1000 escudos Fragata D. fernando e Glória Dourada !!!!

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

arcalhanas
Reinado D.Carlos
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: 1000 escudos Fragata D. fernando e Glória Dourada !!!!

Mensagempor arcalhanas » sexta set 15, 2017 8:13 pm

fernanrei Escreveu:
arcalhanas Escreveu:
fernanrei Escreveu:Não se consegue ver as fotos, tente descarregar novamente os ficheiros...

já consegue ver? não percebo nada disto :)

Isto é o que me aparece
Não foi possível encontrar o endereço DNS do servidor de uploads.im (DNS address).

Vou editar, apagar e voltar a colocar mas em HTML

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagempor Jorge Silva » sábado set 16, 2017 10:58 am

Sobre a pátina, artigo retirado do Centavo boletim do coleccionador nº49 de 30-03-85

A pátina é uma ligeira camada superficial de compostos metálicos inertes que se forma sobre a moeda, fazendo-lhe perder o brilho e alterando a cor para uma tonalidade mais escura. Uma vez completa e uniforme, a pátina protege a moeda da acção renovada dos agentes quimicos atmosféricos, sendo esta uma das razões porque o processo de fabrico de medalhas comemorativas inclui a patinização artificial das superficies metálicas.
Em termos de coleccionismo, tem interesse saber-se que os exemplares com brilho original são muito mais apreciados e valorizados, e que o grau de conservação " soberba " é exclusivamente reservado para as moedas que não circularam e que mantém todo o brilho da amoedação.
Torna-se necessário, pois, saber como resguardar as moedas novas, ou como conservar os vestigios de brilho que a moeda mais antiga possa apresentar.
Para esse efeito, alguns coleccionadores recorrem ao expediente de envernizar as moedas, impedindo assim que o vapor de água ou outros gases da atmosfera ataquem e oxidem a superficie metálica. Este processo de protecção é discutivel, e depende dos gostos de cada coleccionador, muito embora nalguns casos, pela escolha apropriada do verniz e por uma experimentada técnica de aplicação e secagem, se obtenham excelentes resultados.
Para se retirar o verniz, basta colocar a moeda num dissolvente apropriado, como a benzina.
Um outro processo será fazer absorver a humidade atmosférica por cristais de silica gel, que se colocarão num recipiente, dentro do medalheiro.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

josix
Reinado D.Luís
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Mensagempor josix » quinta out 26, 2017 1:05 am

Muito bonita. Desgraçadamente as que eu deixo mal guardadas só me ficam pretas!

Wottawa05
Sou só um euro caloiro
Registado: sábado nov 11, 2017 1:37 pm

Mensagempor Wottawa05 » sábado nov 11, 2017 1:39 pm

fernanrei Escreveu:O que acham do aspecto Regroupement de prêt deste exemplar comum caros ilustres???

legal, eu também tenho um como esse

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes