Moeda de ouro

Tudo relacionado com a numismática brasileira

Moderador: Moderador de Honra

Joao V
Escudinho da II República
Registado: segunda jul 24, 2017 10:55 pm

Moeda de ouro

Mensagempor Joao V » sexta jul 28, 2017 12:46 pm

Olá. Como leigo no assunto, as que mais me chamam atenção são as de ouro. Pergunta: Sem considerar o valor do peso em ouro, só pelo fato de a moeda ser de ouro, lhe dá mais importância na numismática?
Joao V

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Re: Moeda de ouro

Mensagempor AntonioMota » sexta jul 28, 2017 2:26 pm

Por uma moeda ser de ouro terá sempre um valor mínimo garantido...
o da cotação do ouro vs peso do respectivo ouro que essa moeda integra.

Joao V

Mensagempor Joao V » sexta jul 28, 2017 3:26 pm

Obrigado! AntonioMota. Me permita polemizar um pouco, só para eu entender melhor. Vamos considerar a hipótese de que numa determinada época existiram duas moedas exatamente iguais, exceto que uma era de ouro e a outra de alumínio. O valor atual do peso em ouro seria $ 500. O valor atual do peso em alumínio seria $ 5. Sei que é uma hipótese quase impossível, mas, vamos considerar que o valor histórico delas e o estado de conservação sejam exatamente idênticos, a diferença de valor entre uma e outra seria somente de $ 495?
Joao V

fernanrei
Reinado D.Sancho II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » sexta jul 28, 2017 3:46 pm

Boas, o valor de uma moeda é calculado tendo como referência a sua raridade, estado de conservação e procura. A diferença entre uma moeda de ouro e as outras, é que mesmo que a procura da moeda de ouro diminua o seu valor mínimo será sempre garantido pela cotação do ouro e do seu peso. Apenas como exemplo passo a narrar uma situação fictícia; Imaginemos que no ano de 1922 foram emitidas 10000 moedas de 1 centavo de ouro e apenas 10 de 1 centavo em bronze, para si caro João qual a moeda de 1 centavo que poderá atingir o maior valor partindo do principio que estão todas no estado conservação BELA?
:D FMMRei :D

Joao V

Mensagempor Joao V » sexta jul 28, 2017 6:46 pm

Obrigado fernanrei! Entendi. Acredito que a palavra chave é mesmo a procura. Ela é que, no final das contas, vai determinar o valor.
Joao V

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagempor Jorge Silva » sexta jul 28, 2017 7:25 pm

Existem moedas no mercado que deveriam na minha opinião ter valores altos, bastante altos, mas é exactamente o inverso, podemos dizer que é falta de conhecimento, até pode ser, mas tudo está relacionado com a sua procura, os coleccionadores é que fazem a valorização das peças.
E eu aproveito muitas destas situações, posso estar errado, pois posso.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Joao V

Mensagempor Joao V » sexta jul 28, 2017 7:48 pm

Jorge Silva Escreveu:Existem moedas no mercado que deveriam na minha opinião ter valores altos, bastante altos, mas é exactamente o inverso, podemos dizer que é falta de conhecimento, até pode ser, mas tudo está relacionado com a sua procura, os coleccionadores é que fazem a valorização das peças.
E eu aproveito muitas destas situações, posso estar errado, pois posso.

Não acredito que exista certo ou errado nessa questão, pois muito tem a ver com o gosto pessoal de cada um.
Joao V

carrancho
Reinado D.Pedro II
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Mensagempor carrancho » sábado jul 29, 2017 12:14 am

Amigo Jorge, correctíssimo.

Uma das máximas que aprendi nos mercados financeiros é que estar certo no momento errado é o mesmo que estar errado, outra é que o mercado é soberano. Nas moedas não é diferente e será sempre a lei da procura e oferta a ditar o valor dos numismas e a sua valorização.

Quem procura valorizar ou negociar moedas deve procurar o que o mercado valoriza, concorde ou não. Quem retira prazer de peças cheias de história e raridade pode aproveitar para o alcançar mais em conta, só não pode esperar que o mercado as venha a valorizar no futuro.

As companhias (boas) despertaram-me para o mundo dos ceitis, onde se conseguem comprar moedas únicas (ok, apenas novas referências entre centenas, mas ainda assim únicas) por poucas dezenas de euros. Para mim é óptimo, pois se valessem o que penso deveriam valer nem lhes tocava. No entanto também estou certo que se vender hoje ou daqui a 10 anos dificilmente consigo realizar o que paguei por elas.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Voltar para “Moedas do Brasil”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante