Ajuda na Identificação de Moedas

Tudo relacionado com a numismática brasileira
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
hsouto
Escudinho da II República
Mensagens: 21
Registado: terça jan 10, 2017 9:29 pm

Ajuda na Identificação de Moedas

#1 Mensagem por hsouto » sexta jan 20, 2017 7:23 pm

Olá!

Vasculhando minha coleção de cobres, encontrei 3 moedas que gostaria de ajuda na identificação, avaliação e, se não for pedir muito, preço médio.
Sei que estão gastas, mas não consegui encontrá-las em catálogo algum. Seguem as fotos.

Esta possui o tamanho de uma 40 reis, então julgo ser 40 reis com carimbo de 20. Porém não encontro nada sobre 1833, muito menos com letra C/G.
ImagemImagem

20 reis com carimbo de 10 1830? Também não acho referências.
ImagemImagem

Este é 31 ou 51?
ImagemImagem


Agradeço desde já a ajuda dos senhores!


Henrique Souto Carvalho
Rio de Janeiro - Brasil

Avatar do Utilizador
Leandro Numismata
Reinado D.José
Mensagens: 505
Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
Localização: Porto Velho,Rondônia,Brasil

Re: Ajuda na Identificação de Moedas

#2 Mensagem por Leandro Numismata » segunda jan 23, 2017 5:25 pm

Olá hsouto,

A primeira moeda trata-se de um 80 réis 1833 G (Casa da Fundição de Goiás), com carimbo geral (1835) de 20 réis.

As moedas cunhadas em Goiás (G) e Cuiabá (C) possuíam os mesmos módulo e peso das moedas cunhadas na Bahia e no Rio de Janeiro, mas apresentavam o dobro do valor (moeda fraca) porque sua circulação estava restrita, antes da aplicação do carimbo geral, às províncias onde eram cunhadas.

A segunda moeda: 40 réis 1831 C (Casa da Moeda de Cuiabá), com carimbo geral de 10. Cunhagem de D. Pedro I.

A última moeda é de 1751 (cunhagem de D. José I), cunhada no Rio de Janeiro, sem letra monetária.

Quanto aos preços, não saberei cotar com exatidão. Mas a moeda de 1833 G é escassa. A moeda de 1831C, é a que custa menos nesse conjunto.
Já a moeda de 1751, trata-se de moeda bastante escassa, e que certamente deverá valer muito mais que as outras duas juntas. É uma ótima peça.
Compro moedas de cobre brasileiras com carimbo do Pará e do Maranhão.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

Avatar do Utilizador
hsouto
Escudinho da II República
Mensagens: 21
Registado: terça jan 10, 2017 9:29 pm

Re: Ajuda na Identificação de Moedas

#3 Mensagem por hsouto » segunda jan 23, 2017 6:41 pm

Leandro,

Obrigado pela resposta!
Não sabia sobre esta curiosidade das moedas do Goiás e Cuiabá.

Agora sobre a XX réis 1751, que se fosse apenas pelo desgaste nas faces eu consideraria talvez uma BC, estou com receio quanto a espessura.
É a moeda de cobre mais fina que possuo, tomo extremo cuidado com ela, parece que pode se quebrar a qualquer momento. Não sei se o disco fino era a cunhagem regular da época para essa moeda, ou se há algum problema (falsificação talvez).
Se alguém puder ajudar, ficarei muito grato. Posso tirar fotos melhores se for o caso.

No mais, muito obrigado!
Henrique Souto Carvalho
Rio de Janeiro - Brasil

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”