1820/21 LXXX Gigantes baianos

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Luís
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

1820/21 LXXX Gigantes baianos

#1 Mensagem por AdrianoHS » quarta jun 05, 2019 3:06 pm

Bom dia à todos.

Hoje apresento dois moedões, 43 mm e 40 1/2 mm, respectivamente, e discos perfeitos, extremamente retos, embora de pesos anômalos menores, mas dentro de certa "normalidade" mesmo nas originais. Num período em que as falsificações eram a maioria circulante, já na derrocada do reino unido. Dentro deste completo caos político e econômico a Bahia se distinguia por suas emissões mais grosseiras e, muitas vezes, improvisadas (como o caso das famosas emissões da Vila da Cachoeira) ou ainda as falsificações de LXXX reino sobre 40 império, onde fica clara a aposta da manutenção do reino como regime na Bahia.
Torço que gostem deste simpático par, testemunhas de tanta efervecência. :hallo: :thumbupleft: :rotate:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por AdrianoHS em sábado jun 08, 2019 6:50 pm, editado 2 vezes no total.

silvio2
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: 1820/21 LXXX Gigantes baianos

#2 Mensagem por silvio2 » quarta jun 05, 2019 8:58 pm

Amigo Adriano, "a priori" são duas grandes moedas e dou-lhe os parabéns mas, com todo o respeito, acho a "mais pequena" um pouco estranha (... as letras e os algarismos :think: ).
Será impressão minha? ;)
Vamos aguardar mais opiniões ... e, para já, obrigado por partilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AdrianoHS
Reinado D.Luís

#3 Mensagem por AdrianoHS » quarta jun 05, 2019 9:04 pm

Vale a mensagem de baixo :erofl:
Última edição por AdrianoHS em quarta jun 05, 2019 9:29 pm, editado 1 vez no total.

AdrianoHS
Reinado D.Luís

#4 Mensagem por AdrianoHS » quarta jun 05, 2019 9:13 pm

Olá, amigo Sílvio.
Esta 21 é perfeitamente descrita pelo Souza Lobo no rol das originais, peso tamanho e letra entre pontos. Note a riqueza de detalhes, inexistentes nas falsas de época, como os besantes presentes nos escudinhos. Um achado neste estado. Concordo com a observação de estranheza na data, entretanto os datas pequenas são presentes nas originais.
Última edição por AdrianoHS em sábado jun 08, 2019 7:24 pm, editado 2 vezes no total.

AdrianoHS
Reinado D.Luís

#5 Mensagem por AdrianoHS » quarta jun 05, 2019 9:20 pm

Ué, mensagens não podem ser apagadas mais? :think:
Enfim, perdão pela duplicagem. :biglaugh:

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#6 Mensagem por doliveirarod » sábado jun 08, 2019 1:17 am

São originais, tenho uma dessas 21. O estilo tosco da Bahia causa essa confusão com as xém-xém. O disco é mais achatado e o diâmetro maior.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

AdrianoHS
Reinado D.Luís

#7 Mensagem por AdrianoHS » sábado jun 08, 2019 7:00 pm

Sim, totalmente originais. Ouso dizer que o 21 pouco ou nada circulou, tamanha a marcante sensação táctil e seus relevos muito bem marcados ainda. O que correu em sua cunhagem foi empastamento ou problema no cunho e, claro, a técnica mais grosseira das emissões baianas. Não creio que está diferente do dia que saiu da mesa de cunhagem. Muito linda, aliás.

silvio2
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#8 Mensagem por silvio2 » sábado jun 08, 2019 9:49 pm

AdrianoHS Escreveu:Sim, totalmente originais. Ouso dizer que o 21 pouco ou nada circulou, tamanha a marcante sensação táctil e seus relevos muito bem marcados ainda. O que correu em sua cunhagem foi empastamento ou problema no cunho e, claro, a técnica mais grosseira das emissões baianas. Não creio que está diferente do dia que saiu da mesa de cunhagem. Muito linda, aliás.
Amigo Adriano, "contra factos não há argumentos". ;)
Assim sendo, perante a evidência, peço desculpa pela "estranheza" que manifestei no meu "post" anterior, a qual reflecte a minha ignorância na matéria. :thumbs:
:beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AdrianoHS
Reinado D.Luís

#9 Mensagem por AdrianoHS » sábado jun 08, 2019 9:56 pm

silvio2 Escreveu:
AdrianoHS Escreveu:Sim, totalmente originais. Ouso dizer que o 21 pouco ou nada circulou, tamanha a marcante sensação táctil e seus relevos muito bem marcados ainda. O que correu em sua cunhagem foi empastamento ou problema no cunho e, claro, a técnica mais grosseira das emissões baianas. Não creio que está diferente do dia que saiu da mesa de cunhagem. Muito linda, aliás.
Amigo Adriano, "contra factos não há argumentos". ;)
Assim sendo, perante a evidência, peço desculpa pela "estranheza" que manifestei no meu "post" anterior, a qual reflecte a minha ignorância na matéria. :thumbs:
:beer:
Que isso, amigo Sílvio.
Jamais me incomodoria qualquer apontamento teu, o tenho na mais alta estima. O tanto que já me auxiliou e ainda o faz. Sem necessidade alguma de desculpas, é uma percepção mais que natural sobre estes Bahia, realmente a chance de falsos de época prevalece quando a peça aparenta ser fora da curva do esperado. Sempre grato por seus apontamentos. :beer: :hallo: :thumbs:

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”