Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça set 25, 2018 8:57 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: XX RÉIS 1715, AJUDA!!!
MensagemEnviado: sexta set 12, 2014 1:00 am 
Desligado
Reinado D.Maria I

Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am
José Gomes Escreveu:
Olá, boa noite.

Ora, se no catálogo Bentes consta que esta moeda tem reverso medalha como normal, e há duas com reverso moeda agora conhecidas, das duas uma: ou o catálogo Bentes estaria errado, ou se trata mesmo de uma moeda não catalogada. Prefiro acreditar na hipótese de o catálogo Bentes estar correto, tendo em vista o grande esforço do autor ou autores para produzir tal trabalho com o máximo de fidedignidade. Considerando que o catálogo citado está correto, então estamos diante de uma moeda não catalogada. Por favor, corrijam-me se estou em erro.

Gomes.

Verifiquei as peças que tenho deste período e constatei que as minhas também são todas com Reverso Moeda. Assim, infelizmente, temos forte indício que o catálogo Bentes contém um erro nesta descrição e o correto seria Reverso Moeda como normal e não o descrito Reverso Medalha.

MensagemEnviado: sexta set 12, 2014 10:24 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
fgmjlle Escreveu:
José Gomes Escreveu:
Olá, boa noite.

Ora, se no catálogo Bentes consta que esta moeda tem reverso medalha como normal, e há duas com reverso moeda agora conhecidas, das duas uma: ou o catálogo Bentes estaria errado, ou se trata mesmo de uma moeda não catalogada. Prefiro acreditar na hipótese de o catálogo Bentes estar correto, tendo em vista o grande esforço do autor ou autores para produzir tal trabalho com o máximo de fidedignidade. Considerando que o catálogo citado está correto, então estamos diante de uma moeda não catalogada. Por favor, corrijam-me se estou em erro.

Gomes.

Verifiquei as peças que tenho deste período e constatei que as minhas também são todas com Reverso Moeda. Assim, infelizmente, temos forte indício que o catálogo Bentes contém um erro nesta descrição e o correto seria Reverso Moeda como normal e não o descrito Reverso Medalha.

Olá, boa noite.

Como não possuo o catálogo Bentes, não fico à vontade para tecer qualquer comentário em relação ao mesmo.

Gomes.

MensagemEnviado: sábado set 13, 2014 9:32 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Será que é isso mesmo?

MensagemEnviado: terça set 30, 2014 12:38 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda dez 17, 2012 1:31 am
José Gomes, parabéns pela bela moeda! Pena não poder ajudar mais sobre sua dúvida, apenas sei o que já foi dito sobre a descrição no Bentes. Não tenho outra moeda dessa para comparação.

Mas voltando à moeda: conseguiu achá-la em suas "caças ao tesouro"? Realmente, um belíssimo achado! :)

MensagemEnviado: terça set 30, 2014 11:47 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

marcelo_r Escreveu:
José Gomes, parabéns pela bela moeda! Pena não poder ajudar mais sobre sua dúvida, apenas sei o que já foi dito sobre a descrição no Bentes. Não tenho outra moeda dessa para comparação.

Mas voltando à moeda: conseguiu achá-la em suas "caças ao tesouro"? Realmente, um belíssimo achado! :)

Olá, bom dia.

Sim, resultado de uma "caçada".

MensagemEnviado: terça set 30, 2014 11:14 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda dez 17, 2012 1:31 am
Fantástico resultado de caçada! Alguma corrosão, como seria de esperar, mas praticamente sem circulação. Parabéns duplo! :)

MensagemEnviado: quarta out 01, 2014 2:36 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

marcelo_r Escreveu:
Fantástico resultado de caçada! Alguma corrosão, como seria de esperar, mas praticamente sem circulação. Parabéns duplo! :)

Muito obrigado!!!

MensagemEnviado: domingo out 12, 2014 12:32 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Olá, saudações a todos.

Para ter certeza do que tenho nas mãos, adquiri num leilão, recentemente, um exemplar, um pouco gasto (no máximo BC), que servirá como corpo de prova. Devo receber a moeda na próxima segunda feira, então à noite vou postar fotos comparativas.

MensagemEnviado: segunda out 13, 2014 9:52 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Olá, boa noite a todos.

Enfim, o veredicto: a moeda tem reverso "moeda", portanto, não se trata de um reverso invertido. A moedinha abaixo, mesmo detonada, serviu como "corpo de prova", tem reverso "moeda", tal como a principal:

ImagemImagem

As chances de aparecerem duas moedas com o mesmo defeito, se fosse o caso, seria equivalente a acertar na loteria, então, a inevitável conclusão: a moeda tem reverso "moeda", e não "medalha". Mas, penso que valeu como aprendizado.

Só mais um detalhe: data entre pontos.

Gomes.

MensagemEnviado: terça out 14, 2014 1:41 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sexta abr 08, 2011 5:06 pm
Seria a hora de chamar o criador para responder sobre sua criatura? Me refiro ao Bentes para dar o seu veredito.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal