5 cent 1922 - breve análise

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

5 cent 1922 - breve análise

#1 Mensagem por tm1950 » segunda dez 03, 2012 7:01 pm

A avaliação de moedas, como tudo, afinal de contas, requer conhecimento (o tal know how), requer estudo, capacidade de análise, espírito crítico, experiência, e requer também honestidade intelectual.
As imagens são sempre limitadoras da realidade porque não reproduzem fielmente o objeto, a moeda. Pode haver pontos obscuros que uma simples imagem não consegue captar. Apenas através de imagens será difícil alguém dizer: “Basta olhar”, expressão deliciosa quando pronunciada sabiamente.
Quero também alertar para uma realidade que é comum nas áreas do colecionismo em geral, que é o aparecimento dos “fazedores de opinião”, ou seja, sabedores, ou pretensos sabedores que conseguem fazer vingar no seu meio ambiente determinadas opiniões, muitas das vezes sem o rigor suficiente.
Bom, mas depois deste introito, vamos ao assunto.
É óbvio para mim que este tipo de moeda é fácil de falsificar quando comparada, por exemplo, com uma moeda de 500 réis, de D. Maria II. Não tem muitos pontos que possam ser suficientemente delicados para que um molde os não possa apanhar.
Depois de compilar uma série de exemplares destas moedas, a maior parte delas oriundas do fórum, procurei encontrar alguns sinais objetivos que as pudessem distinguir.
A amostragem não foi grande, mas ainda assim encontrei alguns sinais significativos. Não sei se suficientes para deles se poderem retirar conclusões sérias. A minha preocupação foi a objetividade. Por outro lado, a qualidade das imagens de cada moeda não é a mesma, mas é o que temos.
O meu objetivo não é tirar conclusões, apenas abrir janelas para que outros as possam conseguir.

Para além do peso, de que não disponho de todas as moedas, os tais sinais objetivos, os pormenores, que considerei são os seguintes:
Anverso:
a. Na data, comparar a distância do algarismo “1” à pérola da esquerda com a distância do algarismo das unidades à pérola da direita;
b. Pormenor da base do algarismo “2”, das dezenas;
c. Empastamento no campo;
d. Perolar;
e. Relevos junto ao algarismo “1”, da data, e à letra “O”, de Portugal;
f. Vestígios de cunhos problemáticos.
Imagem
Imagem

Reverso:
a. Arcos da esfera armilar;
b. Perolar;
c. Qualidade das estrias junto aos castelos;
d. “pontinho”, localizado no escudo. Imagem
e. Vestígios de cunho problemáticos.


Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#2 Mensagem por tm1950 » segunda dez 03, 2012 7:08 pm

As moedas em análise:

Moeda 1:
Imagem

Moeda 2:
Imagem

Moeda 3:
Imagem

Moeda 4:
Imagem

Moeda 5:
Imagem

Moeda 6:
Imagem

Moeda 7:
Imagem

Moeda 8:
Imagem

Moeda 9:
Imagem

Moeda 10:
Imagem

Moeda 11:
Imagem

Moeda 12:
Imagem

Moeda 13:
Imagem

Moeda 14:
Imagem

Moeda 15:
Imagem

Moeda 16:
Imagem

Moeda 17:
Imagem

Moeda 18:
Imagem

Moeda 19:
Imagem

Moeda 20:
Imagem

Moeda 21:
Imagem

Moeda 22:
Imagem

Moeda 23:
Imagem

Moeda 24:
Imagem

Moeda 25:
Imagem

Moeda 26:
Imagem

Moeda 27:
Imagem

Moeda 28:
Imagem

Moeda 29:
Imagem

Moeda 30 (envernizada):
Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#3 Mensagem por tm1950 » segunda dez 03, 2012 7:40 pm

Quadro comparativo:

Imagem

Algumas observações:
1. Peço a colaboração de todos os que têm acesso a uma melhor informação sobre cada uma das moedas expostas, no sentido de me informarem do seu peso, bem como confirmarem os dados existentes e assim aumentar o rigor do quadro.
2. Considerei como “normal” o facto de a distância da pérola da esquerda ao algarismo "1" ser inferior à distância da pérola da direita ao algarismo das unidades. Verifiquei o mesmo pormenor em moedas de 1 e 2 e 5 centavos daquela época.
3. A legenda “n. o.” significa não observado e foi usada quando a imagem não permitiu uma observação aceitável do pormenor.
4. Parece existir um problema no bordo, no anverso da "Moeda 17", pelas 2/3 horas, que poderá estar relacionado com o perolar nessa zona. Melhores imagens, ou mais informação do proprietário do exemplar poderão ajudar na análise da moeda.
5. Não considerando as moedas: “Moeda 14”; “Moeda 18” e “Moeda 28”, foram encontradas 4 moedas com os arcos diferentes, ou seja 14,8% do total de 27.
6. Na amostragem considerada, parecem ser mais significativos os seguintes pormenores:
6.1. Na data, a menor distância da pérola da esquerda ao algarismo "1";
6.2. A existência do pormenor do algarismo "2", das dezenas;
6.3. Cunhagem dos arcos na esfera armilar.
No entanto, parece-me ser importante analisar a moeda como um todo, e não dar importância apenas a um ou outro pormenor, procurando sim chegar ao “carácter da moeda”.

Em rodapé:
Em termos de genuinidade, atendendo aos pormenores considerados, as moedas: “Moeda 14”; “Moeda 18” e “Moeda 28” não me merecem qualquer credibilidade. As restantes moedas têm, para mim, de alguma a elevada credibilidade.
Para utilizar argumentos que alguns foristas apreciam, ainda adianto que gosto de todas as moedas, exceto das moedas: “Moeda 14”; “Moeda 18” e “Moeda 28” de que não gosto. Entrariam na minha coleção as moedas: “Moeda 1”; “Moeda 2”; “Moeda 3” e “Moeda 4” e não entrariam na minha coleção os restantes exemplares analisados.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Rui Teixeira
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 662
Registado: sexta out 28, 2005 10:34 am
Localização: Valeflores, Sintra
Contacto:

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#4 Mensagem por Rui Teixeira » segunda dez 03, 2012 8:41 pm

excelente trabalho muitos parabens, devia ficar inamovivél, e todas as séries de moedas Portuguesas deveriam ter um estudo deste tipo.
Á medida que ia vendo as fotos das imagens e sem vendo o seu quadro resumo, ia olhando e tirando o azimute de cada uma das moedas, dizendo verdadeira/falsa e disse de caras 14 e 18 falsas, as outras para mim e pelas imagens embora existam algumas compouco detalhe são boas.
Mais uma vez excelente e muito obrigado, e concordo consigo sobre os fazedores de opinião que nada percebem, não é só na numismática, basta sintonizar um canal de tv perto de si. ;)

kizu
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 201
Registado: sexta jul 01, 2011 10:29 am

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#5 Mensagem por kizu » segunda dez 03, 2012 9:05 pm

Excelente trabalho! Assim aprende-se rápido! ;) Obrigado!
Cumprimentos,
André Santos Silva

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#6 Mensagem por jdickson » segunda dez 03, 2012 10:29 pm

Espectacular trabalho de recolha de dados e respectivo tratamento (muito mais difícil e moroso)! :clap3: :clap3: :clap3:
Também concordo com a sugestão de ficar post inamovível, devido à credibilidade da amostra e da metodologia usada e por se tratar de um assunto recorrente, relativo a uma moeda das mais "problemáticas".
Ah! E reconheço a minha como a nº1... :D

Avatar do Utilizador
smertola
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1369
Registado: domingo jan 25, 2009 5:53 pm
Localização: Amadora

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#7 Mensagem por smertola » segunda dez 03, 2012 10:32 pm

Celso, parabéns pela fabulosa análise feita. Concordo que isto deveria passar a ser um tópico permanente, à semelhança do que aconteceu com o estudo do escudo 1935.
Isto sim são tópicos de contributos valiosos para o fórum! :)
Cumprimentos,

Sérgio Mértola

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-smertola

Avatar do Utilizador
ENunes
Reinado D.João V
Mensagens: 594
Registado: segunda set 26, 2011 5:08 pm
Localização: Paredes

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#8 Mensagem por ENunes » segunda dez 03, 2012 11:01 pm

Esta é mesmo complicada, parabéns pelo excelente trabalho. :thumbs:

Penso que esta análise deveria incluir mais moedas falsas, com 100% certeza, para ajudar com alguns sinais relevantes.
No caso da moeda 14 e 18 onde todos os pontos analisados diferem das restantes mais falsificações seriam úteis para o comprovarem e ajudar em algumas mais duvidosas.
Última edição por ENunes em segunda dez 03, 2012 11:12 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#9 Mensagem por doliveirarod » segunda dez 03, 2012 11:05 pm

Assim que se mostra, e não de forma falaciosa!
Quando não temos a moeda em mãos, fica difícil, mas essas imagens dão uma margem boa de credibilidade ao que se diz.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 5 cent 1922 - breve análise

#10 Mensagem por MCarvalho » segunda dez 03, 2012 11:13 pm

Excelente estudo, Celso. Parabéns!

Metódico - Simples - Didáctico - Objectivo.

Assim consegue-se aprender, assim consegue-se ensinar :thumbs:
MCarvalho

Responder

Voltar para “República Portuguesa”