MOEDAS COMEMORATIVAS DE 1898 A 2001.

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Re: MOEDAS COMEMORATIVAS DE 1898 A 2001.

#11 Mensagem por Jorge Silva » segunda jul 09, 2012 6:53 pm

Bem quando é demais o pessoal queixa-se, e quando é de menos o pessoal queixa-se, é claro que tudo isto é negócio.
Quanto á questão das moedas modernas de hoje serão as moedas antigas de amanhã, pode ser exagero mas temos que ver e aproveitar esta situação como um marco histórico e cultural da sociedade Portuguesa quer queiramos quer não.

Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

|v
Reinado D.João VI
Registado: sexta set 01, 2006 10:56 pm
Contacto:

#12 Mensagem por |v » segunda jul 09, 2012 7:46 pm

Embora perceba aquilo que o Jorge Silva pretende transmitir neste tópico, considero redutor estabelecer estas datas para as moedas comemorativas, como se só neste lapso de tempo se tivessem cunhado este género de moedas.

Tenho para mim que as moedas comemorativas tiveram início no reinado de D. Fernando I, com a barbuda, o grave e o pilarte, existindo muitas outras em vários reinados até chegar a 1898. Para além das moedas comemorativas em escudos não podemos por de lado as que foram cunhadas em euros.

Por outro lado, não podemos nem devemos esquecer as que foram cunhadas nas ex-colónias (Guiné, Índia, Macau e São Tomé e Príncipe), porque nessa altura aqueles territórios faziam parte de Portugal. Quer queiramos ou não esta foi a história de Portugal.

Mas, mais importante do que tudo isto é que colecionar moedas comemorativas é conhecer a história de Portugal. Se tivermos o cuidado de estudar cada evento comemorado certamente que teremos mais prazer nesta coleção e seremos mais ricos culturalmente comparativamente com a coleção de moedas correntes. Enquanto que nas moedas comemorativas cada moeda é diferente, com uma história própria, nas correntes temos sempre (ou quase) o mesmo desenho, mudando apenas a data.

No fundo o que importa é que cada um colecione aquilo que gosta e respeite aquilo que os outros gostam :beer:
J. Valério

Livros: Moedas Comemorativas Portuguesas e As Moedas Desconhecidas de Malaca. Compre já em valerio.bubok.pt
moedas-comemorativas.blogspot.com - [RSS Feed] - [Twitter] - [Facebook]
Toda a informação sobre moedas comemorativas portuguesas

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#13 Mensagem por Jorge Silva » segunda jul 09, 2012 8:53 pm

É claro que esta quantidade de moedas é uma forma simplista de vermos as coisas.
Porque se acham que são muitas moedas comemorativas, estão redondamente enganados, porque defacto elas são muito mais, que me digam o pessoal que coleciona as BNC´S e as PROOF´S ( que também é o meu caso).
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

LuisaSilva
Reinado D.João VI
Registado: quinta jan 26, 2012 11:50 am

#14 Mensagem por LuisaSilva » terça jul 10, 2012 5:35 pm

nao me parece mal que façam moedas comemorativas com fartura, desde que realmente tenham motivos dignos de serem representados em moeda ... a nossa historia é rica e dá asas a INCM para emitir moedas ...

só é pena que o que está verdadeiramente por traz de tantas emissões nao seja o prazer pela cultura mas sim o negocio(isto é a minha opiniao), vejamos uma moeda de 200 escudos que custou 200$ agora nao os vale, ou seja foi apenas um negocio... se as moedas tivessem um tratamento semelhante ás notas ( valerem pelo menos o valor facial e serem aceites para troca no BP dentro de um prazo nao inferior a 25anos ) até concordava com muitas emissões assim como estao as coisas nao, sao moedas a mais e com emissoes demasiado grandes para um pais com menos de 10milhoes de habitantes em que a maioria é pobre ....
EUROS veja este tópico
viewtopic.php?f=25&t=115949

Visite o meu site
www.worldmoneyplace.com

Cumprimentos
João Almeida

Meganclio
Reinado D.Maria I
Registado: sexta jul 01, 2011 9:13 pm

#15 Mensagem por Meganclio » terça jul 10, 2012 7:01 pm

Se quer ir por ai... As moedas de 10 euros de prata são de 500%, e se o valor da prata que lá tem for de 7€, é porque subiu nestes últimos tempos... e quanto paga por elas??? 10€. Tipo??????????????????????????????????????

Acontecia o mesmo com as de 1000 escudos.

Bem negociar desta forma é espectacular. normalmente, o dinheiro vale aquilo que marca o facial...

Meganclio
Reinado D.Maria I
Registado: sexta jul 01, 2011 9:13 pm

#16 Mensagem por Meganclio » terça jul 10, 2012 7:04 pm

Ai és tu LuisaSilva :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: .

Nem reparei. Ora partilhamos a mesma ideia :thumbs: .

Responder

Voltar para “República Portuguesa”