Página 1 de 2

1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sexta set 08, 2017 11:58 pm
por fernanrei
Caros ilustres, começou por ser uma brincadeira mas passado meio ano decidi passar o pano de algodão e vejam como ficou... :think: coisa estranha, nunca tinha visto uma alpaca oxidar assim, mesmo em ambiente manipulado...

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sábado set 09, 2017 9:01 am
por tm1950
As alpacas podem assumir pátinas muito variadas.
Esse exemplar em bom estado, com pouca circulação, não foge à regra.

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sábado set 09, 2017 11:32 am
por José Gomes
Olá, bom dia.

Mas, está muito bonita. Gostei.

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sábado set 09, 2017 5:25 pm
por fernanrei
José Gomes Escreveu:Olá, bom dia.

Mas, está muito bonita. Gostei.

:thumbupleft:

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sábado set 09, 2017 5:30 pm
por fernanrei
tm1950 Escreveu:As alpacas podem assumir pátinas muito variadas.
Esse exemplar em bom estado, com pouca circulação, não foge à regra.

É verdade caro ilustre, já vi variadíssimas pátinas em alpacas e muitas delas muito bonitas, mas é a primeira que vejo com este aspecto. As pratas que lhe faziam companhia começam a manifestar a oxidação mas muito ligeira daí o meu espanto quanto puxei lustro com o pano de algodão.

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sábado set 09, 2017 5:42 pm
por numisiuris
Eu adoro o aspecto dessa alpaca!!! É uma data relativamente à qual aparecem muitos exemplares soberbos. Ainda assim, essa moeda, no estado em que está, tem muito charme. Tem alma, como se costuma dizer. Dizem que não se devem misturar metais no moedeiros. Que os cobres devem estar com os cobres, as pratas com as pratas, etc.. eu sempre tive tudo junto. E acho que, dessa interacção entre o ambiente, a madeira e os vários metais, acaba por surgir magia vai não vai. Os meus parabéns, porque acho que nessa patine aconteceu magia. :)

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: sábado set 09, 2017 11:08 pm
por fernanrei
numisiuris Escreveu:Eu adoro o aspecto dessa alpaca!!! É uma data relativamente à qual aparecem muitos exemplares soberbos. Ainda assim, essa moeda, no estado em que está, tem muito charme. Tem alma, como se costuma dizer. Dizem que não se devem misturar metais no moedeiros. Que os cobres devem estar com os cobres, as pratas com as pratas, etc.. eu sempre tive tudo junto. E acho que, dessa interacção entre o ambiente, a madeira e os vários metais, acaba por surgir magia vai não vai. Os meus parabéns, porque acho que nessa patine aconteceu magia. :)

É verdade caro ilustre, foi de facto magia e tenho pena que as outras estejam mais tímidas e teimam em manter o aspecto mais comum, mas continuarei a insistir no método e como espero chegar aos 100 anos tenho ainda muito tempo para esperar por melhores resultados...

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: domingo set 10, 2017 2:45 am
por arcalhanas
Linda patine, bonita mesmo, :) mas curiosamente a semana passada abri uns rolos sendo um exactamente de 68 e como deixei algumas em cima da mesa para fotografar com a luz a incidir nelas e retirei-me talvez 10 minutos, quando voltei reparei numa tonalidade muito mas mesmo muito semelhante a essa. pergunto: Terá sido só da passagem do pano ou alguma alguma fonte de calor contribui-o para tal fenómeno. Não sei se as minhas ainda assim estão, pois retirei uma para o alvéolo e fechei o resto, mas estou curioso :think:

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: domingo set 10, 2017 12:16 pm
por fernanrei
arcalhanas Escreveu:Linda patine, bonita mesmo, :) mas curiosamente a semana passada abri uns rolos sendo um exactamente de 68 e como deixei algumas em cima da mesa para fotografar com a luz a incidir nelas e retirei-me talvez 10 minutos, quando voltei reparei numa tonalidade muito mas mesmo muito semelhante a essa. pergunto: Terá sido só da passagem do pano ou alguma alguma fonte de calor contribui-o para tal fenómeno. Não sei se as minhas ainda assim estão, pois retirei uma para o alvéolo e fechei o resto, mas estou curioso :think:

Boa tarde caro forista, antes de mais quero agradecer a sua participação. Agora falando do seu comentário, começo por perguntar se ampliou a imagem e verificou que não é um efeito luminoso e muito menos uma oxidação instantânea da camada superficial composta por pequenas partículas de várias origens e alguma humidade, porque não se consegue retirar a humidade da massa de ar. Se não ampliou aconselho a ampliar para ficar com uma ideia mais realista. Agora respondendo à questão da fonte de calor, não sei que efeito terá mas este não é de certeza, porque qualquer massa metálica depois de aquecida ao arrefecer fica com pequenas manchas de várias tonalidades bem diferenciadas do resto da superfície e muito mais nas ligas à base de cobre que perdem de forma irreversível o brilho e nem com polimento mecânico se consegue recuperar. Esta moeda em concreto, está à vários anos reservada fora de qualquer tipo de isolamento dentro de um armário próprio (moedeiro) juntamente com outras moedas de várias ligas metálicas. A questão do pano poderá fazer alguma confusão, mas para que conste, a passagem com tal artigo apenas denunciou o que se tinha formado pela forma como a superfície se arrumou em relação à refracção da luz. No caso das suas moedas, se apresentam alguma iridescência pode ter a certeza que não foi a incidência do foco de luz que a provocou, já estaria criada e foi a perspectiva luminosa que a denunciou. Cumprimentos ao senhor e espero que a minha resposta colabore de alguma forma para a sua compreensão do facto exposto.. :thumbupleft:

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Enviado: domingo set 10, 2017 1:06 pm
por arcalhanas
Agradeço a sua belíssimo esclarecimento, :beer: de facto ampliei e gostei mesmo do que vi, dai o ter felicitado mas tenha sff em conta que sou um mero curioso e ajuntador de moedas que há pouco mais de um mês se dedicou a esta área :) O que vi nas minhas provavelmente ou mesmo nada tem a ver com a sua, pois fotografadas com telemovel (nem é mau nem é bom, resolve :D ) e uma luz quiçá inadequada possivelmente mostraram um reflexo ou algo que eu com a minha inexperiência liguei á imagem que vi da sua moeda. Fiquei pensativo e curioso dai a minha pergunta e ainda bem que a fiz pois tive a oportunidade de ter uma resposta que me motivou a saber mais e a fazer algumas experiências.
Cumps