Moedas comemorativas

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Paulo P.
Escudinho da II República
Registado: quinta jul 19, 2018 2:18 pm

Moedas comemorativas

#1 Mensagem por Paulo P. » sábado nov 16, 2019 11:12 am

Bom dia!
Possuo muitas moedas comemorativas dos anos 80 e 90, pricipalmente daquelas de 1000 e 500 escudos da série dos descobrimentos não só em crupo-niquel, como em prata. Embora as estime, tenho bastantes repetidas cujo o qual não tenho interesse, pois chega.me ter "uma de cada naipe". .. :D
A minha questão é se alguem me pode indicar um sítio, no Porto, onde as possa vender e aproveito, também, para perguntar se este tipo de moedas têm procura e onde posso ver o valor delas de catálogo? . É claro que sei que muitas delas não têm grande valor, mas sempre é melhor do que estarem numa caixa a ocupar espaço, visto que não ponho em álbum moedas repetidas xD
Desde já obrigado!

FGuedes
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda mai 27, 2019 8:24 am

Re: Moedas comemorativas

#2 Mensagem por FGuedes » quarta nov 20, 2019 11:58 am

Bom Dia.
O meu nome é Francisco Guedes e possuo uma coleção das moedas comemorativas em escudos, desde 1910 até ao fim do escudo. Como tenho dois filhos, só me restam duas hipóteses, ou vendo a coleção, algo que não desejaria fazer, e distribuo o montante por eles, ou então compro outra coleção para oferecer uma a cada um este Natal.
Assim a minha questão é:
- Se desejar comprar uma colecção completa das moedas comemorativas em escudos, após 1910, quanto me pode custar esta colecção?

Obrigado
Francisco Guedes
Francisco.guedes.oliveira@gmail.com

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#3 Mensagem por MCarvalho » quarta nov 20, 2019 2:09 pm

Sejam bem-vindos, Paulo e Francisco

as duas questões estão mais ou menos próximas. As moedas comemorativas têm sempre alguma procura, mas não são muito valorizadas (salvo uma ou outra excepção).
Como não há nenhuma moeda rara nas comemorativas portuguesas, a avaliação baseia-se praticamente a 100% no estado de conservação: quanto mais impecáveis estiverem (i.e., sem circular, sem desgaste, sem pancadas, sem limpezas, com brilho original de cunhagem) mais valor têm.

No geral, a colecção completa (estou a fazer contas por alto) em estado Soberbo, edições normais (sem carteira ou caixa), não ultrapassará os 500-600 euros, isto porque há duas ou três moedas que custam praticamente pouco menos de metade disso, a maioria (níqueis dos anos 1970 a 2000) andará entre os 2 a 15 euros) e uma porção ainda significativa, menos de 1 euro.

Neste catálogo da INCM estão todas as moedas comemorativas cunhadas em escudos e algumas já em euros (nem sei quantas são ao certo, mas é colecção que se faz bem):

https://www.museucasadamoeda.pt/storage ... file/5.pdf
MCarvalho

Pedro Leg
Reinado D.Luís
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

#4 Mensagem por Pedro Leg » quarta nov 20, 2019 2:55 pm

De uma forma geral : moedas comemorativas = "melt value" (quando são em prata ou em ouro). E mesmo assim : frequentemente são vendidas em leilões por um preço abaixo do valor intrínseco da prata que contêm.
Ha algumas poucas excepções como a moeda de 1000 escudos "o lobo" da série espécies ameaçadas (em prata 925/1000) que chega a ser vendida nos leilões por cerca de 100 euros.
Na minha opinião as moedas comemorativas são, de uma forma geral, um abuso para vender cromos aos adultos.
Cumprimentos João Pedro

Responder

Voltar para “República Portuguesa”