Séries Descobrimentos Portugueses

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

2,5€ADV
Escudinho da II República
Registado: quarta fev 24, 2010 2:43 am

Séries Descobrimentos Portugueses

Mensagempor 2,5€ADV » terça mar 16, 2010 10:20 pm

Olá colegas numismatas,

Tenho uma dúvida relativamente ás moedas das 11 séries dos Descobrimentos Portugueses e esperava que alguém me pudesse ajudar.
Cada série é composta por 4 moedas. Existem as de cupro-níquel, prata, ouro, paládio e platina. Existem também os conjunto "Prestígio".
Até aqui tudo bem.
A minha dúvida começou quando vi no manual escrito por Ferreira da Silva que algumas séries têm moedas em platina e paládio mas outras não (por exemplo, a série II não tem moeda de platina). Já li por aqui pelo fórum, num artigo excelente escrito pelo amigo EUROESCUDO (viewtopic.php?f=12&t=33747), que todas as 11 séries em questão contém 1 moeda em platina e outra em paládio.
Ora, estas informações não são concordantes. Será omissão do manual?
As moedas dos diferentes metais "andam sozinhas" ou fazem parte do conjunto "Prestígio"? Por outras palavras, o conjunto "Prestígio" é composto por 4 moedas todas de metais diferentes?

Agradeço desde já a ajuda!

Cumprimentos,

jfialho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo jun 15, 2008 8:53 pm

Mensagempor jfialho » terça mar 16, 2010 10:29 pm

Cada conjunto Prestígio é constituido por 4 moedas cada uma de seu metal,uma de prata,de ouro,de platina e de paladium.
jfialho :thumbs:
jfialho

2,5€ADV

Re:

Mensagempor 2,5€ADV » terça mar 16, 2010 10:40 pm

jfialho Escreveu:Cada conjunto Prestígio é constituido por 4 moedas cada uma de seu metal,uma de prata,de ouro,de platina e de paladium.
jfialho :thumbs:

Obrigado :thumbs:
Então a moeda de platina (e a de paládio) só existe fazendo parte do conjunto Prestígio, certo?
Há também as BNC de prata e PROOF de prata e ouro? Em separado ou também em conjuntos?

Cumprimentos

jfialho
Registado: domingo jun 15, 2008 8:53 pm

Mensagempor jfialho » terça mar 16, 2010 10:55 pm

Exacto a de platina e de paladium só existe nos conjuntos Prestígio,mas aparecendo de vez em quando à venda avulso sendo então retiradas dos estojos.A 1ª série ouro não é proof.Desta série dos Descobrimentos hà cuproniquel,prata BNC e PROOF,ouro BNC e PROOF,platina e paladium PROOF.
jfialho

gcz
Reinado D.Miguel
Registado: domingo set 30, 2007 11:37 pm

Re: Séries Descobrimentos Portugueses

Mensagempor gcz » quarta mar 17, 2010 10:26 pm

Eu não tenho a certeza que as de platina e prata façam parte apenas dos conjuntos "prestígo/4 moedas 4 metais". Ao que consegui descobrir em 2000 a INCM colocou no mercado estojos com duas moedas, ouro e prata (PROOF). Já aqui foi mencionado um, "arquipélagos atlânicos". Sei que foram série muito limitadas (da ordem das 300 unidades). Não sei de onde vieram: se foram cunhadas de propósito, de algum resto da cunhagem autorizada que não tinha sido realizada, ou se (como suspeito) correspondiam a coleccões em armazem que foram partidas em edições mais baratas e vendidas para despachar stock antes da entrada no euro. Se isso aconteceu não é de excluir que a INCM tenha dividido algumas séries "prestígio".

Já agora, outras curiosidades: as séires I e II têm moedas de 100 escudos de valor facial, mais pequenas que as restantes, de 200 escudos. E as de platina e paládio são praticamente indistinguíveis, no aspecto, das de prata, mas distinguem-se bem pela espessura: as de platina são bastante mais finas, as de paládio mais grossas (acho que a platina é o metal não radioactivo mais denso, a INCM optou por fazer as moedas com o mesmo peso mas espessuras diferentes).

2,5€ADV

Mensagempor 2,5€ADV » quinta mar 18, 2010 11:22 pm

No seguimento deste tópico e da minha pesquisa considero oportuno colocar aqui algumas informações que encontrei. No site da INCM encontrei 2 mapas de moedas que continham todas as moedas comemorativas com acabamento normal e moedas comemorativas e séries anuais de moedas correntes com acabamento especial (aqui ficam os links para os respectivos pdf: moedas comemorativas com acabamento normal; moedas comemorativas e séries anuais de moedas correntes com acabamento especial)
Sistematizando a informação, as 11 séries de moedas comemorativas dos Descobrimentos Portugueses são:

Descobrimentos Portugueses - I Série - "Navegações e Descobrimentos da Costa Ocidental Africana"

100 Escudos 1987
KM#639 - Gil Eanes
KM#640 - Nuno Tristão
KM#641 - Diogo Cão
KM#642 - Bartolomeu Dias

Moedas cunhadas em:
Cupro-Níquel (Cu 750 - Ni 250)
Prata (Ag 925) BNC
Prata (Ag 925) PROOF
Ouro (Au 916,6) BNC
Ouro (Au 916,6) PROOF
Paládio (Pd 999) BNC
Paládio (Pd 999) PROOF
Platina (Pt 999) BNC
Platina (Pt 999) PROOF

Descobrimentos Portugueses - II Série - "Navegações e Descobrimentos dos Arquipélagos Atlânticos"

100 Escudos 1989
KM#646 - Ilhas Canárias
KM#647 - Madeira
KM#649 - Açores
KM#649 - Navegação Astronómica

Moedas cunhadas em:
Prata (Ag 925) BNC
Prata (Ag 925) PROOF
Ouro (Au 916,6) PROOF
Paládio (Pd 999) PROOF
Platina (Pt 999) BNC
Platina (Pt 999) PROOF

Descobrimentos Portugueses - III Série - "Descoberta da América"

200 Escudos 1991
KM#658 - Colombo e Portugal
KM#659 - Pré-Colombinas
KM#660 - Descoberta da América
KM#661 - Descoberta da Califórnia

Moedas cunhadas em:
Prata (Ag 925) BNC
Prata (Ag 925) PROOF
Paládio (Pd 999) PROOF
Ouro (Au 916,6) PROOF
Platina (Pt 999) PROOF

A partir daqui todas as séries contém moedas nos mesmos metais que a série III

Descobrimentos Portugueses - IV Série - "450 Anos da Chegada dos Portugueses ao Japão"

200 Escudos 1993
KM#665 - Tanegashima
KM#666 - Espingarda
KM#667 - Embaixada Japonesa
KM#668 - Arte Namban

Descobrimentos Portugueses - V Série - "VI Centenário do Nascimento do Infante D. Henrique e do Tratado de Tordesilhas"

200 Escudos 1994
KM#670 - D. Henrique
KM#671 - Tordesilhas
KM#672 - Partilha do Mundo
KM#673 - D. João II

Descobrimentos Portugueses - VI Série - "A Rota das Especiarias"

200 Escudos 1995
KM#681 - Malaca
KM#682 - Molucas
KM#683 - Timor
KM#684 - Austrália

Descobrimentos Portugueses - VII Série - "Navegações no Mar da China"

200 Escudos 1996
KM#689 - Portugal - Sião
KM#690 - China
KM#691 - Macau
KM#692 - Ilha Formosa

Descobrimentos Portugueses - VIII Série - "A Missionação"

200 Escudos 1997
KM#697 - S. Francisco Xavier
KM#698 - Luís Fróis
KM#699 - José Anchieta
KM#700 - Bento Góis

Descobrimentos Portugueses - IX Série - "Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia"

200 Escudos 1998
KM#709 - Vasco da Gama
KM#710 - Terra do Natal
KM#711 - Moçambique
KM#712 - Índia

Descobrimentos Portugueses - X Série - "Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral"

200 Escudos 1999
KM#716 - Morte no Mar
KM#717 - Pedro Álvares Cabral
KM#718 - Brasil
KM#719 - Duarte Pacheco Pereira

Descobrimentos Portugueses - XI Série - "Novas Fronteiras Marítimas"

200 Escudos 2000
KM#728 - Terra do Lavrador
KM#729 - Terras Corte-Reais
KM#730 - Terra Florida
KM#731 - Fernão Magalhães

Não encontrei informação acerca dos estojos "Prestígio". :think:
Comentários, opiniões e sugestões são bem vindos.

Cumprimentos

okmijn
Senhor Escudo da I República
Registado: terça mai 12, 2009 5:11 pm

Mensagempor okmijn » quinta mar 18, 2010 11:51 pm

gcz Escreveu:Eu não tenho a certeza que as de platina e prata façam parte apenas dos conjuntos "prestígo/4 moedas 4 metais". Ao que consegui descobrir em 2000 a INCM colocou no mercado estojos com duas moedas, ouro e prata (PROOF). Já aqui foi mencionado um, "arquipélagos atlânicos". Sei que foram série muito limitadas (da ordem das 300 unidades). Não sei de onde vieram: se foram cunhadas de propósito, de algum resto da cunhagem autorizada que não tinha sido realizada, ou se (como suspeito) correspondiam a coleccões em armazem que foram partidas em edições mais baratas e vendidas para despachar stock antes da entrada no euro. Se isso aconteceu não é de excluir que a INCM tenha dividido algumas séries "prestígio".

Já agora, outras curiosidades: as séires I e II têm moedas de 100 escudos de valor facial, mais pequenas que as restantes, de 200 escudos. E as de platina e paládio são praticamente indistinguíveis, no aspecto, das de prata, mas distinguem-se bem pela espessura: as de platina são bastante mais finas, as de paládio mais grossas (acho que a platina é o metal não radioactivo mais denso, a INCM optou por fazer as moedas com o mesmo peso mas espessuras diferentes).

Bom...
Esses 2 eram estojos com 2 moedas - prata e ouro.
As outras não ouvi falar...
Cá fica uma reliquia - a cópia do panfleto da altura :D

Imagem

gcz
Reinado D.Miguel
Registado: domingo set 30, 2007 11:37 pm

Mensagempor gcz » sábado mar 20, 2010 1:49 am

Informação interessante, obrigado. Não sabia que tinham sido mesmo promovidas, e em conjunto. Posso acrescentar já consegui confirmar que parte da a 4ª série "prestige" foi "desmembrada", houveram moedas vendidas em estojo pela INCM sozinhas, nomeadamente a "arte namban" em platina. E penso que um estojo também com um par prata/ouro.

O mais interessante para mim é que isto demonstra algo que eu pensava ser apenas uma possibilidade, mas agora calculo que já aconteceu: a casa da moeda pode cunhar ou pelo menos pôr à venda moedas 10 anos ou mais depois da emissão original (caso desse par de estojos), desde que ainda não tenha esgorado a emissão autorizada. E há que ter em conta que praticamente nenhuma das emissões comemorativas de euro foi ainda esgotada...

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagempor AntonioMota » sábado mar 20, 2010 7:34 am

Só por curiosidade; o Catálogo do Ferreira da Silva, de 2010, a pp. 174-178 tem a cotação das moedas aqui tratadas (ao contrário do que acima se diz).

Saudações,

EUROESCUDO
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Contacto:

Mensagempor EUROESCUDO » sábado mar 20, 2010 12:42 pm

A Numisma, no leilão nº 53, pagina 35 e 36 faz referencia de 8 Series Prestigio, PROOF pela base de 1.000 € cada série. :thumbs:

Imagem
Imagem
Última edição por EUROESCUDO em sábado mar 20, 2010 1:18 pm, editado 2 vezes no total.
Razão: Imagens
C/ Melhores cumprimentos:
M E N D E S
€uroe$cudo

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

Voltar para “República Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes