Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta set 20, 2018 4:04 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Empresa para Avaliação 'Oficial'
MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 4:52 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: domingo fev 19, 2017 12:08 am
Olá foristas,

Sou novo no mundo da numismática e gostaria de saber dos mais entendidos no assunto.

Já houve aqui no Brasil uma tentativa por parte de alguém em abrir uma empresa tipo a PCGS/NGC? Seria algo viável aqui no Brasil? Pergunto isso, pois embora entenda que o mercado brasileiro de numismática seja pequeno, me pareceu maior do que eu imaginava quando comecei a colecionar, mas vai ver foi só um deslumbre de iniciante.

MensagemEnviado: segunda ago 07, 2017 4:32 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Esse é um assunto interessante. Não há uma empresa certificadora de estados de conservação de moedas no Brasil, e não haverá uma tão cedo, por uma simples razão: A imensa maioria dos comerciantes estabelecidos no Brasil (com loja física) iria amargar grandes prejuízos. Muitos anunciam moedas como sendo "FC" e quando a moeda chega ao comprador, é no máximo SOB, ou limpa com ácido, ou com gosma verde de PVC, etc. É por essa razão que a sociedade numismática brasileira utiliza uma escala de conservação fajuta (FC/SOB/MBC/BC/R/UTG) e que abre grandes margens à subjetividade.

Outra razão é que para haver uma empresa dessas, alguém deve se qualificar pra avaliar o EC das moedas de acordo com a Escala Sheldon. As associações numismáticas dos Estados Unidos oferecem um curso (caríssimo, por sinal, e feito ''in loco'') e desconheço algum brasileiro que o tenha feito. Provavelmente não há nenhum brasileiro qualificado para tal.

Caso o amigo queira aprender o básico sobre como e onde olhar pra uma moeda pra avaliar o estado de conservação de acordo com a Sheldon, poderás assistir a estes vídeos: https://www.youtube.com/playlist?list=P ... Hr41sjGyzi

MensagemEnviado: segunda ago 07, 2017 10:47 pm 
Desligado

Citar:
Muitos anunciam moedas como sendo "FC" e quando a moeda chega ao comprador, é no máximo SOB, ou limpa com ácido, ou com gosma verde de PVC, etc.

Por esse e outros motivos que tive essa curiosidade, desde que comecei a comprar moedas, tenho comprado quase que exclusivamente na loja o Amato, pois posso fazer o pedido e ir na loja ver a moeda, e tenho concordado com as qualificações. Todos os outros sites que eu acho, sempre tem moedas com qualidade que mesmo meu olho de iniciante não concorda com a qualificação que eles dão, isso se o site se der ao trabalho de ter fotos em boa resolução. Facebook então nem se fala, todo mundo tem moedas em "excelente estado de conservação".

Valeu pela dica, eu já tinha visto sim esses vídeos um tempo atrás, vou ver novamente, treinar mais o olho pois vou começar a comprar umas moedas de prata pra minha coleção.

MensagemEnviado: terça ago 08, 2017 5:16 pm 
Desligado

Já comprei nessa loja que vc citou, duas vezes, pra nunca mais. Moedas limpas com ácido. Moedas flor de cunho tem um brilho que parece um relógio girando, e as dessa loja não são assim.

MensagemEnviado: terça ago 08, 2017 5:29 pm 
Desligado

Quais lojas recomenda?

MensagemEnviado: quarta ago 09, 2017 6:07 pm 
Desligado

Depende de como você forma a sua coleção: Você aceita qualquer moeda, sem se importar com o estado de conservação, ou procura peças em estados de conservação superiores, flor de cunho?

Se for o segundo caso, não recomendo nenhuma casa numismática brasileira. Tenho feito minhas compras na europa e no ebay. Infelizmente colecionar moedas brasileiras em estados de conservação superiores é um verdadeiro inferno e as boas peças se encontram ou já nas grandes coleções, ou fora do país. Se você for muito exigente com o estado de conservação (assim como eu sou), prepare-se pra muitas dores de cabeça e devoluções, inclusive prepare-se pra criar algumas inimizades com alguns vendedores sem noção. Há até mesmo clubes de numismática que preparam vendas sob ofertas com moedas um ou dois degraus abaixo da escala de conservação do que o anunciado, e se contestar o que é dito, chovem ofensas.

O que posso lhe recomendar são os métodos básicos de exame das peças: Procurar sempre o "brilho de relógio" nas peças flor de cunho, (esse brilho é ocorre pela pressão da cunhagem, portanto é praticamente impossível reproduzi-lo com produtos químicos), olhar cuidadosamente a serrilha em busca de batidas e mossas, olhar a peça com uma boa lupa (eu uso aumento de 40x) observando os detalhes da gravura e também em busca de hairlines e sinais de limpeza e sempre pesar e medir cada peça, e conferir os dados no catálogo (há muitas falsificações no mercado).

MensagemEnviado: sexta ago 11, 2017 3:35 pm 
Desligado

Assim vc me desanima, não estou em condições de fazer compras internacionais. Gostaria sim de focar toda minha coleção em Flor de Cunho, mas tenho comprado algumas soberbas também.

MensagemEnviado: sexta ago 11, 2017 8:31 pm 
Desligado

Se aceitas um conselho, não percais vosso tempo com moedas abaixo de flor de cunho, especialmente se são da República ou do Império. É que, se algum dia precisares vender algumas peças, se não forem FC terás grandes dificuldades na venda, tendo inclusive que amargar vendas abaixo do valor inicialmente pago. Aceite na tua coleção somente moedas FC e com 100% do brilho de cunhagem.

Perceba que, mesmo o dono do Banco Itaú, que anos atrás montou um Museu de Numismática, mesmo com todo seu escopo financeiro, com assessoria de numismática exclusiva, com acesso aos principais leilões mundiais, mesmo ele não conseguiu completar toda a coleção de moedas do Brasil. Logo, estando ciente de que você também jamais terá uma coleção completa, então tenha poucas, mas BOAS peças ;) Se há alguma que tu queiras mas não consegues encontrar de imediato, não se preocupe, as moedas existem, elas estão por aí, cedo ou tarde a peça desejada aparece. Mesmo os 960 Réis é possível encontrar FC, e até mesmo vários dos cobres da colônia, basta ter paciência. Enquanto isso, há outras milhares que se pode adquirir. Repetindo: Tenha sempre BOAS peças na coleção, as melhores possíveis.

MensagemEnviado: sexta ago 11, 2017 9:53 pm 
Desligado

É, comprei recentemente o catálogo do Bentes e tem uns textos falando isso mesmo, bastante coisa no blog deles também. Vou tentar seguir essa filosofia.

Obrigado pelas dicas.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: