Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado jul 21, 2018 1:58 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: 10 Escudos 1942
MensagemEnviado: sexta jun 29, 2018 2:25 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Eu possuo uma dessas de 10 escudos portugueses cunhada em 1954 (na casa dos 5 milhões de peças- se não me falha a memória). O estado de conservação é inferior ao desta tua- apresenta um desgaste significativo na borda- e já me dou por deveras satisfeito em ter conseguido adquirir tal relíquia estrangeira aqui no Brasil. :D

MensagemEnviado: sexta jun 29, 2018 4:31 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

EUROESCUDO Escreveu:
Um MBC sólido, nao deixa de ser um excelente exemplar mas o desgaste e os toques nao lhe darão muito mais :/

Parabens!

Desculpem mais uma vez a ignorância de um novato no ramo... Mas não entendi algo no trecho da mensagem citada acima..."mas o desgaste e os TOQUES não lhe darão muito mais...quanto ao "desgaste está ok. Mas e o que seria "toques"??? :think: :think: é um termo técnico de classificação das moedas??? :think: :think:
agradeço antecipadamente...e deixo meu abraço. :)

MensagemEnviado: sexta jun 29, 2018 7:57 am 
Desligado
Reinado D.Duarte

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
bruck Escreveu:
EUROESCUDO Escreveu:
Um MBC sólido, nao deixa de ser um excelente exemplar mas o desgaste e os toques nao lhe darão muito mais :/

Parabens!

Desculpem mais uma vez a ignorância de um novato no ramo... Mas não entendi algo no trecho da mensagem citada acima..."mas o desgaste e os TOQUES não lhe darão muito mais...quanto ao "desgaste está ok. Mas e o que seria "toques"??? :think: :think: é um termo técnico de classificação das moedas??? :think: :think:
agradeço antecipadamente...e deixo meu abraço. :)

Toque é o mesmo que mossa ou seja o sinal (a marca) deixado por pancada ou pressão forte, que se pode observar neste caso, principalmente, no bordo da moeda. :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta jun 29, 2018 11:51 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Comparação... DEU UM TOQUE COM O CARRO

Fez mossa, amolgou, amassou :thumbs:

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

MensagemEnviado: sábado jun 30, 2018 12:30 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Grato aos colegas Silvio e Euroescudo por elucidar a dúvida deste mero curioso no ramo...
é obvio que existem diferenças linguísticas entre Portugal e Brasil- aqui diria-se "Deu uma pechada/batida/choque com o carro"... Mas entendi perfeitamente a explicação e a sinonímia. Nesse ínterim, eu pesquisei no google por "glossário numismático" e encontrei um que dava a seguinte definição de TOQUE "quantidade/teor de metal precioso em uma moeda expressa por uma fração de milésimos. Exemplo: moeda de prata TOQUE .900 (ou seja 900 partes de prata para outras 10 partes de outro(s) metal(is) na sua composição).
Certamente, como em qualquer área da ciência- deve haver divergência de nomes e conceitos entre os estudiosos da numismática.
Vejo vocês portugueses se referirem a uma moeda como BELA (e só depois me dei conta que estavam se referindo a classificação do seu estado de conservação: o BELA de vocês é o equivalente ao que no Brasil chamamos SOBERBA.
Como diz o ditado:" convivendo e aprendendo" :thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado jun 30, 2018 9:54 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Realmente, a palavra toque pode ter múltiplos significados. Como aliás muitas outras.
Para além dos referid0s, pode ser um som musical ou outro; pode ser um cheiro/sabor se um vinho; retoques na pintura, etc. :thumbupleft:

MensagemEnviado: domingo jul 01, 2018 10:32 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Uma moeda relativamente escassa, sem dúvida, que apresenta um estado de conservação muito agradável. Quanto a mim, é uma moeda no estado de MBC+, o que representa um excelente estado de conservação, tendo em conta o facto de já ter circulado. De qualquer forma é um excelente numisma :beer:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal