Colecção Comemorativas República

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
BracaraAvgvsta
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta mar 20, 2020 6:12 pm

Re: Colecção Comemorativas República

#21 Mensagem por BracaraAvgvsta » terça mar 24, 2020 6:34 pm

Mmatos Escreveu:
segunda mar 23, 2020 9:56 pm
Pedro Leg Escreveu:
segunda mar 23, 2020 9:44 pm
...
Nessa moeda do Lobo, como nas outras de 1000 escudos, temos duas variantes : em prata .500 e prata .925
Para se ter a coleção mesmo completa... 2 moedas para cada "boneco".
Não percebi muito bem essa de se cunharem moedas iguais com teores de prata diferentes. Ha concerteza uma explicação, mas ainda não descobri.
...
Nesses casos só considero para a colecção, a moeda corrente, aquela que foi distribuída pelo Banco de Portugal. As outras são espécimes numismáticos, que embora podendo circular, são destinados a fazer negócio à conta dos coleccionadores. O problema maior é quando a Casa da Moeda produz moedas só desse tipo (espécimes numismáticos), sem que exista a versão normal, como aconteceu com as moedas de 1/4 de euro em ouro e vai acontecer este ano com duas ou três emissões das que estão previstas.
Obrigado pelo contributo de ambos, penso ter ficado esclarecido.
Gipss7 Escreveu:
segunda mar 23, 2020 10:44 pm
Vou apenas emitir a minha opinião, relativamente à colecção que pretende iniciar.
Eu comecei faz muito pouco tempo (+ - 2 anos) a juntar moedas e ainda não consegui chegar a meio dos numismas da República. Tenho-me "orientado" pelo catalogo do Ferreira da Silva nas moedas cunhadas, sejam elas correntes ou comemorativas (muitas delas circularam). Por exemplo, cheguei a receber o "pré" em moedas de 100$00 cupro-niquel quando assentei praça e são comemorativas.
Agora, conseguir encontra-las e adquiri-las todas abaixo dos 300€ (mesmo em MBC), não deixa de ser um grande objectivo. Eu apenas consegui terminar as séries de 100, 200, 250, 500, 750 e algumas de 1000$00 já este ano e bastante acima desse valor.
Ao começar a tentar junta-las todas, redescobri o prazer das moedas dos tempos de criança.
Obrigado. Eu estou/estava a orientar-me pelo Ucoin. Quando referi esse valor era apenas para a lista que postei anteriormente, sem incluir 500, 750 e 1000$.

Cumprimentos,

BracaraAvgvsta

Santiagorm
Reinado D.Carlos
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm

#22 Mensagem por Santiagorm » quarta mar 25, 2020 9:38 pm

BracaraAvgvsta Escreveu:
segunda mar 23, 2020 4:21 pm
Mmatos Escreveu:
segunda mar 23, 2020 3:30 pm
BracaraAvgvsta Escreveu:
segunda mar 23, 2020 11:25 am
...
Fazendo a comparação com os dias de hoje, as de 2€ serão comemorativas e as de 5€ (p. ex) de colecção.

Gostaria de sabe a opinião de mais foristas sobre o assunto.
Essa distinção só se fez após a entrada em circulação do euro. Isso deve-se a que as moedas de 2 euros comemorativas podem circular em toda a zona euro, enquanto que as comemorativas de outros valores só podem circular em Portugal. Todas elas são comemorativas.
Obrigado. Então não concorda com a divisão entre comemorativas e de colecção que consta no site que indiquei? Pelo que percebi enquadram as de prata/ouro em colecção, além de apenas comemorativa. Obrigado.
Não concordo porque tal como as de 200 escudos circulavam, também com as de 500 e 1000 escudos se passava o mesmo. Saíram do banco pelo valor facial e eram aceites pelo comércio. Agora isso não impede de nós colecionarmos e organizarmos a nossa coleção da maneira que quisermos.

BracaraAvgvsta
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta mar 20, 2020 6:12 pm

#23 Mensagem por BracaraAvgvsta » quinta mar 26, 2020 12:40 pm

Santiagorm Escreveu:
quarta mar 25, 2020 9:38 pm
BracaraAvgvsta Escreveu:
Mmatos Escreveu:
segunda mar 23, 2020 3:30 pm

Essa distinção só se fez após a entrada em circulação do euro. Isso deve-se a que as moedas de 2 euros comemorativas podem circular em toda a zona euro, enquanto que as comemorativas de outros valores só podem circular em Portugal. Todas elas são comemorativas.
Obrigado. Então não concorda com a divisão entre comemorativas e de colecção que consta no site que indiquei? Pelo que percebi enquadram as de prata/ouro em colecção, além de apenas comemorativa. Obrigado.
Não concordo porque tal como as de 200 escudos circulavam, também com as de 500 e 1000 escudos se passava o mesmo. Saíram do banco pelo valor facial e eram aceites pelo comércio. Agora isso não impede de nós colecionarmos e organizarmos a nossa coleção da maneira que quisermos.
Isso é válido para as moedas de prata 0.500, mas não será para as de prata 0.925 (versão Proof?) e ouro (versão em ouro ou até emissões exclusivas em ouro). Por esse motivo considero que existirão de facto diferenças, mas cada um apelidará essa diferença como entender, como p. ex. o forista Mmatos anteriormente apelidou de "espécimes numismáticos".
Cumprimentos,

BracaraAvgvsta

Santiagorm
Reinado D.Carlos
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm

#24 Mensagem por Santiagorm » quinta mar 26, 2020 4:00 pm

BracaraAvgvsta Escreveu:
quinta mar 26, 2020 12:40 pm
Santiagorm Escreveu:
quarta mar 25, 2020 9:38 pm
BracaraAvgvsta Escreveu:

Isso é válido para as moedas de prata 0.500, mas não será para as de prata 0.925 (versão Proof?) e ouro (versão em ouro ou até emissões exclusivas em ouro). Por esse motivo considero que existirão de facto diferenças, mas cada um apelidará essa diferença como entender, como p. ex. o forista Mmatos anteriormente apelidou de "espécimes numismáticos".
Sim, claro. Estou a falar das correntes de 0,500 de prata, não de BNC ou Proof.

Responder

Voltar para “República Portuguesa”