E esta! Quem me ajuda a classificar?

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Laulo
Reinado D.Sancho II
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm

#21 Mensagem por Laulo » sexta nov 19, 2004 6:56 pm

Meus senhores a INCM explica tudo ao pormenor desde o molde, à pré-cunhagem, à ligas, à cunhagem de diferentes espécimes, às máquinas distintas para cada espécime, aos diversos tipos de acabamentos às estampagens , à rebordagem , ao controlo e modos de embalagem e bate-se pela alta qualidade, mostrando os prémios conquistados anteriormente com a emissão de numismas.

Se o que é visto e explicado não corresponde inteiramente à realidade , nesse caso há que desacreditar a perfeição que a INCM diz produzir a sua mercadoria.

http://www.incm.pt/

Clique em produtos metálicos e depois em técnicas.

Laulo

numisgaia
Reinado D.José
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Contacto:

#22 Mensagem por numisgaia » sexta nov 19, 2004 8:12 pm

Laulo Escreveu:Meus senhores a INCM explica tudo ao pormenor desde o molde, à pré-cunhagem, à ligas, à cunhagem de diferentes espécimes, às máquinas distintas para cada espécime, aos diversos tipos de acabamentos às estampagens , à rebordagem , ao controlo e modos de embalagem e bate-se pela alta qualidade, mostrando os prémios conquistados anteriormente com a emissão de numismas.

Se o que é visto e explicado não corresponde inteiramente à realidade , nesse caso há que desacreditar a perfeição que a INCM diz produzir a sua mercadoria.

http://www.incm.pt/

Clique em produtos metálicos e depois em técnicas.

Laulo

Só um comentário!
Fui :lupe: o seu perfil

Interesses: humildemente poucos

Direi (poucos) mas bons! :knuddel:

Alberto Santos :thumb:
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

jleonelc
Senhor Escudo da I República
Registado: terça nov 09, 2004 4:59 pm

#23 Mensagem por jleonelc » sábado nov 20, 2004 11:02 pm

Viva o Fórum, viva a FAO, Viva a numismática!!!! :grinsevil: :headbang:
jleonelc

numisgaia
Reinado D.José
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Contacto:

#24 Mensagem por numisgaia » quinta nov 25, 2004 4:15 pm

AClemente Escreveu:

cunhagem especial: como não se define o que é não significa nada.
Amigo Clemente; Isto das cunhagens tem muito que se lhe diga, não é só necessário definir.
Mas aqui fica para o esclarecer: (Há muitos anos atrás Já fiz cunhos e cortantes "não de moedas" .
Por isso digo: :schlaumeier:
De entre os cunhos fabricados para cunhar determinada moeda, são seleccionados os mais perfeitos (analisados ao microscópio).
Após a aplicação desses cunhos é reduzida a cadência da cunhagem, para que as moedas possam ser retiradas individualmente ( moeda a moeda) cunhagem especial (isto como deve compreender acarreta altos custos de produção).
De seguida e com os mesmos cunhos é aumentada a velocidade de cunhagem para o fabrico em série de moedas.
As moedas cunhadas em série geralmente apresentam pequenas mossas não podendo ser consideradas "Flor de Cunho".

Alberto Santos :thumb:
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

AClemente
Reinado D.José
Registado: sexta nov 05, 2004 9:47 pm
Contacto:

#25 Mensagem por AClemente » segunda nov 29, 2004 4:27 pm

Laulo Escreveu:No Brasil em 30 anos , devem ter sido colocados cá fora tantos ensaios e provas como moedas emitidas, consultem ! Isto é um negócio pouco claro e transparente.

http://www.dplnumismatica.com.br/tabespmd.html
O negócio só é pouco claro e transparente se fizerem dele pouco claro e transparente, como se passa por cá.
Por mim, acho mesmo que a solução ideal para 'provas' que não são pra provar, bênêcês e prufes que são pra circular mas não circulam era juntar as duas: tudo qt fosse 'espécime numismático' vinha marcado com 'PROVA' ou 'ESPÉCIME' e era vendido às claras. Acabavam-se as tricas e mexericos, as negociatas paralelas, e as discussões se são moedas ou se não ...
Alias, era a unica maneira de eu me convencer que não usam os mesmos cunhos para FDCs, BDCs, PDCs e as outras designações 'comerciais' todas.

jmmartins
Sou só um euro caloiro
Registado: terça nov 23, 2004 9:35 am

#26 Mensagem por jmmartins » quarta dez 01, 2004 3:34 pm

É a primeira vez que dou a minha opinião neste novo forum.
Mas julgo interessante analizar as coisas por este angulo: Dentro das moedas ditas comemorativas há duas variedades; uma (como algumas de 100 e 200$ dos anos 90, unicef e outras) que são moedas correntes, mas que servem também para comemorar algo. Estas não oferecem qualquer dúvida.
Outras como as Prufe (proof) (concordo com quem escreveu em português), chamem-lhe o que quiserem, mas aquilo é uma forma do estado ganhar dinheiro, á custa dos coleccionadores. De moedas (peça destinada a efectuar transacções comerciais) não têm nada! Reparem que quando foi preciso diminuir o deficit em Dezembro de 2002 ou 2003 , foram dadas instruçoes para que o INCM, colocasse em saldo as que tinham em stock, para assim angariar mais algum. Eu também tenho as comemorativas e mesmo prufe, mas sei que não são moedas (incluida a de 250$00 da FAO), e a legislação, apenas dá legalidade a um comercio que tal como muitos outros interessa ao estado. É verdade que se pode comprar bananas com elas, mas experimentem trocar o vosso automóvel por 2 kilos de amendoins a ver se o dito funciona ou não como moeda.
O que eu quero dizer é que na actualidade uma moeda tem um valor convencionado. Na verdade uma moeda de 2 euros em metal não tem 10 cents, mas dá para adquirir objectos no valor de 2 euros- è uma moeda!
Agora com uma proof de prata, digamos de 5 euros também dá para adquirir as bananas, mas até mais do que os 5 euros delas, tal como o nosso automóvel se alguém achasse sensato fazer tal transacção, contudo o seu valor não é de moeda, mas sim do metal ou da obra de arte que esta representa. è só mais uma opinião. :angel:

fzpinto
Reinado D.Luís
Registado: sexta nov 05, 2004 11:01 pm

#27 Mensagem por fzpinto » quarta dez 01, 2004 9:48 pm

olá,(esta coisa) como muitos afirmam, è moeda,uma senhora moeda :respekt:

fzpinto andorra

Laulo
Reinado D.Sancho II

#28 Mensagem por Laulo » quarta dez 01, 2004 10:18 pm

Imagem

Laulo
Reinado D.Sancho II

#29 Mensagem por Laulo » quarta dez 01, 2004 10:19 pm

Imagem

anibal lourenço
Escudinho da II República
Registado: sábado mai 26, 2012 2:46 pm

Re: E esta! Quem me ajuda a classificar?

#30 Mensagem por anibal lourenço » sexta out 26, 2012 12:43 am

E tenho como moeda.

Imagem

Imagem

Imagem
Anibal Lourenço

Responder

Voltar para “República Portuguesa”