2 Centavos - Ferro

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: 2 Centavos - Ferro

Mensagempor numisiuris » terça jan 23, 2018 5:00 pm

O metal usado nestas moedas penso que provinha dos aros de pipas de vinho, daí também as diferenças de peso e a imperfeição do metal. Penso que os discos terão sido cortados directamente e depois laminados. As escalas são sempre complicadas. A de Sheldon foi criada em 49. Por cá, em 85, também se andou a trabalhar na coisa. Não sei se já leram a proposta Gomes/Magro. Ganda maluqueira! :angel:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
[url=://ibb.co/nN7o3b]Imagem[/url]
Imagem
Imagem
Imagem

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagempor jdickson » terça jan 23, 2018 5:44 pm

numisiuris Escreveu:O metal usado nestas moedas penso que provinha dos aros de pipas de vinho, daí também as diferenças de peso e a imperfeição do metal. Penso que os discos terão sido cortados directamente e depois laminados. As escalas são sempre complicadas. A de Sheldon foi criada em 49. Por cá, em 85, também se andou a trabalhar na coisa. Não sei se já leram a proposta Gomes/Magro. Ganda maluqueira! :angel:

Não conhecia e acho genial.
Gosto da metodologia, de quantificar aspectos diferentes e que poderão nâo ter qualquer relação entre eles.
Faz lembrar o que se passa no estadiamento de tumores, o chamado sistema TNM, em que o T avalia as características de dimensão e extensão local do tumor, o N refere-se à presença de adenopatias e o M à presença de metástases e cada item tem um grau quantificado.
Gosto. :thumbupleft:

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » terça jan 23, 2018 6:30 pm

Eu não digo que não faça sentido Jorge! Só que acaba por ser impraticável no dia-a-dia do coleccionismo de moedas. Naturalmente que para aferir o estado de conservação se obtêm resultados mais precisos.

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » terça jan 23, 2018 6:36 pm

Concordo que deve ter havido problemas na cunhagem, talvez do disco em que a liga não estaria bem uniforme.
Tópico relacionado: viewtopic.php?f=5&t=120279
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

soga80
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagempor soga80 » quarta jan 24, 2018 12:23 pm

Sei que é uma boa moeda, apesar do que já foi dito...Parabéns :clap3: :clap3:

fernanrei
Reinado D.Sancho II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » quarta jan 24, 2018 4:40 pm

Voltei a olhar para a moeda e desta vez com mais detalhe. Neste momento concordo com todas as opiniões formuladas e acrescento que muito provavelmente a moeda foi alvo de uma ligeira limpeza, talvez com removedor de ferrugem. Sem dúvida que a corrosão entrou muito no metal, dado a fraca qualidade do mesmo, facto esse, que poderá ter provocado as fraturas que são visíveis e que em determinada altura terá provocado a desagregação de material. Não descoro a possibilidade de o defeito ter sido provocado pela cunhagem, mas lá está, não é evidente e todas as possibilidades são racionais apesar de algumas entrarem melhor na equação. Mas à parte de tudo o que já foi dito, a moeda para mim está interessante e já vi classificadas como MBC+ em pior estado.
:D FMMRei :D

zesquinado
Escudinho da II República
Registado: terça dez 01, 2015 9:10 pm

Mensagempor zesquinado » quarta jan 31, 2018 12:53 pm

O estado de conservação depende sempre de como cada um considera a peça. Para quem vende a peça vale sempre mais um pouco, ás vezes até adiciona um (+) para ter um valor intermédio. No meu caso eu uso uma classificação própria. (*) para nova (1 para mt circulada,2 para circulada e 3 para circulada mas só não é (*) porque tem sinais de circulação). Quanto a moedas antigas, tem de se dar um desconto dos anos e da raridade... Na minha classificação esta seria um 3. Pena ainda não a ter....

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » quarta jan 31, 2018 1:19 pm

zesquinado Escreveu: Quanto a moedas antigas, tem de se dar um desconto dos anos e da raridade... Na minha classificação esta seria um 3. Pena ainda não a ter....

A idade e a raridade não podem afetar o EC. Por exemplo. um 1$00 de 35 tem de ser avaliado precisamente pelos mesmos critérios de 1$ de 68.

KOS
Reinado D.Afonso V
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am

Mensagempor KOS » quarta jan 31, 2018 2:14 pm

palves Escreveu:
zesquinado Escreveu: Quanto a moedas antigas, tem de se dar um desconto dos anos e da raridade... Na minha classificação esta seria um 3. Pena ainda não a ter....

A idade e a raridade não podem afetar o EC. Por exemplo. um 1$00 de 35 tem de ser avaliado precisamente pelos mesmos critérios de 1$ de 68.

Obviamente, senão deixamos de ter critérios objectivos e passa a ser tudo subjectivo.

Estado de conservação não depende da raridade.

O valor comercial depende da raridade. :green:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

soga80
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagempor soga80 » quarta jan 31, 2018 2:49 pm

KOS Escreveu:
palves Escreveu:

Obviamente, senão deixamos de ter critérios objectivos e passa a ser tudo subjectivo.

Estado de conservação não depende da raridade.

O valor comercial depende da raridade. :green:

Concordo claro...

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes