Kurt Prober errou de novo

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Mensagens: 843
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Kurt Prober errou de novo

#1 Mensagem por numismatica_bentes » terça dez 16, 2014 12:50 am

Que nos perdoem os que defendem que tudo o que foi dito pelo grande estudioso e numismata não pode ser contestado. A verdade é que ninguém é infalível.
Já demonstramos, em algumas ocasiões, que Kurt Prober errou em suas afirmações e agora, ao que tudo indica, aí vem mais uma. Fazemos isso não para demonstrar que o grande numismata errou, mas para alertar que não se pode dar crédito, cegamente, a tudo que lemos, simplesmente porque foi escrito por alguém que é (ou foi), considerado uma sumidade em determinado assunto, alguém que sobressai (ou sobressaiu) entre os do seu círculo, pelo saber.

Na página 82 do seu Catálogo de Moedas Brasileiras (terceira edição, revista e aumentada), no terceiro parágrafo, Kurt Prober escreveu:

“ - Durante os anos de 1817 e 1818, a Casa da Moeda da Bahia, embora ativa, usou exclusivamente os cunhos com data 1816, e só em 1819 cunhou as primeiras moedas com as Armas do Reino Unido, mas para MOÇAMBIQUE. Todas as moedas de 1817, 1818 e 1819, com a letra monetária B são FALSAS, seja qual for o metal.”

Na página 102 do mesmo catálogo, na data 1819, Kurt Prober sequer deu numeração ao 960 réis que se encontra entre as moedas P-1174H e P-1175, afirmando que o patacão do Reino Unido, cunhado na Bahia, com a data 1819 e letra monetária B, é FALSO.

Ora, sabemos que não existem 960 réis com a letra “B” nas datas 1817 e 1818, mas o que dizer com relação aos três exemplares conhecidos do patacão cunhado na Bahia com a data 1819 e letra monetária "B"?

Ao final do ano de 1815, Portugal passou a ser um Reino Unido, admitindo ou ascendendo o Brasil a esta condição (Reino Unido ao de Portugal e Algarves). Em consequência, foi ordenado que a partir daquele momento as moedas passassem a ter uma nova legenda alusiva ao Novo Reino, cunhando as moedas em conformidade com o novo modelo a ser adotado para os cunhos.

Nessa época, D. João ainda era Principe Regente e como o novo desenho ainda não havia sido criado, foi cunhada em 1816, na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, uma série de 5 moedas com letra monetária R, onde apenas a legenda foi alterada, demonstrando a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves; entre elas uma de 960 réis, com legenda nova, mas com desenho igual ao anterior para comemorar o evento.

Essa série de 5 moedas, hoje conhecida como série especial, e composta de:

● 2 moedas de cobre ( 20 e 40 réis ),
● 2 moedas de ouro ( 4000 e 6400 réis ) e
● 1 moeda de prata ( 960 réis ).

Convém ressaltar que, de início, o desenho colonial não foi alterado. A alteração somente se deu em meados de 1818. Em 1817 e parte de 1818, as moedas voltaram a ser cunhadas com legenda e desenho da Colônia. No patacão da série especial, a legenda de anverso passou a ser JOANNES.D.G.PORT.BRAS.ET.ALG.P.REGENS(JOANNES.Dei.Gratia.PORTugaliae.BRASiliae.ET.ALGarbiorum.Princeps.REGENS), mostrando a elevação do Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. (Patacão da série especial).

Imagem
Figura: D. João Príncipe Regente. Patacão da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, 1816, Colônia, com legenda original JOANNES ● D ● G ● PORT ● P ● REGENS ● ET ● BRAS ● D ● (JOANNES ● Dei ● Gratia ● PORTugaliae ● Princips ● REGENS ● ET ● BRASiliae ● Dominus).

Imagem
Figura: D. João Príncipe Regente. 960 Réis da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, 1816, Colônia. Patacão com desenho colonial e legenda alterada para:
JOANNES●D●G●PORT●BRAS●ET●ALG●P●REGENS(JOANNES●Dei●Gratia●PORTugaliae●BRASiliae●ET●ALGarbiorum●Princips●REGENS), mostrando a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. (Patacão da série especial).

Dessa forma, foram cunhados (com letra monetária R), no período que vai de 1816 a meados de 1818 , patacões com:

a) Desenho Colonial e legenda original, tendo D. João como Príncipe Regente.
b) Desenho Colonial e legenda alusiva a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, tendo D.João como Príncipe Regente (1816R – série especial)
c) Desenho Colonial, retornando à legenda original (1817R e 1818R), ainda com D. João como Príncipe Regente, apesar do Brasil não ser mais considerado uma Colônia.
d) Desenho e legenda novos (Reino Unido – 1818R)
Assim sendo, existem dois tipos diversos de patacões com a data 1816R, um tipo com a data 1817R e dois tipos com a data 1818R.

Como o novo desenho alusivo ao Reino Unido não foi criado no devido tempo, vindo a ser aprovado por D. João somente em meados de 1818, a Casa da Moeda do Rio de Janeiro continuou cunhando moedas em 1817 e em 1818, usando o modelo e legenda do período colonial. Por outro lado, a Casa da Moeda da Bahia, não tendo recebido orientação de como proceder com relação à cunhagem das novas armas, decidiu continuar fabricando moedas com a data 1816, com legenda e modelos antigos (colônia), durante os anos de 1817, 1818 e parte do ano de 1819, mas sempre com o cunho de data 1816. Inclusive novos cunhos com essa data (1816), foram abertos.

Imagem
Figura: Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Moeda de 960 réis data 1817, letra monetária "R", com desenho e legenda da Colônia, cunhagem do Reino Unido (D. João Príncipe Regente).

Imagem
Figura: Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Moeda de 960 réis data 1818, letra monetária "R", com desenho e legenda da Colônia, cunhado no Reino Unido (D. João Príncipe Regente).

Imagem
Figura: Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Moeda de 960 réis data 1818, letra monetária "R", com desenho e legenda novos, do Reino Unido (D. João VI, Rei de Portugal, Brasil e Algarves).

Só na metade de 1819 foi suspensa a cunhagem dos 960 réis com a data 1816B, dando fim à prorrogação de cunhagem. Dessa forma, há a possibilidade de encontrarmos moedas de 1816B, recunhadas sobre pesos hispano-americanos de 1817, 1818 e até 1819 (bem mais raros).

Em meados de 1818, a Casa da Moeda do Rio, por se encontrar mais próxima do poder e, consequentemente, ser a primeira a receber os documentos oficiais contendo as decisões reais, passou a cunhar os 960 réis de acordo com o novo desenho aprovado para o Reino Unido. Por esta razão encontramos moedas de 960 réis cunhadas tanto no modelo colonial quanto naquele do Reino Unido, com a data 1818 e letra monetária “R”.

Só ao final de 1819, a Casa da Moeda da Bahia iria receber o material necessário para a abertura dos novos cunhos com as novas armas. Naquele ano ainda foram abertos dois cunhos de anverso e apenas um de reverso para o novo modelo. Como se aproximava o fim do ano de 1819, foram poucas as moedas de 960 réis, cunhadas com as armas do Reino Unido. Utilizaram um dos cunhos de anverso, juntamente com o único cunho de reverso. O segundo cunho de anverso teve a sua data emendada para 1820, com a letra monetária "B".

Imagem
Na imagem acima vê-se um dos 3 exemplares conhecidos do raríssimo 960 réis 1819B. ANV: Desenho do Reino Unido, legenda, valor 960 e data 1819B. REV: Equador confronta-se à esquerda diretamente com a haste inferior do braço esquerdo. É ligado à direita na haste suerior do braço direito. PÉ: Haste esquerda emendada embaixo. Travessão superior atravessa somente a haste direita. Braço esquerdo: Ponto em seu interior. Braço direito: Linha vertical em seu interior.

Mas, afinal, por que teria sido considerado falso, por alguns numismatas, o 960 réis 1819B?

Provavelmente, pela raridade da data, por ter o reverso igual a algumas variantes do 1820B, e por existir uma outra variante nessa mesma data (1820 B) com a data emendada de 1819 e de cunho de anverso diferente, durante muito tempo alguns estudiosos (incluindo o mestre Kurt Prober), afirmaram que o 960 réis 1819B seria falso. Concluíram assim, DE FORMA ERRADA, que essa raríssima moeda da qual conhecemos apenas 3 exemplares, seria um 960 réis de 1820B, com a data adulterada para 1819, um erro cometido também pelo grande mestre.

Análises mais aprofundadas, sem conclusões apressadas, terminaram por demonstrar que os 2 exemplares conhecidos até então, do 960 réis 1819B, são auntênticos. Mais tarde foi encontrado mais um, perfazendo hoje um total de apenas 3 exemplares dessa jóia da nossa numismática.

Concluindo: O mestre Kurt Prober errou também dessa vez. :(



rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5107
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Kurt Prober errou de novo

#2 Mensagem por rodrigoleite » terça dez 16, 2014 9:25 am

Sim, nesse caso concordo consigo, esse exemplar parece autêntico.

Hoje em dia, com a facilidade de se rastrear peças, pode-se achar mais facilmente essas raridades.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15588
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Kurt Prober errou de novo

#3 Mensagem por doliveirarod » terça dez 16, 2014 4:05 pm

Pesquisar no tempo de Prober era árduo, e não dava os mesmos resultados, muitas vezes, que hoje, visto a facilidade de pesquisa e obtenção de informação que temos. Ele suou a camisa, mas claro que todos estão sujeitos a alguma imperfeição.
Na minha opinião ainda é o maior no Brasil.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1140
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Kurt Prober errou de novo

#4 Mensagem por Mmatos » terça dez 16, 2014 6:23 pm

numismatica_bentes Escreveu: ...
Ora, sabemos que não existem 960 réis com a letra “B” nas datas 1817 e 1818, ...
Este exemplar de 1818 da Bahia, pode-se considerá-lo falso ?

ImagemImagem

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Mensagens: 843
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Kurt Prober errou de novo

#5 Mensagem por numismatica_bentes » terça dez 16, 2014 9:36 pm

Mmatos Escreveu:
numismatica_bentes Escreveu: ...
Ora, sabemos que não existem 960 réis com a letra “B” nas datas 1817 e 1818, ...
Este exemplar de 1818 da Bahia, pode-se considerá-lo falso ?

ImagemImagem
SIM, É FALSO! BASTA OBSERVAR O TRAPÉZIO DO RIO, NO LUGAR DO TRIÂNGULO DA BAHIA.

É uma moeda do Rio com a letra monetária "R" adulterada para "B".

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1140
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Kurt Prober errou de novo

#6 Mensagem por Mmatos » terça dez 16, 2014 9:45 pm

numismatica_bentes Escreveu: É uma moeda do Rio com a letra monetária "R" adulterada para "B".
Obrigado. :thumbupleft:

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15588
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Kurt Prober errou de novo

#7 Mensagem por doliveirarod » terça dez 16, 2014 11:54 pm

Falso sem grandes dúvidas. Veja o estilo da coroa e do escudo (assimétrico). As letras das legendas também não tÊm bom estilo (preste atenção no "REGENS").
Pela "raridade" diria que é recente, para colecionador.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

fgmjlle
Reinado D.Maria I
Mensagens: 477
Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am

Re: Kurt Prober errou de novo

#8 Mensagem por fgmjlle » quarta dez 17, 2014 12:44 am

Pelas características do 960 Reis 1819B apresentado, concordo que é subjetivo dizer que ele é falso. Não vejo nada que o desabone, mesmo que o algarismo 9 seja um tanto tosco...
Será que KP chegou a conhecer e estudar esta moeda ou outra peça irmã dela? Quando se referiu a peças de 1817B, 1818B e 1819B falsas possivelmente considerou algumas das diversas falsificações que já se conhecem deste período.
Abaixo seguem imagens do 960 Reis de 1818B que tenho em meu acervo. É nitidamente uma peça recunhada, com as características de um B, mas com data de 1818. Verificando com cuidado o 8 veem-se marcas de sobreposição, as quais sugerem data emendada (?) ou adulteração de data.
Outro dia encontrei uma publicação muito interessante do Clube Filatélico e Numismático de Taquaras, no Rio Grande do Sul, onde estão descritas dezenas de Falsificações de patacões. Para quem gosta, segue o link: http://www.cfnt.org.br/monografias/pf/1818/1818v3.php Na caixa no topo da página está a listagem, por data, dos diversos patacões falsos da Coleção de Fernando B Correia.

Dúvidas ou Curiosidade minha: Algum dos 960 Reis de 1819B é da mesma variante do Anverso da data de 1820 emendada de 1819? ou todos 3 patacões de 1819B conhecidos são da mesma variante?

Imagem
Imagem

gouveia
Reinado D.Maria II
Mensagens: 268
Registado: sábado mai 02, 2009 2:54 am

Re: Kurt Prober errou de novo

#9 Mensagem por gouveia » quarta dez 17, 2014 3:18 am

Olá Fred,

Tenho quase certeza, que a sua moeda é a variante 24 de 1814 (Berbert). c/ a data modificada.
Toda hora essa variante me aparece e já decorei. (dá uma olhada)
Quinta feira retorno de viagem, e ponho uma foto dela.

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Mensagens: 843
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: Kurt Prober errou de novo

#10 Mensagem por numismatica_bentes » quarta dez 17, 2014 8:27 am

gouveia Escreveu:Olá Fred,

Tenho quase certeza, que a sua moeda é a variante 24 de 1814 (Berbert). c/ a data modificada.
Toda hora essa variante me aparece e já decorei. (dá uma olhada)
Quinta feira retorno de viagem, e ponho uma foto dela.
Sim, é a variante 24 do 1814B, do Berbert (ANV.8 e REV. 16). Vê-se nitidamente, os vestígios do 4 da data 1814, raspados, além de traços da adulteração da data, à direita, bem próximos do segundo "8" de 1818. É certamente falsificada para enganar o colecionador. A emenda foi feita na própria moeda e não no cunho.

Imagem

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”