2 Centavos - Ferro

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
JPSAV
Reinado D.Miguel
Mensagens: 323
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm
Localização: Matosinhos - Porto

2 Centavos - Ferro

#1 Mensagem por JPSAV » terça jan 23, 2018 2:17 pm

O que acham desta moeda?

Como classificam em relação ao EC?

Imagem


JPSAV

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: 2 Centavos - Ferro

#2 Mensagem por José Almeida » terça jan 23, 2018 2:37 pm

Os relevos e o campo estão em bom estado, as incrustações e a falha no disco são pontos menos positivos, MBC (+).
Excelente exemplar, parabéns Paulo!!

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: 2 Centavos - Ferro

#3 Mensagem por KOS » terça jan 23, 2018 2:41 pm

Boa tarde,

classificaria com "E"... estranha! Levou uma dentada inacreditável na data! Não sendo a dentada... MBC... com dentada... eu pessoalmente nao a adquiria... mas eu sou muito esquisito como moedas... :(

Objectivamente (e na minha opinião) o Anverso está MC, a data não é legível (estaria MBC sem a dentada)!
O Reverso MBC/MBC+... pois já apresenta algum desgate nos besantes.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 2 Centavos - Ferro

#4 Mensagem por fernanrei » terça jan 23, 2018 2:54 pm

Na minha humilde opinião a moeda apresenta um estado de conservação a rondar o MBC. O desgaste que apresenta deve-se à corrosão e a "dentada" que alguém já referiu não dificulta a identificação da data, porque apenas o algarismo dos milhares está escondido e olhando bem consegue-se perceber o que lá falta. Parabéns pelo exemplar caro ilustre :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: 2 Centavos - Ferro

#5 Mensagem por José Almeida » terça jan 23, 2018 2:54 pm

O estado de conservação de uma moeda está relacionado com a circulação da mesma, problemas de discos e da própria cunhagem não interferem na referida avaliação mas sim no preço a pagar, é a minha opinião :thumbs:

Este exemplar pouco circulou.

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: 2 Centavos - Ferro

#6 Mensagem por KOS » terça jan 23, 2018 2:59 pm

José Almeida Escreveu:O estado de conservação de uma moeda está relacionado com a circulação da mesma, problemas de discos e da própria cunhagem não interferem na referida avaliação mas sim no preço a pagar, é a minha opinião :thumbs:

Este exemplar pouco circulou.
José, concordo consigo em que o processo de cunhagem nao deve interferir na avaliação da peça.

No entanto, apesar do relevo e do campo estarem aparentemente em condições, (eu pessoalmente) não consigo garantir que aquela "dentada" se deve ao processo de cunhagem... (apesar de não descartar essa hipótese).

No entanto a mazela é (na minha opinião) grande demais para que eu consiga avaliar sem considerá-la - não se trata de uma dentadinha de amor... foi um bom bocado arrancado à dentada...

Como disse, é a minha opinião sobre esta mazela em especifico, e ambos concordamos que o processo de cunhagem não influencia a avaliação ;)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: 2 Centavos - Ferro

#7 Mensagem por José Almeida » terça jan 23, 2018 3:10 pm

Caro Luís, também concordo consigo, a "dentada" não passa do disco mal laminado.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: 2 Centavos - Ferro

#8 Mensagem por numisiuris » terça jan 23, 2018 3:48 pm

Também concordo que, junto à data, é defeito do disco. A moeda está excelente. Para mim é a moeda mais interessante da república. A que conta mais histórias. Quanto ao estado de conservação, não é o disco que me aflige, mas os sinais de corrosão (principalmente no reverso). Ela aparenta ter circulado pouco ou nada. O ferro é, no entanto, um metal ingrato. A não se considerar a corrosão, eu até iria para bela. Considerando-se a corrosão como factor que afecte o estado de conservação, independentemente do maior ou menor desgaste provocado pela circulação, já não sei...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 2 Centavos - Ferro

#9 Mensagem por fernanrei » terça jan 23, 2018 4:20 pm

numisiuris Escreveu:Também concordo que, junto à data, é defeito do disco. A moeda está excelente. Para mim é a moeda mais interessante da república. A que conta mais histórias. Quanto ao estado de conservação, não é o disco que me aflige, mas os sinais de corrosão (principalmente no reverso). Ela aparenta ter circulado pouco ou nada. O ferro é, no entanto, um metal ingrato. A não se considerar a corrosão, eu até iria para bela. Considerando-se a corrosão como factor que afecte o estado de conservação, independentemente do maior ou menor desgaste provocado pela circulação, já não sei...
Amigo Iuri, muito tentado a concordar contigo em relação à "cratera" na data, mas continuo convencido de que é fruto da corrosão. No geral a moeda está muito boa e de facto não parece ter circulado muito, mas o ferro tem destas coisas e quando a laminação é de fraca qualidade pior. O ferro usado para estas moedas era de fraca qualidade como sabes, dado a escassez de metal dessa época e isso associado a uma má preservação, geralmente acaba assim, moedas "ratadas" :green:
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 2 Centavos - Ferro

#10 Mensagem por jdickson » terça jan 23, 2018 4:25 pm

Esta moeda é um excelente exemplo das limitações que o "nosso" sistema de avaliação de EC apresenta.
Na minha opinião:
-a "dentada" é defeito de cunhagem; outro sinal da deficiente cunhagem é o desaparecimento perfeitamente localizado das pérolas do anverso, pelas 5,30 h.
-a moeda circulou muito pouco. Pelas fotos, vejo umas legendas muito boas, diria que impecáveis, com excepção da zona da "dentada"; os únicos vestígios de eventual desgaste são mesmo os besantes mas, no contexto de uma moeda com as limitações de cunho já apontadas, nem me admiraria que a menor visibilidade dos besantes também seja devido ao cunho. Só em mão e, essencialmente através da pesquisa de sinais de ausência inequívoca de circulação é que se poderá tirar mais conclusões.
-a moeda apresenta evidência de corrosão localizada, especialmente no anverso.
Tudo junto, é uma moeda muito interessante e bem melhor conservada que muitas ditas "belas" que por aí andam.
Se fosse no sistema americano sairia um "AU details" ou "UNC details", com o respectivo comentário a justificar porquê o "details"; no nosso sistema, é inclassificável (pelo menos pela minha parte)... :think:

Responder

Voltar para “República Portuguesa”