1 escudo 1926 , que opinam?

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#11 Mensagem por jcunha » terça set 04, 2007 1:18 pm

Intriga-me aquele risco, que me parece em alto relevo, que atravessa a cabeça da figura.
O risco é mesmo em alto relevo. A moeda foi cunhada já com o cunho rachado. é frequente aparecerem estes riscos em moeda desta liga que é extremamente dura e que danifica bastante os cunhos estalando-os. terá sido por isso que tiveram emissão durante apenas três anos? :help:

Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Destrans
Reinado D.Afonso IV
Registado: quinta dez 23, 2004 9:20 pm

#12 Mensagem por Destrans » terça set 04, 2007 1:23 pm

jcunha Escreveu:terá sido por isso que tiveram emissão durante apenas três anos? :help:
Isso não sei :roll:
Só sei que são provavelmente as moedas mais bonitas da república :beat:
Estou habitualmente em
Medalhas Portuguesas | medalhasportuguesas.wordpress.com
Fórum Numismatas | http://www.numismatas.com

INTERNATIONALCOINS
Reinado D.Afonso VI
Registado: quinta mai 04, 2006 9:18 am
Contacto:

#13 Mensagem por INTERNATIONALCOINS » terça set 04, 2007 1:38 pm

A moeda antes do mais é bonita e um pouco dificil de conseguir nesse estado.
Cunho está partido , foi limpa e o estado de conservação, para mim é um Mbc+.

È uma opinião.
:biggthumpup:
Última edição por INTERNATIONALCOINS em quinta set 06, 2007 10:23 pm, editado 1 vez no total.
Moedas e Notas

mario_numis
Reinado D.Henrique
Registado: quarta dez 27, 2006 3:06 pm
Contacto:

#14 Mensagem por mario_numis » terça set 04, 2007 2:25 pm

Pois, acho uma curiosidade o cunho estar rachado........... nunca pensei é que fosse assim tão frequente.
Azar para o amigo fzpinto :no :no ....... o desvio é frequente, o defeito de cunhagem é frequente, a moeda com esse desgaste é frequente.
Caro fzpinto, tem aí uma rica moeda........ no minimo é um moeda de muitas frequências. ;)
Cumprimentos
Mário Santos

Bandadolopes
Reinado D.Pedro I
Registado: domingo mai 08, 2005 2:00 am

#15 Mensagem por Bandadolopes » terça set 04, 2007 2:44 pm

Desvio não me parece demasiado significativo.
Moeda até me parece num estado acima da média, para esta liga metálica.
Duvidas quanto a possível limpeza.
MBC.
Cumprimentos,

Alberto Praça

Amilcar Roseta
Reinado D.Luís
Registado: quarta mai 23, 2007 3:38 pm

#16 Mensagem por Amilcar Roseta » terça set 04, 2007 3:51 pm

Concordo que o desvio não é significativo embora exista quanto ao estado de consevação penso que um MBC

Penso que isto pega-se também me atrevo a classificar e julgar :lol: :erofl
Estou cá para aprender . . . . . . .

Amilcar Roseta

Saudações Numismáticas

narper
Reinado D.Afonso III
Registado: quarta jan 04, 2006 6:32 pm

#17 Mensagem por narper » terça set 04, 2007 9:45 pm

INTERNATIONALCOINS Escreveu:A moeda antes do mais é bonita e um pouco dificil de conseguir nesse estado.
Cunho está partido, foi limpo e estado de condervação, para mim é um Mbc+.
Subscrevo sem tirar nem pôr. :)
jcunha Escreveu:
Intriga-me aquele risco, que me parece em alto relevo, que atravessa a cabeça da figura.
O risco é mesmo em alto relevo. A moeda foi cunhada já com o cunho rachado. É frequente aparecerem estes riscos em moeda desta liga que é extremamente dura e que danifica bastante os cunhos estalando-os. Terá sido por isso que tiveram emissão durante apenas três anos?
Foi um dos motivos, mas não o único.

Pelo que o Eng. António Trigueiros descreve n'A Grande História do Escudo Português, este tipo monetário teve uma existência efémera e em termos de elaboração, produção e circulação revelou-se uma "dor-de-cabeça".

Em resumo e para evitar longas transcrições: :read:

O Governo queria com urgência retirar de circulação as notas de 0$50 e 1$00, que ao tempo circulavam em substituição da prata que havia desaparecido em consequência da Grande Guerra e, exigia uma elavada produção de moeda.
A amoedação revelou-se mais cara que o esperado, pois além de exigir enormes recursos fabris, o real valor do cobre era muito superior ao estimado, pelo que o lucro da amoedação ficou aquem do pretendido.
A produção, como já foi dito exigia enormes recursos e a Casa da Moeda não disponha de equipamentos à altura, além de que a produção de outros tipos monetários (0$05, 0$10 e 0$20 bronze) saía prejudica devido à afectação de pessoal e maquinaria à produção do bronze-alumínio.
A liga inicialmente pretendia (BrAl 90/8,5), foi substituída por uma liga BrAl 95/5, para que desta forma se poupasse na aquisição do alumínio que era o componente mais caro e se utilizasse o bronze que existia em stock.
Esta liga revelou-se difícil de trabalhar, além de que em circulação rapidamente oxidava e escurecia.
Por tudo isto foi ordenada em 08NOV1926 a suspensão da cunhagem.

Segundo se depreende, a liga metálica e a elevada produção exigida, levaram a uma cunhagem pobre em termos de qualidade, pelo que são frequentes os "cunhos rachados".

Eis mais um exemplar em que é bem visível uma "rachadela" ao longo de todo o topo do exergo.

Imagem

jcunha

#18 Mensagem por jcunha » terça set 04, 2007 9:51 pm

Excelente pesquisa amigo Pereira. Sempre se confirma a teoria (que eu tinha ouvido não sei onde) de que esta liga é extremamente dura e logo dificil de trabalhar... :biggthumpup:
Os meus leilões no Mega:

lapa
Reinado D.João V
Registado: sexta ago 18, 2006 4:38 pm

#19 Mensagem por lapa » terça set 04, 2007 11:09 pm

jcunha Escreveu:Excelente pesquisa amigo Pereira. Sempre se confirma a teoria (que eu tinha ouvido não sei onde) de que esta liga é extremamente dura e logo dificil de trabalhar... :biggthumpup:
Confirmo que esta liga (de bronze/alumínio que na ind. vidreira é conhecida por Incramet) é extremamente dura, absorve e dissipa bem o calor. É utilizada menos que o desejável em certo tipo de moldes devido aos custos da fundição e na grande dificuldade em reparar os moldes (só há bem poucos anos é que a Eutaloy conseguiu um composto em pó,que permite algumas reparações e que evita que os moldes sejam usados só uma vez). A liga embora aparentemente homogénia, pelas altas temperaturas com que os moldes trabalham e devido às variações de temperatura que vão sofrendo (dilatações e contracções), estalam, gretam com facilidade.
Confirmo, conheço e reconheço nos defeitos das moedas aquilo que fui vendo em vidro.
:biggthumpup:
______
Lapa
"A experiência é a madre das cousas"

jcunha

#20 Mensagem por jcunha » quarta set 05, 2007 9:07 pm

Confirmo, conheço e reconheço nos defeitos das moedas aquilo que fui vendo em vidro.
Ah!! Aí está a fonte do meu conhecimento sobre a dureza do metal: as conversas com o amigo Lapa quando apareço na vandoma. :DD
Os meus leilões no Mega:

Responder

Voltar para “República Portuguesa”