A ultima banhada.

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Re: A ultima banhada.

#11 Mensagem por Jorge Silva » sábado dez 17, 2016 8:00 am

Os valores dos estados de conservação bc - mbc - bela, que vem nos catálogos estão inflacionados.
Mas se a moeda estiver num estado de conservação superior a coisa já é diferente, porque uma moeda bela não se pode comparar com uma soberba.

Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

RACP
Reinado D.Manuel II
Registado: quinta fev 07, 2008 1:19 pm
Localização: Em minha casa em matosinhos, que fica ao lado da casa do meu vizinho...
Contacto:

#12 Mensagem por RACP » quinta jan 12, 2017 4:22 pm

jdickson Escreveu:Acho lamentável que não tenha ocorrido uma actualização do valor das moedas nas últimas edições dos diversos catálogos que se encontram disponíveis, após a crise que fez descer de forma consistente os valores de transação no mercado. Se era compreensível e até aceitável que isso não tivesse ocorrido na fase inicial, porque o próprio mercado ainda estaria a tentar "perceber o que estava a acontecer",já desde uns anos a esta parte que é um acto de pura cobardia e cedência a interesses comerciais específicos. Com esta atitude, o que se consegue é descredibilizar as referidas cotações e induzir pessoas menos experientes, em erro.
Provavelmente haverá quem discorde disto e até considere excessivas as minhas afirmações, mas não só é isto que penso, como não encontro outra explicação (bem, é Portugal, é sempre possível tratar-se de facilitismo...).
Já muitos valores do AG estão cotados muito por baixo, em particular em estados superiores. É o caso, por exemplo, de quase toda a monarquia mecânica das ex-colónias.
Concordo totalmente com o que disse. Na verdade, os valores dos manuais servem apenas de mera referência, como sendo "balizadores"... Permitem auxiliar quem não perceba muito e se esteja a iniciar, de que há moedas que, pelas suas emissões reduzidas, valem mais do que as suas parceiras do ano anterior ou do ano seguinte Assim, uma moeda 1000 escudos lobo terá sempre que ser pago por valores superiores do que uma 1000 escudos tratado de tordesilhas....

Ainda assim, considero que, em alguns casos, houve alguma actualização. Menos que o necessário, sem dúvida. Ainda cheguei a ver anuários que colocavam o lobo em 60 contos (sim, na altura ainda eram os precários em escudos) e agora dificilmente ultrapassa os 100 euros (20 contos) em qualquer um dos precários actuais (2017).
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz apenas até onde os outros foram"

Jorge Silva
Moderador

#13 Mensagem por Jorge Silva » quinta jan 12, 2017 7:23 pm

No tempo do escudo o Lobo marcava 60 contos, agora no tempo do euro estão a sair por 60 euros.
60 contos são 300 €, é uma diferença significativa.
Cumprimentos

Jorge Silva

pop
Reinado D.Afonso III
Registado: sábado set 24, 2005 4:18 am

#14 Mensagem por pop » quinta jan 12, 2017 9:47 pm

comprei o meu lobo por 20 contos
lista de trocas - viewtopic.php?f=26&t=124011
Paulo Saavedra.

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#15 Mensagem por numisiuris » sexta jan 13, 2017 1:38 am

Eu comprei o meu lobo por 35 contos, ainda no tempo do escudo. Miséria... :(

Concordo em absoluto com o Dickson. :thumbs:

Jorge Silva
Moderador

#16 Mensagem por Jorge Silva » sexta jan 13, 2017 4:21 pm

Por acaso os meus sairam mais baratos cerca de sete contos, mas o mesmo já não posso dizer da Proof.
Cumprimentos

Jorge Silva

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#17 Mensagem por jdickson » sexta jan 13, 2017 4:43 pm

O "Lobo" é apenas o caso mais evidente de valores que oscilaram de forma especulativa num relativo curto intervalo de tempo. Seria inacreditável que a cotação dos catálogos não espelhasse isso de alguma forma. Mas, se a cotação atual é de 100 €, e agora "saem por 60 €", então mantém-se a discrepância entre valor objectivo, tal como é constatado na vida real, e o valor "virtual", dos catálogos e que ninguém usa.

Jorge Silva
Moderador

#18 Mensagem por Jorge Silva » sexta jan 13, 2017 4:53 pm

Sobre os valores de catálogo dou só um pequeno exemplo (entre tantos), o estojo Proof do Fernando Pessoa, é composto por duas moedas a de bnc de cupro niquel e a de prata Proof, o seu valor de catálogo (Ferreira da Silva) é de 350 €, esse estojo em leilão está a sair por menos de 1/4 do seu valor de catálogo, é uma diferença abismal.
Cumprimentos

Jorge Silva

AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

#19 Mensagem por AntonioMota » sexta jan 13, 2017 7:00 pm

Reportando-me à ultima «banhada», ela ainda me dói e foi-me infligida pelos nossos CTT em setembro último:
A distância entre Freamunde e Amarante é pequena, menos de 40 km.
A encomenda veio sob registo, mas os CTT perderam-lhe o rasto logo ali, à saída de Freamunde.
Claro, um destes dias ainda pode chegar a Amarante. O ano de 2017 só agora começou!
Resumindo:
Tenham cuidado com o que colocam à guarda dos CTT; os seus 'registos' são caros e nada fiáveis.

Jorge Silva
Moderador

#20 Mensagem por Jorge Silva » sexta jan 13, 2017 9:48 pm

E vamos confiar em quem, vamos enviar á guarda de quem, a falta de profissionalismo é como o Deus nosso senhor (está em todo o lado).
Ontem recebí uma encomenda, tive que pôr as mãos á cabeça, o saco era 3 vezes maior, o material vinha solto, o nivel de profissionalismo do individuo que me enviou aquela M++++, deu-me vontade de lhe espetar com o embrulho nos C+++++, mas ficou benzido (paguei um balurdio).
Cumprimentos

Jorge Silva

Responder

Voltar para “República Portuguesa”