Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 12:05 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 8:49 pm 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Eu estou interessado pode colocar foto.

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 8:51 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: sábado mar 01, 2008 7:26 pm
Boa noite,
agradeço o vosso interesse,
eu mandarei um scaner, mas so o posso fazer na quarta feira uma vaz que não tenho em casa teria que ser no meu trabalho, mas a moeda estava numa lata onde guardo juntas uma serie de moedas antigas da minha infancia, eu gosto mto de colecionismo mas as moedas são areia demais para a minha camioneta, como se costuma dizer, prefiro notas.
relativamente á moeda como lhe disse estava guardada há tempos, e está praticamente nova em muito bom estado, eu poso tirara uma foto mas a foto não é grande coisa pois a máquina tambem não é.
já agora e so por curiosidade qual o preço que, estando em bom estado poderia ter?

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 9:30 pm 
Desligado

ai vai a foto, acho eu, não sei se consigo colocá-la

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 9:39 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Tente colocar imagens pelo IMAGESHACK

viewtopic.php?f=20&t=58660

MensagemEnviado: domingo dez 30, 2012 6:03 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Caros amigos,

Nesta minha incursão madrugadora pelo Forum, deixo alguns elementos sobre as moedas em questão:

Já tive na minha coleção os ditos "marcelinhos" de 1969 e de 1970.
Comprei-os em meados da década de setenta e vendi-os, quando resolvi vender toda a minha coleção à época, no final da década de noventa.

Aquilo que distingue essas duas moedas das dos restantes anos é o seu módulo (diâmetro), ou seja, as moedas de 10 centavos em alumínio de 1969 e de 1970 apresentam um módulo MAIOR que as de 1971 e seguintes. De facto, é idêntico ao das moedas contemporâneas de 20 centavos, então também lançadas.

Tanto quanto me recordo e consegui apurar quando as adquiri a um comerciante de Lisboa que ia às feiras mensais do Ateneu Comercial do Porto, logo que o "erro" foi detetado, procedeu-se à recolha possível das (poucas) de 1969 que já tinham saído para distribuição. As de 1970 nunca chegaram a "sair", sendo oferecidos alguns exemplares [(acho que se contam pelos dedos da(s) mão(s)] a personalidades importantes/influentes à época.
Daí o facto dos "marcelinhos" de 1969 serem "raros e valiosos" e os de 1970 serem "absolutamente raros e valiosos".

Em resumo, para lá da raridade comprovada, importa reter que o diâmetro das moedas de 10 centavos em alumínio dos anos de 1969 e 1970 é OBRIGATORIAMENTE maior que o das de 1971 e anos seguintes, aspeto que à priori facilitará distingui-las das falsas.

Cumprimentos,
José Duarte

MensagemEnviado: quarta jan 02, 2013 2:54 pm 
Desligado

Boa tarde
realmente precipitei-me, estava tambem abismado com a minha sorte encontrar uma moeda rara assim seria a lotaria, a moeda que tenho e so verifiquei depois de scanear é de 1979, por isso peço desculpa mas não é de 1970 como me pareceu á primeira vista.

MensagemEnviado: quarta jan 02, 2013 7:20 pm 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Para mim foi um grande alivio, onde é que eu ia buscar dinheiro para lhe pagar, é que nem tinha bancos para me fazerem o empréstimo, estão todos para recapitalizar, tive muita sorte.

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MensagemEnviado: quarta jan 02, 2013 10:38 pm 
Desligado

Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
José Duarte Escreveu:
Caros amigos,

Nesta minha incursão madrugadora pelo Forum, deixo alguns elementos sobre as moedas em questão:

Já tive na minha coleção os ditos "marcelinhos" de 1969 e de 1970.
Comprei-os em meados da década de setenta e vendi-os, quando resolvi vender toda a minha coleção à época, no final da década de noventa.

Aquilo que distingue essas duas moedas das dos restantes anos é o seu módulo (diâmetro), ou seja, as moedas de 10 centavos em alumínio de 1969 e de 1970 apresentam um módulo MAIOR que as de 1971 e seguintes. De facto, é idêntico ao das moedas contemporâneas de 20 centavos, então também lançadas.

Tanto quanto me recordo e consegui apurar quando as adquiri a um comerciante de Lisboa que ia às feiras mensais do Ateneu Comercial do Porto, logo que o "erro" foi detetado, procedeu-se à recolha possível das (poucas) de 1969 que já tinham saído para distribuição. As de 1970 nunca chegaram a "sair", sendo oferecidos alguns exemplares [(acho que se contam pelos dedos da(s) mão(s)] a personalidades importantes/influentes à época.
Daí o facto dos "marcelinhos" de 1969 serem "raros e valiosos" e os de 1970 serem "absolutamente raros e valiosos".

Em resumo, para lá da raridade comprovada, importa reter que o diâmetro das moedas de 10 centavos em alumínio dos anos de 1969 e 1970 é OBRIGATORIAMENTE maior que o das de 1971 e anos seguintes, aspeto que à priori facilitará distingui-las das falsas.

Cumprimentos,
José Duarte

Entendo ser conveniente referir que existe algum lapso ou erro no que foi mencionado, o que conta na obra A Grande História do Escudo Portugues de António Miguel Trigueiros;

O exemplar de 1969 tem o diâmetro de 16 m/m e peso de 0,6 Gramas, cujas características físicas tiveram que ser alteradas em 1970, para permitir a sua selecção nas novas máquinas de escolha e contagem de moedas que os bancos nacionais tinham adquirido. Este facto, que não era do conhecimento da Casa da Moeda à data da proposta do projecto de diploma de 1969, obrigou à redução do diâmetro dos 10 Centavos para 15 m/m e do seu peso para 0,5 Gramas (Decreto-Lei 525/70, de 6 de Novembro) e esteve na origem da criação de mais duas raridades numismáticas, a prova industrial com era de 1969 (peso 0,6 Gr.) e o ensaio de 1970 (peso 0,5 Gramas).

Terão sido cunhados entre 10.000 a 15.000 Exemplares datados de 1969 e 18 Exemplares dados como entregues ao ministro das Finanças.

Fonte: A Grande História do escudo Portugues
Autor: António Miguel Trigueiros

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

MensagemEnviado: terça set 11, 2018 2:30 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quinta fev 25, 2010 7:57 pm
Boa tarde.
Vou de novo pegar no tema.
Quais as informações que têm dos
X CENTAVOS DE 1068 Alumínio.
Desde já o meu obrigado.

MensagemEnviado: terça set 11, 2018 4:02 pm 
Ligado

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
mario jesus Escreveu:
Boa tarde.
Vou de novo pegar no tema.
Quais as informações que têm dos
X CENTAVOS DE 1068 Alumínio.
Desde já o meu obrigado.

Viva,

penso que haverá aqui alguma confusão.

As moedas com a marquilha X (em numeração romana e não 10 em algarismos) foram cunhadas em bronze, entre 1942 e 1969.
Depreendo que se refira a uma moeda de 1968, bronze, marquilha X.

As moedas de alumínio, um pouco mais pequenas, com marquilha 10, foram cunhadas entre 1969 e 1979 (as de 1969 e 1970 são muito raras, pois há ensaios e provas e outras experiências típicas dos primeiros anos).

Das todas as maneiras, o ideal é mostrar uma foto :green:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: José Almeida e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal