Super Coleção de Carimbos - Vendida em Leilão

Tudo relacionado com a numismática brasileira

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
fgmjlle
Reinado D.Maria I
Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am

Super Coleção de Carimbos - Vendida em Leilão

#1 Mensagem por fgmjlle » quinta abr 12, 2012 2:00 am

Há pouco tempo comprei um catálogo antigo de um leilão que ocorreu em março de 1966 (sim, há 46 anos...). Comprei porque o título me chamou a atenção: The Howard Gibbs Collection of Counterstamped, necessity and Siege Coins of the Americas (resumindo, uma coleção de moedas carimbadas nas Américas). Como adoro carimbos, me pareceu uma oportunidade para ver o que já circulava nos leilões daquela época. Confesso que fiquei surpreso com o que encontrei: Carimbos fantásticos, rarissimos, alguns provavelmente nunca catalogados, numa variedade e qualidade surpreendente. Há carimbos de Minas sobre colunário, combinados com carimbo dos Açores, 960 Réis com carimbos estrangeiros, 960 Réis sobre carimbos estrangeiros, e etc. Notei que também há carimbos falsos, como por exemplo os tradicionais carimbos do Ceará e um carimbo do Mato Grosso falso da Argentina (Nro 850), dentre vários outros.
Alguns exemplos os Sres podem ver nas fotos abaixo. Algumas moedas, presumo, devem estar em suas coleções (o carimbo de Minas sob número 830 foi vendido na Numisma e hoje está comigo...) e outras, oxalá, vão aparecer para venda algum dia.
As imagens abaixo são de páginas com fotos ilustrando os principais lotes. São, no total, 44 páginas repletas de belezas carimbadas. Foram, no total, um pouco mais que 2200 moedas vendidas neste leilão. É um excelente material de pesquisa para moedas carimbadas. Espero que lhes agrade como agradou a mim.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

JMesquita
Reinado D.Carlos
Registado: terça jun 25, 2013 4:25 pm

Re: Super Coleção de Carimbos - Vendida em Leilão

#2 Mensagem por JMesquita » domingo dez 21, 2014 12:46 am

Que beleza de catalogo de leilão.... E o mais bacana é descobrir que uma das moedas que consta lá hoje está em nossas mãos.
Eu também tive uma grata surpresa com o catalogo do Leilão da Schumam de 1906 , onde descreve, inclusive com foto, um carimbo de Cuiabá que sem querer caiu em minhas mãos.

PARABÉNS !!!

Abs,

JMesquita

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

Re: Super Coleção de Carimbos - Vendida em Leilão

#3 Mensagem por rodrigoleite » domingo dez 21, 2014 8:49 pm

Sim, aí também aparecem os famosos falsos carimbos do Piratini.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Responder

Voltar para “Moedas do Brasil”