Qual o estado de Conservação?

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderador: smertola

fernanrei
Reinado D.Pedro II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Qual o estado de Conservação?

Mensagempor fernanrei » sábado ago 05, 2017 9:08 pm

A 4ª moeda tem muito mais desgaste que a 3ª, e é esse aspecto que fará sempre a diferença. A oxidação que a 3ª moeda apresenta não é corrosão e se não for exposta a elementos agressivos terá tendência a ficar ainda mais interessante em vez de piorar. Neste forum existem tópicos relativos a estados de conservação e tipos de patina, se quiser ficar mais bem esclarecido comece por lá, vai encontrar informação importante. Peço desculpa por ter feito confusão relativamente à posição das moedas...viewforum.php?f=11
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.António
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » domingo ago 06, 2017 1:54 am

Para mim soberba, soberba, mbc, mbc-, bela+. Considero que as duas primeiras moedas têm todo o brilho original, não têm desgaste ou mossas e mantêm inclusive a rebarba junto ao rebordo. A terceira têm algum desgaste, pouco, mas aparenta ter circulado. A quarta está um pouco pior, não me chocava o bc+. A quinta, parece-me ter adquirido uma tonalidade que permite ver ainda todo o brilho de cunhagem. Para mim, é a mais bonita e se tivesse que escolher uma era essa que guardava. Pena o toque no rebordo, que se vê no anverso às 9h, estando a moeda direita.

numisfã
Escudinho da II República
Registado: sexta ago 04, 2017 11:00 am

Mensagempor numisfã » domingo ago 06, 2017 10:05 am

Interessante mencionar o toque no rebordo, porque vista a olho nu nem se nota depressão. Penso que o flash da câmera e o zoom enganam um bocado.

Mas também acho interessante o facto de gostarem mais da última devido à pátina que ganhou e eu inicialmente estava para excluí-la.

Eu ando a colocar as minhas moedas em alvéolos de colar, mas só as da coleção, as repetidas tento colocar apenas as de mais valor, então torna-se complicado às vezes escolher a moeda certa para colocar em alvéolos.

fernanrei obrigado pelo link. As moedas transformam-se com o tempo. Sinceramente não sei avaliar se após a transformação ficam melhor ou pior, esteticamente cada um há-de ter a sua opinião mas a nível de valor uma bela com tonalidade e brilho originais e uma bela com novas tonalidades o que é mais valioso? Se calhar vai do coleccionador não?

Aparte: As 2 últimas moedas eram as únicas que não se encontravam em álbuns. Estiveram dentro de uma caixa misturadas com outras moedas de diferentes metais todas oxidadas e algumas até destruídas.

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes