Desconheço há quanto tempo foi colocado no ar, mas seria interessante concluí-lo, já que existem diversos links que não conduzem a qualquer informação, o que é uma pena, pois parece até bem organizado. Ao que me consta, apenas o link relativo às moedas da República foi completado. Seria um contrasenso da nossa parte "copiar" (palavras suas) algo do seu site que ainda se encontra em fase de elaboração...assim nos parece.

Atualmente temos diversos pedidos de inclusão de variantes, moedas "novas", etc, em nosso catálogo, sendo que muitas serão rejeitadas. Apenas uma ínfima fração será aproveitada, justamente devido ao cuidado que temos em não colher informação casual.

Com relação às imagens, temos um arquivo imenso de moedas. Já recebemos todo tipo de correspondência eletrônica de pessoas dizendo que copiamos isso, que copiamos aquilo, que a imagem da moeda é de sua propriedade, etc. Aqueles que nos cederam imagens, a exemplo do nosso saudoso amigo Pagliarini, estão devidamente citados nos agradecimentos.

Aliás, levando em consideração que usam o mesmo cunho para fabricar uma mesma data, todos que tiverem imagens dessa mesma moeda, na mesma data, podem achar que a imagem que se encontra no nosso catálogo é justamente a sua. Já recebemos até pedidos de retirada de imagem de moedas que foram compradas em leilões recentes. Um senhor nos enviou um e-mail dizendo que havia comprado a moeda no leilão tal e que exigia que a imagem fosse retirada do catálogo. Detalhe: A moeda foi comprada por este senhor, depois do catálogo ter sido publicado.

Os textos com estilo e características próprias, que demonstram pesquisa inédita realizada, a exemplo de nomes como Kurt Prober, Solano de Barros, Julius Meili, Nogueira da Gama, Cafarelli, Berbert de Castro, Lupércio, etc, mesmo que a maioria não esteja mais entre nós, foram devidamente lembrados em nota que acompanha o próprio texto, além de constarem da nossa fonte bibliográfica. Até mesmo no nosso blog fazemos assim. Que o diga um dos moderadores desse Fórum, já que por duas vezes solicitamos transcrever, em nosso catálogo especial (a ser publicado em breve), PARTES interessantes de textos escritos por ele.

NOTA: Não faremos disso um debate. Contudo, caso o senhor se sinta prejudicado de alguma forma, por favor, nos escreva, enviando textos e elementos para que possamos conferir se realmente houve o que afirma ser um plágio. A princípio, num primeiro exame do link que nos passou, diríamos que nada tem a ver com o que afirma. Todavia, teremos imensa satisfação em exaurir a questão, caso nos solicite, gentilmente, a respeito. O endereço email para correspondência, consta da nossa assinatura.

Esperamos ter exaurido suas dúvidas.

Obrigado por participar do tópico...boa noite.

Saudações

Bentes
Última edição por numismatica_bentes em quinta jul 18, 2013 9:39 pm, editado 1 vez no total.

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Contacto:

Mensagempor numismatica_bentes » quinta jan 17, 2013 1:11 am

william Escreveu:
numismatica_bentes Escreveu:
william Escreveu: .........

Não vi também qualquer menção nas paginas 845 e 847 sobre as moedas de 1942 10/20 Centavos de Getúlio Vargas existirem variantes Amarela e Níquel Rosa. Agradeço por qualquer comentário.

Olá William !

Já que a questão do níquel rosa levantou alguma polêmica, escrevi ao autor do catálogo a respeito e acabei de receber a resposta a seguir:
..............
Usando o cunho de 1942, até o seu fim, cunharam discos de cor amarela e os de cor rosa que restavam. Com o fim dos cunhos de data 1942, passaram aos de data 1943, cunhando os últimos discos de cor rosa e prosseguindo a cunhagem sobre os novos, de cor amarela. Isso explica as moedas de 1942 e 1943, com as cores amarela e rosa.

Resumindo: As moedas de 50; 20 e 10 centavos, de 1942, que possuem a coloração rosa são as do decreto (normais); e as amarelas são as variantes. A partir de 1943, as amarelas são as do novo decreto, sendo as de cor rosa, as variantes.

Sds

Bentes

Grato pelas explicações, entendo então que essas variantes irão constar do próximo catalogo !!! Certo ?

Olá William !

Sim, irão constar da próxima edição !

Sds

Bentes

Reinaldo Dalla
Reinado D.Carlos
Registado: sábado nov 17, 2012 11:22 am

Mensagempor Reinaldo Dalla » quinta jan 17, 2013 1:34 am

Pelo Amor de Deus,

Eu achava que existia oportunista apenas no meu ramo de trabalho, pelo visto existem oportunistas em todos os ramos.

Faça-me o favor, o sujeito dizer que foram copiadas informações do site dele, é de causar espanto, naveguei no link dele é um breve resumo (Mal feito) de informações catadas em diversos documentos já existentes.

Caso precise me ofereço como testemunha.

Abraço,

Reinaldo Dalla.
Reinaldo Dalla Justina
Campinas - SP
Brasil
"QUEM NÃO PRESERVA SEU PASSADO, NOTORIAMENTE NÃO HAVERÁ DE TER FUTURO"

Cheese
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda jan 14, 2013 8:28 pm

Mensagempor Cheese » quinta jan 17, 2013 12:08 pm

Caro Bentes e Reinaldo Dalla,

Se voces olham na pagina 761 do catalogo o informacao é muito semelhante do texto do meu site (Primeira série da república). Tambem em baixo da pagina 764 (no site 4.o Centenário do descobrimento do Brasil). Em baixo da pagina 769 (no site Novos tipos de 500, 1000 e 2000 réis), pagina 770 (no site Novos tipos de 500, 1000 e 2000 réis "estrelas ligadas"), em cima da pagina 771 (no site Novos tipos de 500, 1000 e 2000 réis "estrelas soltas"), etcetera. etcetera. Na pagina 774 voce pode ver um exemplo muito importante: no catalogo o numero 2 da observacao dizendo que eu encontrei a informacao no boletim no.57 da sociedade numismática Brasileira 2006 fiqou no catalogo como "rua do Tesouro, 2". O artigo nao disse nada em relato do numero. O numero é o numero 2 da observacao no meu site.

Entao eu estou certeza o catalogo Bentes usou informacao do meu site, os textos com informacao sobre as moedas da republica sao muitos semelhantes e quase iguais. As vezes uma palavra é um poco differente porque eu sou Holandes e nao falo ou escrevo Portugues cem percento. Mas o Bentes nao achou o informacao tao "Mal feito" para nao usar.

E é claro que usei informacao que encontrei em outros livros, o Bentes tambem o vez. Mas eu estou incluindo fontes onde achei e fiz um historia com os meus propios palavras.

Mais uma vez, nao quero nada, pode usar o que quezer mas tem que mencionar fontes.

Cornelis G.J. Pannekeet

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Contacto:

Mensagempor numismatica_bentes » quinta jan 17, 2013 12:25 pm

Cheese Escreveu:Caro Bentes e Reinaldo Dalla,

Se voces olham na pagina 761 do catalogo o informacao é muito semelhante do texto do meu site (Primeira série da república). Tambem em baixo da pagina 764 (no site 4.o Centenário do descobrimento do Brasil). Em baixo da pagina 769 (no site Novos tipos de 500, 1000 e 2000 réis), pagina 770 (no site Novos tipos de 500, 1000 e 2000 réis "estrelas ligadas"), em cima da pagina 771 (no site Novos tipos de 500, 1000 e 2000 réis "estrelas soltas"), etcetera. etcetera. Na pagina 774 voce pode ver um exemplo muito importante: no catalogo o numero 2 da observacao dizendo que eu encontrei a informacao no boletim no.57 da sociedade numismática Brasileira 2006 fiqou no catalogo como "rua do Tesouro, 2". O artigo nao disse nada em relato do numero. O numero é o numero 2 da observacao no meu site.

Entao eu estou certeza o catalogo Bentes usou informacao do meu site, os textos com informacao sobre as moedas da republica sao muitos semelhantes e quase iguais. As vezes uma palavra é um poco differente porque eu sou Holandes e nao falo ou escrevo Portugues cem percento. Mas o Bentes nao achou o informacao tao "Mal feito" para nao usar.

E é claro que usei informacao que encontrei em outros livros, o Bentes tambem o vez. Mas eu estou incluindo fontes onde achei e fiz um historia com os meus propios palavras.

Mais uma vez, nao quero nada, pode usar o que quezer mas tem que mencionar fontes.

Cornelis G.J. Pannekeet

Olá ! Bom dia. Obrigado por nos escrever.

Suas palavras ratificam o que dissemos.

USAMOS A MESMA FONTE DE INFORMAÇÃO !

Não há a necessidade de citá-la porque é de domínio público, publicada em diários e boletins numismáticos, sem autor específico. Com absoluta certeza, consultamos a mesma documentação.

Primeiro o senhor disse que o nosso catálogo estava CHEIO de informações do seu site. Agora o discurso muda e passa para duas páginas onde diz que o texto é PARECIDO.

RESUMO DA ÓPERA: Nós, e o senhor, consultamos a mesma fonte de informação...o senhor escreveu de um jeito e nós de outro.

Damos o assunto por encerrado.

Nota: O tópico tem uma função específica...A DE MELHORAR O CATÁLOGO DE MOEDAS DO BRASIL.

Na função de moderadores do tópico iremos manter suas duas postagens anteriores, pois acreditamos ser um direito de todos ponedrar. Vivemos em uma democracia, onde entendemos que todos tem o direito de expor suas opiniões. Mas em hipótese alguma iremos alongar esta discussão improfícua, pois desvia o objetivo do tópico, além de gerar mal estar entre os membros do Fórum. Em outras palavras, sentimos muito senhor Cornellis, mas apesar de deixarmos registrada sua "reclamação" (os dois posts anteriores), daqui prá frente, se insistir em prolongar esta polêmica, pelo bem do Fórum e dos seus membros, seremos obrigados a deletar qualquer comentário a respeito desse assunto.

Já dissemos uma vez e agora repetimos: Suas reclamações e reinvidicações devem ser enviadas ao nosso endereço email, local apropriado para que o senhor faça suas lamentações.

Se o senhor tem dificuldades em escrever no nosso idioma (português), fique a vontade para nos escrever em inglês, francês ou italiano, idiomas em podemos manter fluente conversação.

Sugerimos que o senhor use melhor o seu tempo, dedicando-se a completar o que falta em seu site, pois até agora só escreveu 5% dele. Uma pena que tenha escrito tão pouco, pois precisamos de pessoas que mantenham vivo o inetresse pela nossa numária.

Mais uma vez, obrigado por participar do tópico. Por favor, atenha-se ao objetivo que é o de melhorar o catálogo, algo que é do interesse de todos os numismatas que amam nosso nobre hobby. Por favor, não envolva outros membros nessa polêmica! Dirija sua reclamação ao nosso endereço email, no idioma que preferir, entre os citados anteriormente.....o objetivo desse Fórum é bem outro.

Por último, agradecemos ter adquirido um exemplar do nosso catálogo. Esperamos que seja do seu agrado e que o ajude a completar as informações do seu site.

Atenciosamente.

Bentes

fpozza
Reinado D.Carlos
Registado: domingo abr 10, 2011 3:14 pm

Mensagempor fpozza » domingo jan 20, 2013 11:10 pm

Bentes, boa noite
Recebi esta semana o catálogo que comprei com o Alberto.
A despeito das diversas correções já mencionadas pelos colegas do forum gostei muito do material. Meus parabéns.
Ao manusear o livro peguei aleatoriamente algumas moedas da minha coleção para me familiarizar com o catálogo, e encontrei uma moeda em que não há referência no livro, então tomo a liberdade de perguntar:
Tenho um 320 réis de 1753 casa da moeda do Rio cuja inscrição do anverso é JOSEPHUS.I.D.G.P.REX.E.BRASIL.D
Seria a moeda 203.08 com um (BRASIL) ao invés de (BRASI).
É uma omissão ou tenho outra variante não catalogada? :think:
Abraço

Seguem imagens
Imagem

Imagem
Se um homem não sabe a qual porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável (Sêneca)

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Contacto:

Mensagempor numismatica_bentes » segunda jan 21, 2013 8:09 am

fpozza Escreveu:Bentes, boa noite
Recebi esta semana o catálogo que comprei com o Alberto.
A despeito das diversas correções já mencionadas pelos colegas do forum gostei muito do material. Meus parabéns.
Ao manusear o livro peguei aleatoriamente algumas moedas da minha coleção para me familiarizar com o catálogo, e encontrei uma moeda em que não há referência no livro, então tomo a liberdade de perguntar:
Tenho um 320 réis de 1753 casa da moeda do Rio cuja inscrição do anverso é JOSEPHUS.I.D.G.P.REX.E.BRASIL.D
Seria a moeda 203.08 com um (BRASIL) ao invés de (BRASI).
É uma omissão ou tenho outra variante não catalogada? :think:
Abraço

Seguem imagens
Imagem

Imagem

Olá! Obrigado por nos escrever

A descrição da legenda da moeda 203.8 saiu com erro: Por favor, queira acrescentar o "L" em BRASIL.

A legenda é: P . REX . E . BRASIL . D .

OBS: POR FAVOR, TROCAR A DESCRIÇÃO DA LEGENDA ABAIXO DA MOEDA...O CORRETO É:

JOSEPHUS • I • D • G • PORT • REX • ET • BRAS • D

Obrigado por nos ajudar na coreção do catálogo.

Sds

Bentes

victor nascimento
Reinado D.Filipe III
Registado: quinta fev 15, 2007 9:10 pm
Contacto:

Mensagempor victor nascimento » terça jan 22, 2013 11:04 am

Quando enviar alguma carta ou encomenda use selos de correio comemorativos.
Visite: http://vicna3.blogspot.com/
http://videos.sapo.pt/fnIdKE7D8kWtq9MqcghI

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Contacto:

Mensagempor numismatica_bentes » terça jan 22, 2013 5:37 pm

ERRATA - Página 732.

Na moeda 593, faltam os exemplares 593.17 e 593.18.

593.17 - 1866 - mesma classificação e preços da moeda anterior, 593.16
593.18 - 1867 - mesma classificação e preços da moeda anterior, 593.16

Sds

Bentes

PS: Esta errata é foi transferida de um tópico aberto por um forista. Aos que encontrarem erros ou falhas no catálogo, por favor, queiram usar este tópico ao invés de abrirem um específico.

Reinaldo Dalla
Reinado D.Carlos
Registado: sábado nov 17, 2012 11:22 am

Mensagempor Reinaldo Dalla » segunda jan 28, 2013 12:34 am

Prezado Bentes, Boa Noite,

Tenho Duas duvidas quanto as Siglas das moedas de Cruzeiros das páginas 832 3 833, vamos lá:

1) Sobre 10 centavos de 1944, pelo que pude entender nas Tabelas de Siglas existem:

1944: Anverso OM e Reverso BR, na mesma moeda é isso mesmo?
1944: Sem sigla nenhuma

Ocorre que tenho uma moeda de 1944 que tem a Sigla BR no Reverso e Não têm sigla no Anverso. Seria uma Terceira Variante?

2) Sobre 1 cruzeiro de 1944, pelo que pude entender nas Tabelas de Siglas existem:

1944: Anverso Sem Sigla e Reverso BR;
1944: Anverso WT e Reverso Sem Sigla;

Ocorre que tenho uma moeda de 1944 que tem a Sigla BR no Reverso e WT no Anverso. Seria uma Terceira Variante?

Obrigado,
Reinaldo Dalla Justina
Campinas - SP
Brasil
"QUEM NÃO PRESERVA SEU PASSADO, NOTORIAMENTE NÃO HAVERÁ DE TER FUTURO"

Voltar para “Bibliografia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes