XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

Mensagem
Autor
fgmjlle
Reinado D.Maria I
Mensagens: 479
Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#21 Mensagem por fgmjlle » sexta set 12, 2014 1:00 am

José Gomes Escreveu: Olá, boa noite.

Ora, se no catálogo Bentes consta que esta moeda tem reverso medalha como normal, e há duas com reverso moeda agora conhecidas, das duas uma: ou o catálogo Bentes estaria errado, ou se trata mesmo de uma moeda não catalogada. Prefiro acreditar na hipótese de o catálogo Bentes estar correto, tendo em vista o grande esforço do autor ou autores para produzir tal trabalho com o máximo de fidedignidade. Considerando que o catálogo citado está correto, então estamos diante de uma moeda não catalogada. Por favor, corrijam-me se estou em erro.

Gomes.
Verifiquei as peças que tenho deste período e constatei que as minhas também são todas com Reverso Moeda. Assim, infelizmente, temos forte indício que o catálogo Bentes contém um erro nesta descrição e o correto seria Reverso Moeda como normal e não o descrito Reverso Medalha.



Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#22 Mensagem por José Gomes » sexta set 12, 2014 10:24 pm

fgmjlle Escreveu:
José Gomes Escreveu: Olá, boa noite.

Ora, se no catálogo Bentes consta que esta moeda tem reverso medalha como normal, e há duas com reverso moeda agora conhecidas, das duas uma: ou o catálogo Bentes estaria errado, ou se trata mesmo de uma moeda não catalogada. Prefiro acreditar na hipótese de o catálogo Bentes estar correto, tendo em vista o grande esforço do autor ou autores para produzir tal trabalho com o máximo de fidedignidade. Considerando que o catálogo citado está correto, então estamos diante de uma moeda não catalogada. Por favor, corrijam-me se estou em erro.

Gomes.
Verifiquei as peças que tenho deste período e constatei que as minhas também são todas com Reverso Moeda. Assim, infelizmente, temos forte indício que o catálogo Bentes contém um erro nesta descrição e o correto seria Reverso Moeda como normal e não o descrito Reverso Medalha.
Olá, boa noite.

Como não possuo o catálogo Bentes, não fico à vontade para tecer qualquer comentário em relação ao mesmo.

Gomes.

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#23 Mensagem por José Gomes » sábado set 13, 2014 9:32 pm

Será que é isso mesmo?

marcelo_r
Reinado D.Luís
Mensagens: 164
Registado: segunda dez 17, 2012 1:31 am

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#24 Mensagem por marcelo_r » terça set 30, 2014 12:38 am

José Gomes, parabéns pela bela moeda! Pena não poder ajudar mais sobre sua dúvida, apenas sei o que já foi dito sobre a descrição no Bentes. Não tenho outra moeda dessa para comparação.

Mas voltando à moeda: conseguiu achá-la em suas "caças ao tesouro"? Realmente, um belíssimo achado! :)

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#25 Mensagem por José Gomes » terça set 30, 2014 11:47 am

marcelo_r Escreveu:José Gomes, parabéns pela bela moeda! Pena não poder ajudar mais sobre sua dúvida, apenas sei o que já foi dito sobre a descrição no Bentes. Não tenho outra moeda dessa para comparação.

Mas voltando à moeda: conseguiu achá-la em suas "caças ao tesouro"? Realmente, um belíssimo achado! :)
Olá, bom dia.

Sim, resultado de uma "caçada".

marcelo_r
Reinado D.Luís
Mensagens: 164
Registado: segunda dez 17, 2012 1:31 am

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#26 Mensagem por marcelo_r » terça set 30, 2014 11:14 pm

Fantástico resultado de caçada! Alguma corrosão, como seria de esperar, mas praticamente sem circulação. Parabéns duplo! :)

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#27 Mensagem por José Gomes » quarta out 01, 2014 2:36 pm

marcelo_r Escreveu:Fantástico resultado de caçada! Alguma corrosão, como seria de esperar, mas praticamente sem circulação. Parabéns duplo! :)
Muito obrigado!!!

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#28 Mensagem por José Gomes » domingo out 12, 2014 12:32 am

Olá, saudações a todos.

Para ter certeza do que tenho nas mãos, adquiri num leilão, recentemente, um exemplar, um pouco gasto (no máximo BC), que servirá como corpo de prova. Devo receber a moeda na próxima segunda feira, então à noite vou postar fotos comparativas.

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#29 Mensagem por José Gomes » segunda out 13, 2014 9:52 pm

Olá, boa noite a todos.

Enfim, o veredicto: a moeda tem reverso "moeda", portanto, não se trata de um reverso invertido. A moedinha abaixo, mesmo detonada, serviu como "corpo de prova", tem reverso "moeda", tal como a principal:

ImagemImagem

As chances de aparecerem duas moedas com o mesmo defeito, se fosse o caso, seria equivalente a acertar na loteria, então, a inevitável conclusão: a moeda tem reverso "moeda", e não "medalha". Mas, penso que valeu como aprendizado.

Só mais um detalhe: data entre pontos.

Gomes.

missioneiro
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 208
Registado: sexta abr 08, 2011 5:06 pm

Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!

#30 Mensagem por missioneiro » terça out 14, 2014 1:41 pm

Seria a hora de chamar o criador para responder sobre sua criatura? Me refiro ao Bentes para dar o seu veredito.

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”