Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça out 23, 2018 1:28 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta jul 29, 2016 10:10 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: sexta jun 24, 2011 11:40 pm
Pois a pouco percebi que não não nenhum anuncio de moedas de Real que anda estão em circulação, nem mesmo as das olimpíadas, acabou a festa no Mercado Livre!

MensagemEnviado: domingo jul 31, 2016 3:44 pm 
Desligado
Reinado D.João IV

Registado: domingo set 07, 2008 3:04 pm
Que eu saiba, por lei é vedada a comercialização de cédulas e moedas vigentes.

MensagemEnviado: domingo jul 31, 2016 5:15 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
No Mercado Livre, que eu lembre, desde sempre foi "proibido" dentro da políticas deles, só que não policiavam.

Mas se é proibido comercialização de forma geral, como o Banco do Brasil e agora o Clube da Medalha vendem nos seus sites (tem as de 1 real, mesmo que em folder, e as de prata e ouro tem valor de face formalmente)? Se não pode, não pode para todos.

Isso sempre foi uma resposta também de enviar moedas pelos correios. Se é proibido envio de dinheiro em circulação pelos correios, como o Banco do Brasil envia as que vende no site pelos correios (de novo, mandam de 1 real em folder)??

Sobre as leis, sempre foi a questão das que se cumprem e das que se faz visa grossa.

Sobre o Mercado Livre, será temporário pelas das Olimpíadas serem vendidas em período olímpico, onde até abriram duas lojas físicas, uma em Copacabana e uma na Vila Olímpica, e é uma questão como foi com a Copa, de marca em períodos dos eventos (as Para-Olimpíadas serão em setembro), ou será permanentemente ??

O tempo dirá....

MensagemEnviado: quarta ago 03, 2016 7:24 am 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: sábado nov 09, 2013 6:42 pm
Isto criou muitos problemas no mercado mnumismático. Principalmente para aqueles que colecionam moedas Brasileiras e vivem fora do Brasil.
No mês de março ainda troquei umas caixas de correio (< 2quilos) com dois colecionadores do Brasil e eles puderam retribuir conforme o acordo que fizemos,
Nos ultimos mezes, muitos numismatas da Numista.com mandaram moedas para o Brazil, elas chegaram aos destinatários, mas nãp puderam retribuir e cartas são devoldidas ou desapareçem.
Conclusão... se não há moedas Brasileiras no mercado os preços aumentarão e muito.

MensagemEnviado: quarta ago 03, 2016 10:05 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça set 02, 2008 11:53 pm
Já está cheio de novo, principalmente moedas das olimpíadas bimetálicas de 1 real.

MensagemEnviado: quarta ago 17, 2016 7:33 pm 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: quinta mar 14, 2013 7:35 pm
está cheio de moedas do império e colonia, que antes era proibido

MensagemEnviado: sábado ago 20, 2016 7:40 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça set 02, 2008 11:53 pm
Me parece que teve mesmo uma mudança, antes não se podia vender moedas brasileiras e portuguesas anteriores a 1900, parece que agora passou para 1800.

MensagemEnviado: terça ago 23, 2016 2:03 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quinta fev 25, 2010 7:57 pm
Boa tarde amigos.
Recebido no boletim Os Numismaticos
Os Numismaticos

Da ilegalidade das vendas de moedas em curso vigente no Brasil

Posted: 03 Aug 2016 03:19 PM PDT
Meus queridos amigos faço esse post por utilidade pública aos amigos numismatas e para que possamos explicar uma questão que vem perturbando nossas vendas. Recentemente tive minha conta do Mercado Livre suspensa por vender moedas comemorativas brasileiras, essa foi a explicação do Mercado Livre:

Seus anúncios #775649909, #775643528, y #759276034 foram finalizados, porque de acordo com nossos termos e condições e proibido oferecer "Dinheiro em curso vigente no Brasil", e em consequência devemos finalizar seus anúncios e pedir que evite anunciá-los novamente. Esta restrição aplica a todos os usuários e se você observar outros anúncios oferecendo o mesmo produto, pode denunciá-los desde o anuncio, clicando na opção denunciar, em tanto mesmo não denunciando nos próximos dias estaremos retirando do site todos os anúncios iguais aos seus. Saiba mais ao respeito em Produtos e serviços financeiros.

Eu entendo que você não concorda com a decisão mais se você acessar o site do Banco Central do Brasil (https://www.bcb.gov.br/novasnotas/faq.html), nas perguntas frequentes, encontrará esta pergunta com a devida resposta do ente em questão: As notas da Primeira Família continuam válidas? Sim. As notas da Primeira Família do Real continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo desgaste natural. Por tanto, as notas estão validas e não podem ser comercializadas no site. Esta restrição aplica a todos os usuários e se você observar outros anúncios oferecendo o mesmo produto, pode denunciá-los desde o anuncio, clicando na opção denunciar, em tanto mesmo não denunciando nos próximos dias estaremos retirando do site todos os anúncios iguais aos seus. Saiba mais ao respeito em Produtos e serviços financeiros.

A questão é, NÃO EXISTE TAL PROIBIÇÃO, procurei fazer a mesma pergunta para várias "tradicionais" lojas numismatas brasileiras e a única coisa que recebi em troca foi omissão, logo fui direto a fonte, entrei em contato com a assessoria de comunicação do Banco Central e recebi esta mensagem.

Prezado Senhor ANDRE LUIZ PADILHA:

A relação das moedas comemorativas, lançadas pelo Banco Central do Brasil, e suas características gerais podem ser consultadas em nossa página na internet, seguindo "Cédulas e moedas > Moedas > Moedas comemorativas > Relação de moedas".

A forma de aquisição das moedas comemorativas ainda disponíveis para comercialização pode ser verificada em nossa página na internet, em "Cédulas e moedas > Moedas > Moedas comemorativas > Como comprar".

Ressaltamos que cédulas e moedas antigas e atuais podem ter valor no mercado de colecionadores e o preço pode variar de acordo com o estado de conservação da peça, com sua raridade e com o interesse do comprador.

O Banco Central do Brasil não interfere nos preços de cédulas e moedas comercializadas no mercado numismático, sejam elas de modelos antigos, atuais ou comemorativos. Assim, os exemplares podem ser negociados entre vendedor e comprador, conforme seus interesses.

Atenciosamente,
Departamento de Atendimento Institucional (Deati)
Divisão de Atendimento ao Cidadão (Diate)
Tel: 145

Como venho do universo jurídico disponibilizo como prova o link de validação de tal atendimento, que segue:
Link de validação: https://www3.bcb.gov.br/rdr/consultaCom ... od=entrada
Código de validação: IVAPGSWL5G17XVS37724
Email do destinátario: apadilha.adv@gmail.com

Concluo através dessa matéria que o Mercado Livre quer único e exclusivamente atrasar nossa profissão, estou me deslocando para Ebay para minhas futuras vendas e convoco a todos os interessados que seja feito o mesmo, tal documento é valido e os lesados poderão ingressar com uma ação judicial contra o Mercado Livre, terei o maior prazer em fazer um parecer técnico para os colegas.

Assim, não existe nenhuma ilegalidade em vender moedas em curso vigente no Brasil no nosso mercado numismático, espero que tal matéria ajude os colegas!
Então não esqueçam de compartilhar para que todos tenham noção dos seus direitos.

MensagemEnviado: quarta ago 24, 2016 11:25 am 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Caro Mário,

Muito bem colocada sua posição aqui. Tenho um colega que também recebeu uma resposta semelhante, e pedi a ele que divulgasse também para que todos saibam em boletins numismáticos.
Infelizmente, a proibição pode vir do próprio Mercado Livre que pode fazer as regras que quiser, se ele decidir que não vende algum produto, ele pode proibir e pronto.

E mais sobre este assunto, creio que a proibição do Mercado Livre veio de um fator secundário, pois há anos ele deixa vender dinheiro em circulação, por que agora proibir ?
Após verificar com alguns colegas, cheguei a conclusão que o problema podem ser os correios. Pelos correios envio de dinheiro em circulação é proibido, e tenho ouvido que os casos de problemas com correios com dinheiro em circulação aumentaram muito ultimamente, e isso pode ter afetado o Mercado Livre pelo Mercado Envios deles, ou por outra forma, e com isso o que decidiram fazer foi efetivamente proibir ao invés de tentar resolver e se tornar parte de um processo, pois ele se tornaria tipo um cúmplice do delito do envio de dinheiro pelos correios.

Com isso, creio que nosso principal problema é o envio de dinheiro em circulação pelos correios. Se essa proibição não existisse, pode ser que poderíamos comercializar normalmente.

Mas creio que esse problema com os correios é algo que dificilmente iríamos resolver. Poderiam muito bem aceitar se o material fosse devidamente declarado como material de colecionismo, apresentado na hora da postagem, e segurado, tudo as claras para evitar algum crime de esconder envio de valores, mas mudar isso nos correios creio ser muito difícil.

Abraços.

MensagemEnviado: quinta nov 24, 2016 11:38 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: quinta nov 24, 2016 7:02 pm
Acho um absurdo o Mercado Livre de forma deliberada proibir a venda de moedas em curso vigente, pois não importam em venda de moeda com finalidade de "cambio", mas, se trata de peças de coleção. Logo, não há ilegalidade nenhuma.
Acho que a única forma de eles ouvirem é por ação mesmo, porque já fiz várias sugestões e reclamações, sem resposta.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited