Bronze-alumínio - Ajuda

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderador: smertola

josix
Reinado D.Luís
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Bronze-alumínio - Ajuda

Mensagempor josix » domingo jun 04, 2017 12:06 am

Não sei exactamente quando começou a rápida desvalorização do escudo, mas penso que antes de 1924. Caso contrário até poderia suspeitar que se trate de uma falsa de época.

tcosta11
Reinado D.Afonso III
Registado: quarta fev 13, 2013 3:49 pm

Mensagempor tcosta11 » sábado jun 10, 2017 2:51 am

Estive a pesar a moeda numa balança decimal e o peso oscila entre 4.0 e 4.1 gramas.
Alguém tem conhecimento de bronzes-alumínio falsos da época? Se sim, qual o metal utilizado? O peso seria igual, inferior ou superior?
Desde já gratos pela ajuda.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sábado jun 10, 2017 1:21 pm

Os 4 g são o peso esperado para as moedas de 50 centavos de bronze-alumínio. Portanto, nesse aspecto está dentro do esperado.

Não tenho conhecimento de moedas destas falsas. Honestamente, não creio que alguém se tenha dado ao trabalho de falsificar estas moedinhas na época. A moeda já valia muito pouco e o processo de fazer uma moedas destas (sem ser por fundição) seria extraordinário.

Como já foi referido, estas moedas são compostas por uma liga muito complexa que vai além do bronze-alumínio. A liga tem uma pequena percentagem de outros metais estranhos que pode explicar esse descascadela.

Na fundição e arrefecimento dos discos, os metais comportam-se de maneira diferente, é possível que a distribuição não tenha sido homogénea e os metais mais leves (e mais fracos) teram ficado à superfície, enquanto que os mais pesados (no caso, o cobre e o estanho) terem-se concentrado no núcleo. Independentemente do acabamento de polimento da superfície.

Num cenário destes, uma pancada ou raspagem na superfície iria revelar, por exemplo, uma maior concentração de alumínio. Essa pequena descascadela parece-me precisamente alumínio oxidado.
MCarvalho

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante