livro

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Responder
Mensagem
Autor
Paulo P.
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2018 2:18 pm

livro

#1 Mensagem por Paulo P. » quinta jul 19, 2018 10:20 pm

Boa noite,

Tendo em conta que tenho muitas moedas da republica (escudo), um pouco de tudo praticamente desde a sua origem até ao fim do escudo (herdadas do meu avô que coleccionava e adquiridas também por mim em lojas) , pretendia não só acrescentar de modo a ter praticamente todos os anos das diversas moedas existentes, como também organizar esta colecção num arquivo. Reparei que existe aqui um catálogo bastante completo das moedas, mas gostaria de possuir um livro/catalogo com as moedas do escudo (seria bom que tivesse o valor das diversas moedas).
(ainda sou muito amador nestas matérias :1zhelp: :1zhelp: :S )

Sei que o meu avô possuía alguns livros no entanto não sei o que é feito deles e eu pretendia adquirir conhecimentos para poder organizar e ampliar a colecção da maneira correcta

Que me aconselham?

Desde já obrigado e abraço!



Guerras84
Reinado D.Maria I
Mensagens: 475
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Re: livro

#2 Mensagem por Guerras84 » quinta jul 19, 2018 10:32 pm

Olá
boa noite.
O melhor catálogo para monarquia e república é o Alberto Gomes ( Moedas Portuguesas e do território que é hoje Portugal- 6ª edição, 2013), edição da Associação Numismática de Portugal. Custo na ordem dos 40 €.
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: livro

#3 Mensagem por Mmatos » quinta jul 19, 2018 11:05 pm

Também existem catálogos de bolso como o Anuário de Numismática (a última edição saiu há poucas semanas) e que têm um preço um pouco mais em conta (+- 10 €). Tem aqui quem o venda no Fórum.

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: livro

#4 Mensagem por tm1950 » sexta jul 20, 2018 9:06 am

Concordo com o Matos. O Anuário de Numismática deve ser o mais adequado, tendo em conta as moedas em causa e o preço do catálogo.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: livro

#5 Mensagem por numisiuris » sexta jul 20, 2018 10:02 am

Para lá de um catálogo, se quiser mais informações sobre as moedas do escudo, recomendo-lhe "a grande história do escudo português", de António trigueiros. É o melhor livro para compreender essas moedas, cheio de informação relevante.

Paulo P.
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: quinta jul 19, 2018 2:18 pm

Re: livro

#6 Mensagem por Paulo P. » sexta jul 20, 2018 11:03 am

agradeço imenso as respostas!

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: livro

#7 Mensagem por soga80 » sábado jul 21, 2018 10:35 pm

Tem toda a informação que precisa, de todos os níveis... Agora a escolha é sua... O Alberto Gomes é mais caro mas o melhor... O anuário para começar também está bom. Depende mesmo dos fins...

Responder

Voltar para “Numismática em geral”