Organização da colecção
Moderadores: smertola, Moderador de Honra
Organização da colecção
Viva,
Sei que este é um ponto que já foi aqui discutido, mas gostaria saber o processo de decisão que vos levou a organizar a vossa colecção, seja por data, por valor ou outra..
Estou bastante indeciso entre data ou valor, cronologicamente parece-me mais interessante de apresentar a coleção, mas ao mesmo tempo, a apresentação por valor realça (na minha opinião) a comparação de entre moedas equivalente o que eleva as subtilezas entre elas.
Tive a oportunidade de ver a belissima colecção do colega Monge nos PDFs que demonstra, mas era possível pedir para partilharem algumas fotos das vossas coleçcões para poder comparar as apresentações ?
Muito obrigado desde já!
Sei que este é um ponto que já foi aqui discutido, mas gostaria saber o processo de decisão que vos levou a organizar a vossa colecção, seja por data, por valor ou outra..
Estou bastante indeciso entre data ou valor, cronologicamente parece-me mais interessante de apresentar a coleção, mas ao mesmo tempo, a apresentação por valor realça (na minha opinião) a comparação de entre moedas equivalente o que eleva as subtilezas entre elas.
Tive a oportunidade de ver a belissima colecção do colega Monge nos PDFs que demonstra, mas era possível pedir para partilharem algumas fotos das vossas coleçcões para poder comparar as apresentações ?
Muito obrigado desde já!
Re: Organização da colecção
Boas,
Optei por organizar a colecção tal como na generalidade dos catálogos, por valor e por data crescentes. Foi uma questão de opção e também de facilidade de organização, numa fase mais primitiva permite identificar facilmente a que moeda em falta correspondem os "buracos". Basicamente, seja um catálogo por exemplo Reinaldo Silva, Alberto Gomes ou Ferreira da Silva, é o catálogo da sua colecção.
Pessoalmente também me seduz a organização por emissão/tipologia, ou seja, as moedas que circularam juntas num determinado período, apresentadas por ordem crescente de valor. Por exemplo tomando o fim dos escudos, as moedas de 1$00, 5$00, 20$00, 50$00, 100$00 e 20$00 que circularam nos anos 90. Neste caso acresce a dificuldade de decidir o que fazer com as comemorativas.
Por exemplo, em 3 dossiers pequenos da Leuchtturm com folhas para alvéolos consegue colocar toda a república, desde 1 centavo até aos 1000$00. Acrescentei uns separadores pretos entre as folhas que dá um aspecto muito melhor.
Ex:
1º - 1 centavo até 1$00;
2º - 2$50 até 50$00;
3º - 100%00 até 1000$00.
Tabuleiros para a República parece-me excessivo, volumoso e dispendioso para todas as mais de 500 moedas.
Optei por organizar a colecção tal como na generalidade dos catálogos, por valor e por data crescentes. Foi uma questão de opção e também de facilidade de organização, numa fase mais primitiva permite identificar facilmente a que moeda em falta correspondem os "buracos". Basicamente, seja um catálogo por exemplo Reinaldo Silva, Alberto Gomes ou Ferreira da Silva, é o catálogo da sua colecção.
Pessoalmente também me seduz a organização por emissão/tipologia, ou seja, as moedas que circularam juntas num determinado período, apresentadas por ordem crescente de valor. Por exemplo tomando o fim dos escudos, as moedas de 1$00, 5$00, 20$00, 50$00, 100$00 e 20$00 que circularam nos anos 90. Neste caso acresce a dificuldade de decidir o que fazer com as comemorativas.
Por exemplo, em 3 dossiers pequenos da Leuchtturm com folhas para alvéolos consegue colocar toda a república, desde 1 centavo até aos 1000$00. Acrescentei uns separadores pretos entre as folhas que dá um aspecto muito melhor.
Ex:
1º - 1 centavo até 1$00;
2º - 2$50 até 50$00;
3º - 100%00 até 1000$00.
Tabuleiros para a República parece-me excessivo, volumoso e dispendioso para todas as mais de 500 moedas.
D. Moura
Olá,na monarquia optei por organizar as moedas por reinado e adquirir estojos com tabuleiros da leuchtturm e colocar as moedas em cápsulas quadrum. Quanto á republica ainda tenho de ver qual a melhor solução.
Eu como sou novato nesta coisas, estou concentrado apenas na republica 
Estou mais inclinado para a seguinte organização:
Correntes:
Dentro de cada sistema, dividir por valor e dentro de cada valor, data.
Comemorativas: (aqui ainda não estou convencido)
Valor e dentro de cada valor, data.
Excluindo os conjuntos, que estou inclinado a juntar no final: Infante D. Henrique, FAO, Hoquei, XVII Exposição Europeia, Descobrimentos,
Mas ainda não esotu 100 convencido, dai que gostaria de trocar ideias e as razões que vos levaram a organizar a vossa colecção do modo que tem.
Obrigado mais uma vez pela vossa paciencia

Estou mais inclinado para a seguinte organização:
Correntes:
- Sistema: 1912 -> 1916
Sistema: 1917 -> 1922
Sistema: 1924 -> 1926
Sistema: 1927 -> 1968
Sistema: 1969 -> 1980
Sistema: 1981 -> 2001
Dentro de cada sistema, dividir por valor e dentro de cada valor, data.
Comemorativas: (aqui ainda não estou convencido)
Valor e dentro de cada valor, data.
Excluindo os conjuntos, que estou inclinado a juntar no final: Infante D. Henrique, FAO, Hoquei, XVII Exposição Europeia, Descobrimentos,
Mas ainda não esotu 100 convencido, dai que gostaria de trocar ideias e as razões que vos levaram a organizar a vossa colecção do modo que tem.
Obrigado mais uma vez pela vossa paciencia

A minha organização tem por base o catálogo Ferraro Vaz em que este agrupa as moedas por periodos.
Não o segui a 100%, sobretudo nas comemorativas da República, mas está muito próximo.
Não o segui a 100%, sobretudo nas comemorativas da República, mas está muito próximo.
Optei por organizar por séries (os sistemas, embora o termo não seja preciso). Dentro das séries, organizo cronologicamente e por tipos (um exemplar de cada valor e apenas do primeiro ano de emissão).
Assim fico com uma perspectiva simples do dinheiro que circulava em dado momento.
Nas comemorativas, tenho uma organização à parte: também cronológica e por valores crescentes. A excepção são as emissões comemorativas de D. Carlos e D. Manuel II, que estão junto das outras de cada reinado.
Assim fico com uma perspectiva simples do dinheiro que circulava em dado momento.
Nas comemorativas, tenho uma organização à parte: também cronológica e por valores crescentes. A excepção são as emissões comemorativas de D. Carlos e D. Manuel II, que estão junto das outras de cada reinado.
MCarvalho
Caro Monge, pode indicar-me qual o catálogo em particular?
Encontrei alguns mas parece-me já bastante antigos. Confesso que ainda não estou familiarizado com a literatura numismática, apenas possuo o anuário 2020 / 2021

Caro MCarvalho, se compreendi bem dentro das moedas correntes organiza pelas series. Dentro de cada serie, adiciona um exemplar de cada um valores por ordem crescente é isso ?MCarvalho Escreveu: ↑sexta jul 31, 2020 10:07 amOptei por organizar por séries (os sistemas, embora o termo não seja preciso). Dentro das séries, organizo cronologicamente e por tipos (um exemplar de cada valor e apenas do primeiro ano de emissão).
Nas comemorativas e pelo pouco que consegui ver ate à data, tipicamente se organizam-se por ano ou valor. Eu até estou inclinado para organizar por valor, mas se não meter lado a lado as que correspondem às mini-series (as minhas desculpas por falta de terminologia adequada) referindo-me em particular às do Infante D. Henrique, FAO, Hoquei, XVII Exposição Europeia e Descobrimentos, parece-me que se perde um pouco o objetivo dessa mesma mini-series...
Lá está, não há uma silver bullet que resolva os problema todos...

Livro das Moedas de Portugal
J.Ferraro Vaz
1984/85
Até à saída dos catálogos de Alberto Gomes era o livro de referência para as moedas de Portugal e Colónias.
-
- Reinado D.Manuel II
- Registado: quarta ago 01, 2012 11:49 pm
Eu comprei o catálogo Ferreira da Silva cápas pretas A5 alveolos autocolantes e foi só seguir... As colonias coloquei cápas azuis e monarquia estou a começar com castanhas (Esta parece mais difícil mas estou a arranjar separadores de reinados....)
FDomingues
FDomingues