Qual o estado de Conservação?

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderador: smertola

numisfã
Escudinho da II República
Registado: sexta ago 04, 2017 11:00 am

Qual o estado de Conservação?

Mensagempor numisfã » sexta ago 04, 2017 3:08 pm

Boa tarde a todos, sou novo aqui no forum, mas já ando há uns anos no coleccionismo das moedas. Embora tenha sido sempre um hobbie pessoal, resolvi começar a tornar o hobbie mais social através deste forum.

Uma das dúvidas que sempre me deparei, neste universo e que pesco muito pouco ou quase nada é relativo ao estado de conservação das moedas. E por isso trago hoje aqui uma dúvida.

Seleccionei 8 moedas de 50 centavos de baixo custo que seguem abaixo, para que possam abordar e ajudar-me a perceber o (mau) estado em que se encontram.

Imagem

Imagem

Obrigado. :)

fernanrei
Reinado D.Pedro II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Qual o estado de Conservação?

Mensagempor fernanrei » sexta ago 04, 2017 6:55 pm

As fotos têm pouca resolução, para melhor observação deverá ampliar mais, só assim se poderá ter uma ideia concreta do estado se conservação das moedas. À primeira vista apenas uma está em mau estado....
:D FMMRei :D

Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagempor Jorge Silva » sexta ago 04, 2017 7:18 pm

Concordo com o fernanrei, a do lado esquerdo inferior "parece" que está em pior estado.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

numisfã

Mensagempor numisfã » sábado ago 05, 2017 9:50 am

Irei ampliar então. A minha questão também é se a própria tonalidade delas tem influência no estado da moeda. Porque é como dizem, em pior estado está a inferior do lado esquerdo e talvez a superior do lado direito que já perderam algum relevo. Mas depois por exemplo as outras têm manchas e perderam o se brilho e a terceira de baixo escureceu.

fernanrei
Reinado D.Pedro II

Mensagempor fernanrei » sábado ago 05, 2017 1:22 pm

Publique fotos com melhor qualidade para que possamos fazer a melhor e mais justa avaliação das moedas

numisfã

Mensagempor numisfã » sábado ago 05, 2017 2:14 pm

Aqui vão 4.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

fernanrei
Reinado D.Pedro II

Mensagempor fernanrei » sábado ago 05, 2017 5:42 pm

Ora então vamos lá. Pela ordem que meteu as fotos passo a dar a minha opinião: Bela;Bela;MBC+;MBC e Bela.
Gosto particularmente da patina da ultima moeda, que apresenta uma iridiscência muito agradável.
Última edição por fernanrei em sábado ago 05, 2017 9:12 pm, editado 1 vez no total.

Jorge Silva

Mensagempor Jorge Silva » sábado ago 05, 2017 6:06 pm

Só um aparte e não discordando, em todas as moedas de baixo valor numismático, convém guardar sempre exemplares soberbos, são muito acessiveis e existem ás carradas no mercado.
Cumprimentos

Jorge Silva

numisfã

Mensagempor numisfã » sábado ago 05, 2017 8:16 pm

Pensei que a última moeda nem chegá-se a MBC. Atendendo às tonalidades que ganhou e que duvido que alguma vez desapareçam. Também não entendo porque é que considera a 3ª uma MBC e no entanto a 4ª que a meu ver está mais "estragada" uma MBC+. É certo que tem ligeiramente menos relevo não está tão bem legível, mas pela oxidação que ganhou a tendência não será a moeda ficar mais deteriorada com o tempo?

Sobre guardar exemplares soberbos, bem gostava mas, por muito acessível que uma moeda de baixo valor se torne, se forem nem que seja 50 moedas de baixo valor já não fica assim tão barato

Jorge Silva

Mensagempor Jorge Silva » sábado ago 05, 2017 9:04 pm

Caro amigo terei de concordar e dizer o seguinte: a moeda de 73 é a que está em pior estado e eu já tinha referido esse facto.
A ultima moeda tem um estado de conservação muito bom "bela", apesar de a pátine se encontrar escura não altera o seu estado de conservação.
Quanto há questão monetária, é muito fácil falar, mas cada um é que sabe de si, completamente de acordo, o dinheiro custa a ganhar.
Eu já ando nisto há uns anos e ainda ando a substituir moedas que tem estados de conservação baixos, não é preciso andar a correr, vou fazendo aos poucos, conforme a hipótese da minha bolsa.
Cumprimentos

Jorge Silva

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes