Raras e valiosas: Moedas de ouro portuguesas avaliadas em 64 mil euros

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Avatar do Utilizador
ricardmag
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 37
Registado: quinta abr 20, 2017 9:01 am

Raras e valiosas: Moedas de ouro portuguesas avaliadas em 64 mil euros

Mensagempor ricardmag » terça dez 19, 2017 5:29 pm

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/raras-e-valiosas-moedas-de-ouro-portuguesas-avaliadas-em-64-mil-euros-246976 Escreveu:Em leilão estão mais de cem moedas de ouro portuguesas, do tempo de D. João V, cuja moeda mais valiosa é um dobrão de 24.000 reis de 1725, avaliado em mais de nove mil euros.

Imagem

Está a decorrer um leilão de moedas portuguesas, incluindo “mais de cem exemplares raros da numismática de D. João V”, no portal de leilões Catawiki. Até dia 27 de dezembro é possível licitar um exemplar de uma coleção avaliada em 64 mil euros.

A coleção numismática em causa representa o reinado de D João V e é conhecida como a mais rica da monarquia portuguesa. Segundo um comunicado, enviado à redação, há uma moeda que poderá alcançar um valor superior a 9 mil euros. Trata-se de um dobrão de 24.000 reis de 1725, um exemplar “bastante raro”. Está também em leilão uma moeda de ouro de 6.400 reis, avaliada em mais de 1.700 euros.

De acordo com o especialista português em numismática Hélder Silva, estas moedas são relevantes “não só pelo valor histórico que representam, mas também pela raridade”.

Em termos numismáticos, o reinado de D. João V deixou um legado considerado um dos mais importantes em todo o mundo. Foi no reinado de D. João V que se cunhou a Dobra de 24 Escudos, a maior moeda cunhada em Portugal e uma das maiores no mundo.

“D. João V mandou cunhar moedas em todo o mundo, mas foi nas casas de moeda da Baía, do Rio de Janeiro, e de Minas Gerais que se criaram grande parte das raridades ‘joaninas’ apresentadas neste leilão”, explicou o especialista em numismática.

josix
Reinado D.Luís
Mensagens: 172
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Raras e valiosas: Moedas de ouro portuguesas avaliadas em 64 mil euros

Mensagempor josix » terça dez 26, 2017 4:11 pm

Isto é um texto promoçional estranho: fui espreitar e são vários vendedores, não parece tratar-se de uma antiga colecção a ser vendida. Alguém sabe a proveniência disto? A mim parecem-me vários vendedores a juntarem-se para colocar moedas deste reinado à venda ao mesmo tempo. Uma táctica comercial de utilidade discutível para os próprios, mas chama a atenção a quem gosta destas moedas.

Infelizmente vejo lá pouco que me interesse. O dobrão (não são "bastante raros", vamos ser honestos) não descola dos 4200? Até seria um preço que eu achava bom não fosse a comissão dos leioeiros em cima disso. 9% para o leioeiro num leilão online parece-me muito.

josix
Reinado D.Luís
Mensagens: 172
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Raras e valiosas: Moedas de ouro portuguesas avaliadas em 64 mil euros

Mensagempor josix » quinta dez 28, 2017 9:42 pm

Foi educativo seguir este leilão. Ou seria, não fosse ser mais do mesmo no que respeita a leilões online. Ofertas iniciais muito entusiásticas e aparentemente automáticas, seguidas de perda de interesse. Uma oferta ainda abaxo de um tal preço de reserva (que não era deixado claro) pela peça que eu aqui mencionei pouco após fazer o outro comentário.

Não consigo deixar de pensar que estas ofertas são feitas para passar a idéia de que há interesse e tentar estabelecer um preço de mercado.
Última edição por josix em quinta dez 28, 2017 10:37 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 680
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias
Contacto:

Re: Raras e valiosas: Moedas de ouro portuguesas avaliadas em 64 mil euros

Mensagempor Mmatos » quinta dez 28, 2017 10:09 pm

Estes leilões na Catawiki são uma desilusão. Colocam os lotes com os preços iniciais baixíssimos, mas depois têm preços de reserva altíssimos. Em vez de deixarem o mercado estabelecer os preços, querem eles ditar o valor das moedas. Consegui comprar lá duas ou três moedas por um acaso, pois uma delas o vendedor diz que a Catawiki não colocou o lote com preço de reserva como ele tinha pedido.

RubenGMelo
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 759
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Raras e valiosas: Moedas de ouro portuguesas avaliadas em 64 mil euros

Mensagempor RubenGMelo » sexta dez 29, 2017 12:46 am

Tb já adquiri algumas notas no início, mas ultimamente aquilo anda tudo um bocado inflacionado!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja


Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes