O que fazer?

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderador: smertola

Nuno Gabriel
Escudinho da II República
Registado: quarta out 14, 2015 3:39 pm

O que fazer?

Mensagempor Nuno Gabriel » quarta out 14, 2015 4:16 pm

Ola a todos!

Sou novo aqui porque ontem recebi (dos meus pais) 30kg em moedas em cartuchos de 50 moedas cada de 10 centavos e 20 centavos.
Estão separados por anos, algumas são novas mas maior parte são usadas e oxidadas por estarem guardadas numa garagem.
Também recebi 4 capas com moedas, algumas em prata da Monarquia, por exemplo 320 Reis de 1699 e outras de colecção da Republica de 1000$00, 750$00, 500$00, etc...
No total tenho cerca de 50kg em moedas e não sei o que fazer... se sigo os passos dos meus pais ou tento vender a quem realmente dê o devido valor?
O meu filho pensa que tem ali um grande tesouro e hoje andou em sites de numismática a ver os preços e a marcar em cada rolo o valor de cada ano... coitado do moço...

Maior parte sei que não valem o peso que teêm o que fazer com isto tudo???

Imagem

Imagem

Imagem

josape
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta dez 17, 2008 11:21 pm

Re: O que fazer?

Mensagempor josape » quarta out 14, 2015 4:35 pm

Em primeiro lugar retire todas as moedas que estão nas capas das bolsas plásticas pois as mesmas podem ficar estragadas por estarem em contato com o plastico e ponha em alveolos e então pode colocar novamente na bolsas plasticas. Não limpe as moedas e caso o queira fazer convém ler os tópicos que estão no fórum sobre o limpar as mesmas. Sobre as muitas moedas que tem repetidas pode vender aqui no fórum (ler as regras pois obriga a certos requisitos) ou vender a uma casa de numismática. Convém guardar-las num lugar seco, e não misture os metais.
José Pereira

Nuno Gabriel

Mensagempor Nuno Gabriel » quarta out 14, 2015 4:57 pm

Muito obrigado Sr. José Pereira!
O meu problema é como avaliar cada moeda... sou leigo na matéria, além de serem centenas e centenas de moedas...
As que estão nas capas, algumas teem alvéolos mas maior parte não tem.
Vou pesquisar aqui no forum sobre a limpeza das moedas, não sabia que se pode limpar.

tcosta11
Reinado D.Afonso III
Registado: quarta fev 13, 2013 3:49 pm

Mensagempor tcosta11 » quarta out 14, 2015 5:23 pm

Nuno Gabriel Escreveu:Muito obrigado Sr. José Pereira!
O meu problema é como avaliar cada moeda... sou leigo na matéria, além de serem centenas e centenas de moedas...
As que estão nas capas, algumas teem alvéolos mas maior parte não tem.
Vou pesquisar aqui no forum sobre a limpeza das moedas, não sabia que se pode limpar.

Mas se não tem interesse em ficar com elas não limpe. O mais certo é perder mais do que ganha.
Uma limpeza mal sucedida reduz o valor que poderia conseguir numa venda.

Jorge Silva
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagempor Jorge Silva » quarta out 14, 2015 8:22 pm

Caro amigo passe a bola ao seu filho, ele tem o entusiasmo que todos nós tivemos quando nos iniciamos na numismática, ele sabe o que fazer.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Nuno Gabriel

Mensagempor Nuno Gabriel » quarta out 14, 2015 10:14 pm

Jorge Silva Escreveu:Caro amigo passe a bola ao seu filho, ele tem o entusiasmo que todos nós tivemos quando nos iniciamos na numismática, ele sabe o que fazer.

Boas Jorge Silva,
Infelizmente o interesse do meu filho é outro.
Quer angariar fundos para ir fazer os estágios da Selecção Nacional de Remo e ir aos Jogos Olímpicos... daí o interesse dele nas moedas.
Esse também é o meu dilema, é meu filho e sei que ele tem lutado imenso e mostrado resultados no desporto que ele adora tanto...

Jorge Silva
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagempor Jorge Silva » quinta out 15, 2015 5:40 am

Amigo Nuno, bom dia

Penso que esse fim justifica os meios, mas também penso que ele é capaz de retirar o melhor proveito e dai adquirir os melhores conhecimentos para que ele e o amigo Nuno, tomarem uma decisão mais ajustada a essa realidade, e eu só espero que o consiga, fazer parte da selecção nacional não é para todos, boa sorte.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

soga80
Reinado D.Afonso III
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagempor soga80 » quinta out 15, 2015 1:41 pm

Portugal tem k apoiar esses atletas espero k consiga tb...sem ter K vender seja o k for para conseguir esse objetivo...boa sorte

Nuno Gabriel

Mensagempor Nuno Gabriel » quinta out 15, 2015 3:34 pm

soga80 Escreveu:Portugal tem k apoiar esses atletas espero k consiga tb...sem ter K vender seja o k for para conseguir esse objetivo...boa sorte

Desculpem o offtopic... mas Portugal apoia de alguma forma mas não a suficiente.
Alguns dos estágios são pagos pelos Clubes, mas quando se quer um atleta de alta-competição as coisas mudam, o investimento já é outro e já parte do atleta ( dos pais ) e dos objectivos que se pretendem conseguir. Tenho um caso bicudo nas mãos... ou as moedas ajudam para o contributo dos estágios, ginásios e massagista ou o rapaz não cumpre os objectivos que ele tanto sonha.

Existe alguma folha de Excel disponível para download com as moedas na Republica e da Monarquia de forma a poder avaliar o que tenho aqui em mãos?
Ou a avaliação é como a opinião de cada um?
Vi alguns tópicos onde uns acham que a mesma moeda é um BC outros MBC ou até BC+....

tcosta11
Reinado D.Afonso III
Registado: quarta fev 13, 2013 3:49 pm

Mensagempor tcosta11 » quinta out 15, 2015 3:46 pm

De forma geral o estado de conservação de uma moeda é um pouco subjectiva, no entanto as discrepâncias não podem ser muito grandes.

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante