Henrique, o Navegador- Série Descobrimentos Portugueses

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
SILANVS
Escudinho da II República
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 25, 2020 12:48 pm

Henrique, o Navegador- Série Descobrimentos Portugueses

#1 Mensagem por SILANVS » domingo ago 02, 2020 3:31 pm

Boa tarde a todos,

Se existem moedas que encontro facilmente, seja nas lojas, seja em lojas são aquelas das XI séries comemorativas dos Descobrimentos Portugueses (1987-2000). A moeda de Vasco da Gama teve uma emissão de um milhão de exemplares enquanto outras terão tido uma emissão aproximada de 750.000 exemplares. Talvez por isso, e apesar da popularidade, o preço destas moedas em acabamento normal seja de poucos euros. A maior parte das moedas encontram-se no estado de conservação Bela ou Soberba mas custam frequentemente menos de 4 euros.
No ano 2000, o valor da colecção foi reconhecido quando o INCM recebeu o Prémio, pela World Coin News, para a melhor moeda histórica - 200$00 - IX Série: moeda comemorativa da Chegada à Índia, da autoria de Isabel Carriço e Fernando Branco.

Partilho convosco a moeda em cupro-níquel de 200 escudos relativa a Henrique, o Navegador(1994), de Raúl de Sousa Machado, e integrada na V Série das moedas comemorativas. A tiragem foi de 950.000 exemplares.

Por comodidade, uso a fotografia do Reverso retirada do site Ucoin.net
Imagem

A moeda tem a particularidade de incluir o moto da divisa do Infante Dom Henrique sob a forma abreviada: "talent debie fere".
isto é: "talent de bien faire". Pode ser traduzida como "talento (talante) de bem fazer" ou "vontade de fazer bem". O "fazer bem" representa um ideal político presente nas primeiras gerações da Dinastia de Avis, e está relacionado com a lealdade a Portugal e o serviço à causa pública. Tal referência é central na homenagem que é prestada ao Infante nesta V Série intitulada "Portugal e a Partilha do Mundo".

Achei interessante fazer esta breve nota pois, com certeza, quase todos os foristas já encontraram (ou possuem) estas moedas mas talvez haja alguém que não tenha reparado nesta inscrição (ou que desconhece o que significa).

Cumprimentos,
André



Avatar do Utilizador
fonseca
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 52
Registado: domingo fev 15, 2009 5:32 pm
Localização: Braga

Re: Henrique, o Navegador- Série Descobrimentos Portugueses

#2 Mensagem por fonseca » terça ago 25, 2020 10:11 pm

Já o meu pai dizia "o saber não pesa". Obrigado
Fonseca

Lipe
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 33
Registado: terça out 01, 2019 10:52 am

Re: Henrique, o Navegador- Série Descobrimentos Portugueses

#3 Mensagem por Lipe » quarta ago 26, 2020 5:25 am

Bom dia... Pois é pena os nossos políticos actuais não seguirem esse ideal!!!

Responder

Voltar para “República Portuguesa”