X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#1 Mensagem por doliveirarod » domingo dez 17, 2017 2:51 am

Três variantes catalogadas:
74a.jpg
74b.jpg
Trata-se do meio vintém 1774 (X réis) de cobre, reinado de D. José. Todos são da variante data entre pontos.

O exemplar da esquerda é o de coroa baixa, Amato C121, vê-se os pedúnculos baixos. Arcos encostados.
O exemplar do meio é o de coroa média, Bentes 237.02, vê-se os pedúnculos altos. Arcos com ligeiro espaçamento
O exemplar da direita é o da coroa alta, Bentes 240.01, vê-se os pedúnculos altos, além de ser possível ver a curva do diadema da coroa por trás.

A imagem não favorece, mas a coroa alta aqui se distingue pelo fato de se ver a curva do diadema da coroa atrás, na parte interna. Na coroa alta e na média as distâncias dos arcos são as mesmas, sendo o mencionado detalhe o ponto de distinção.

Na coroa baixa e média, não é possível ver a curva do diadema, como se pode ver nas fotos.

Isso pode ser aplicado no estudo de coroas para outros tipos de moedas do velho sistema.

Todas de Lisboa. Reverso de medalha.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#2 Mensagem por doliveirarod » quarta out 17, 2018 2:59 am

Atualizado
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#3 Mensagem por silvio2 » quarta out 17, 2018 4:54 am

doliveirarod Escreveu:Atualizado
Obrigado. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#4 Mensagem por soga80 » quarta out 17, 2018 10:49 am

Obrigado...

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#5 Mensagem por paulj » quarta out 17, 2018 2:46 pm

Obrigado, vai dar imenso jeito.

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#6 Mensagem por Mmatos » quarta out 17, 2018 6:29 pm

doliveirarod Escreveu:Atualizado
Agradeço esta actualização, mas sei que vou continuar com dúvidas em alguns exemplares. Em certas moedas é fácil a identificação, noutras nem tanto. Mesmo essa da foto com coroa média, se observarmos bem, tem um maior espaçamento entre os arcos, que a de coroa alta. Daí sempre alguma dúvida.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#7 Mensagem por Rogbert » quarta out 17, 2018 10:00 pm

Caro Mmatos,

Realmente alguns casos são difíceis de identificar, mas em 2015 tive a honra de auxiliar o Dr Enio Garletti a publicar o livro com suas pesquisas sobre as coroas nas moedas de cobre, onde ele exemplificou os 3 tipos de coroas com detalhes, e mostrou a média inédita em alguns tipos.

Imagem

Nele as explicações facilitam muito a classificação das 3 com detalhes e imagens. Inclusive, caro doliveirarod, as imagens não estariam trocadas? Me parece que a do meio tem cruz potentada, que seria a da coroa alta, mas posso estar enganado pela imagem escura. Para ajudar, abaixo imagem da página das peças no livro, para avaliar. Espero que seja de ajuda para tirar a dúvida.

Imagem

*** As 46Pe e 47Pe são com pedículos, as 46 e 47 seriam sem pedículos. A 45Pt e 42Pt seriam data com ponto, as outras seriam sem ponto.

Abraços,

Rogério

Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 4:11 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#8 Mensagem por doliveirarod » quarta out 17, 2018 10:14 pm

A que ele classificou como média, eu classificaria como a alta, na foto se percebe bem a curvatura do diadema na parte interior, logo, em relação a quem vê, é a mais alta.

Na média e na baixa a curvatura não se percebe.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#9 Mensagem por Rogbert » quarta out 17, 2018 11:58 pm

Caro doliveirarod,

Elas são muito similares, e se poderiam classificar assim, sem dúvida. Muitas vezes as coroas são muito parecidas, e se confundem. O que é sempre uma dor de cabeça para classificar.

Sei que como colega do Dr Enio no livro, sou suspeito para falar, mas o estudo dele realmente me convenceu, e vamos ver se consigo explicar por que fui convencido disso.

O estudo do Dr Enio foi em diversas datas e valores diferentes, e assim mantendo as características em várias casos por tipo seguindo um padrão. Mas claro, ele definiu as peças conforme a maneira dele de interpretar as coroas, sempre se pode ver de forma diferente.

Para ele os 3 tipos de coroas seriam teoricamente por 3 equipes de gravadores em Lisboa, os quais teriam pontos em comum nas gravações das moedas que cada uma das equipes fazia, mantendo similaridades em vários trabalhos por vários anos. A Cruz potentada, elipse com aro, etc, foram características que se repetiram em várias moedas cunhadas lá, por favor veja as XX 1774 na imagem abaixo :

Imagem

Nelas as características estão mais definidas, pode se ver nitidamente a diferença pérolas dos pedículos até os arcos diminuindo, e principalmente a diferença entre os arcos de pérolas na de cruz pontentada bem maior que nas duas da esquerda, e vemos novamente a elipse com aro na do meio. Com isso ficou padronizado no trabalho dele as altas como as com cruz pontentadas e as elipse com aro nas médias nestas datas, sendo então o trabalho de cada equipe caracterizado.

Aqui nas XX 1774 as coroas baixa e média se confundem, mas características como distância pérolas dos pedículos/arcos e a elipse com aro as individualizam mais. Vendo apenas um valor e data não se percebe mas se comparar diversos valores o padrão fica bem mais fácil de distinguir.

Com isso ele decidiu classificar as com mesmas características como de cada tipo individual, e com isso definiu um padrão quando similares, pois muitas são extremamente parecidas, então as caracterísiticas de outros casos as definiriam. Nem sempre a coroa mais alta era a alta na moeda, mas as de mesmas caracterísiticas em diversas datas e valores. Vejam abaixo uma página do livro das moedas de cobre de 2018, onde os XX 1774 a 1776 aparecem, se percebem, bem as os padrões. Se notarem as altas sempre são cruz potentada, as médias tem elipse com aro :

Imagem

Então como eu disse o trabalho dele me convenceu, então uso esta classificação. Se vejo uma cruz potentada pra mim é alta, mesmo se não parecer tão alta assim. Espero ter explicado o porque tenho esta opinição.

Abraços,

Rogério


Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 4:11 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: X réis 1774 - coroas baixa, média e alta.

#10 Mensagem por doliveirarod » quinta out 18, 2018 12:38 am

Boas Rogério, claro que entendi, o trabalho é muito bem feito!

Mas p/ mim, quando vejo a coroa com o diadema com a curva atrás à mostra, essa será a mais alta, até pela falta de referência em relação ao s arcos, que costumam ter a mesma distância. Quanto mais alta a coroa, evidentemente mais vemos a curva do diadema, se nos colocarmos na posição de frente a ela. Nas coroas média e baixa a gente repara que as curvas do diadema não se notam, são mais baixas, portanto, que a que exibe tal curva.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”