1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderador: smertola

fernanrei
Reinado D.Pedro II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Mensagempor fernanrei » sexta set 08, 2017 11:58 pm

Caros ilustres, começou por ser uma brincadeira mas passado meio ano decidi passar o pano de algodão e vejam como ficou... :think: coisa estranha, nunca tinha visto uma alpaca oxidar assim, mesmo em ambiente manipulado...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
:D FMMRei :D

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: 1 Escudo Alpaca 1968 camuflado!!!!!!!!!

Mensagempor tm1950 » sábado set 09, 2017 9:01 am

As alpacas podem assumir pátinas muito variadas.
Esse exemplar em bom estado, com pouca circulação, não foge à regra.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

José Gomes
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

Mensagempor José Gomes » sábado set 09, 2017 11:32 am

Olá, bom dia.

Mas, está muito bonita. Gostei.

fernanrei
Reinado D.Pedro II

Mensagempor fernanrei » sábado set 09, 2017 5:25 pm

José Gomes Escreveu:Olá, bom dia.

Mas, está muito bonita. Gostei.

:thumbupleft:

fernanrei
Reinado D.Pedro II

Mensagempor fernanrei » sábado set 09, 2017 5:30 pm

tm1950 Escreveu:As alpacas podem assumir pátinas muito variadas.
Esse exemplar em bom estado, com pouca circulação, não foge à regra.

É verdade caro ilustre, já vi variadíssimas pátinas em alpacas e muitas delas muito bonitas, mas é a primeira que vejo com este aspecto. As pratas que lhe faziam companhia começam a manifestar a oxidação mas muito ligeira daí o meu espanto quanto puxei lustro com o pano de algodão.

numisiuris
Reinado D.António
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » sábado set 09, 2017 5:42 pm

Eu adoro o aspecto dessa alpaca!!! É uma data relativamente à qual aparecem muitos exemplares soberbos. Ainda assim, essa moeda, no estado em que está, tem muito charme. Tem alma, como se costuma dizer. Dizem que não se devem misturar metais no moedeiros. Que os cobres devem estar com os cobres, as pratas com as pratas, etc.. eu sempre tive tudo junto. E acho que, dessa interacção entre o ambiente, a madeira e os vários metais, acaba por surgir magia vai não vai. Os meus parabéns, porque acho que nessa patine aconteceu magia. :)

fernanrei
Reinado D.Pedro II

Mensagempor fernanrei » sábado set 09, 2017 11:08 pm

numisiuris Escreveu:Eu adoro o aspecto dessa alpaca!!! É uma data relativamente à qual aparecem muitos exemplares soberbos. Ainda assim, essa moeda, no estado em que está, tem muito charme. Tem alma, como se costuma dizer. Dizem que não se devem misturar metais no moedeiros. Que os cobres devem estar com os cobres, as pratas com as pratas, etc.. eu sempre tive tudo junto. E acho que, dessa interacção entre o ambiente, a madeira e os vários metais, acaba por surgir magia vai não vai. Os meus parabéns, porque acho que nessa patine aconteceu magia. :)

É verdade caro ilustre, foi de facto magia e tenho pena que as outras estejam mais tímidas e teimam em manter o aspecto mais comum, mas continuarei a insistir no método e como espero chegar aos 100 anos tenho ainda muito tempo para esperar por melhores resultados...

arcalhanas
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Mensagempor arcalhanas » domingo set 10, 2017 2:45 am

Linda patine, bonita mesmo, :) mas curiosamente a semana passada abri uns rolos sendo um exactamente de 68 e como deixei algumas em cima da mesa para fotografar com a luz a incidir nelas e retirei-me talvez 10 minutos, quando voltei reparei numa tonalidade muito mas mesmo muito semelhante a essa. pergunto: Terá sido só da passagem do pano ou alguma alguma fonte de calor contribui-o para tal fenómeno. Não sei se as minhas ainda assim estão, pois retirei uma para o alvéolo e fechei o resto, mas estou curioso :think:

fernanrei
Reinado D.Pedro II

Mensagempor fernanrei » domingo set 10, 2017 12:16 pm

arcalhanas Escreveu:Linda patine, bonita mesmo, :) mas curiosamente a semana passada abri uns rolos sendo um exactamente de 68 e como deixei algumas em cima da mesa para fotografar com a luz a incidir nelas e retirei-me talvez 10 minutos, quando voltei reparei numa tonalidade muito mas mesmo muito semelhante a essa. pergunto: Terá sido só da passagem do pano ou alguma alguma fonte de calor contribui-o para tal fenómeno. Não sei se as minhas ainda assim estão, pois retirei uma para o alvéolo e fechei o resto, mas estou curioso :think:

Boa tarde caro forista, antes de mais quero agradecer a sua participação. Agora falando do seu comentário, começo por perguntar se ampliou a imagem e verificou que não é um efeito luminoso e muito menos uma oxidação instantânea da camada superficial composta por pequenas partículas de várias origens e alguma humidade, porque não se consegue retirar a humidade da massa de ar. Se não ampliou aconselho a ampliar para ficar com uma ideia mais realista. Agora respondendo à questão da fonte de calor, não sei que efeito terá mas este não é de certeza, porque qualquer massa metálica depois de aquecida ao arrefecer fica com pequenas manchas de várias tonalidades bem diferenciadas do resto da superfície e muito mais nas ligas à base de cobre que perdem de forma irreversível o brilho e nem com polimento mecânico se consegue recuperar. Esta moeda em concreto, está à vários anos reservada fora de qualquer tipo de isolamento dentro de um armário próprio (moedeiro) juntamente com outras moedas de várias ligas metálicas. A questão do pano poderá fazer alguma confusão, mas para que conste, a passagem com tal artigo apenas denunciou o que se tinha formado pela forma como a superfície se arrumou em relação à refracção da luz. No caso das suas moedas, se apresentam alguma iridescência pode ter a certeza que não foi a incidência do foco de luz que a provocou, já estaria criada e foi a perspectiva luminosa que a denunciou. Cumprimentos ao senhor e espero que a minha resposta colabore de alguma forma para a sua compreensão do facto exposto.. :thumbupleft:

arcalhanas
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Mensagempor arcalhanas » domingo set 10, 2017 1:06 pm

Agradeço a sua belíssimo esclarecimento, :beer: de facto ampliei e gostei mesmo do que vi, dai o ter felicitado mas tenha sff em conta que sou um mero curioso e ajuntador de moedas que há pouco mais de um mês se dedicou a esta área :) O que vi nas minhas provavelmente ou mesmo nada tem a ver com a sua, pois fotografadas com telemovel (nem é mau nem é bom, resolve :D ) e uma luz quiçá inadequada possivelmente mostraram um reflexo ou algo que eu com a minha inexperiência liguei á imagem que vi da sua moeda. Fiquei pensativo e curioso dai a minha pergunta e ainda bem que a fiz pois tive a oportunidade de ter uma resposta que me motivou a saber mais e a fazer algumas experiências.
Cumps

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes