20 réis de prata Rio, raridade

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

20 réis de prata Rio, raridade

#1 Mensagem por doliveirarod » quinta jul 12, 2018 3:02 am

Afinal peguei uma, não está nas melhores condições, mas...
vintem.jpg
Um vintém de prata brasileiro, cunhado no Rio (1699). A casa é identificada pelos 6 pontos ladeando o escudo.
Pesa apenas 0,8 grama, uma moedinha diminuta, as do Rio são as mais escassas (Bahia e Pernambuco também bateram esse espécime).

A peça tem 2 furos, infelizmente nessas moedas e nas de 40 réis é o que mais se vê,

Mas mesmo assim fiquei satisfeito, é algo que não se acha, mesmo por aqui, são muito escassas, poucas vezes consegui ver vinténs desses (acho que umas 4 vezes na vida).

PETRVS II D G P REX B D
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: 20 réis de prata Rio, raridade

#2 Mensagem por bruck » quinta jul 12, 2018 4:33 am

uuuuauuuuhhhh!!! :rotate: :rotate: :rotate:
Já eu só estou podendo vê-la, tão somente porque tu postou fotos da mesma! :thumbs: :claps:
Só dormindo e sonhando poderei ter uma moeda destas...Fico a imaginar o $$$$ PREÇO de tamanha raridade... BZZZZ.... :dance: :clap3:

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 20 réis de prata Rio, raridade

#3 Mensagem por silvio2 » quinta jul 12, 2018 8:29 am

Moedinha bem interessante, cuja raridade lhe confere o estatuto de uma GRANDE MOEDA, pese embora, o seu estado de conservação ... :clap3:
Parabéns, caro Fabiano e obrigado por partilhar mais esta extraordinária peça, com o Fórum. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: 20 réis de prata Rio, raridade

#4 Mensagem por Monge » quinta jul 12, 2018 8:59 am

Uma pequena-grande moeda.
Os detalhes de gravação, apesar do tamanho são fabulosos.
Os vinténs cunhados em Portugal na mesma época eram de desenho mais simples e também eles, na sua maioria, aparecem furados.

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: 20 réis de prata Rio, raridade

#5 Mensagem por Adrhosan » quinta jul 12, 2018 12:37 pm

Parabéns, este período é fantástico. As divisionárias base são infernais de se acharem. Importante peça, o EC... Bom, basta existir que já a faz belíssima.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: 20 réis de prata Rio, raridade

#6 Mensagem por Rogbert » quinta jul 12, 2018 8:32 pm

Estas por seu tamanho devem ter se perdido muitas com o tempo, as que sobraram temos que guardar bem pra não sumirem, ehehehe.

Sobre os furos que quase sempre aparecem nelas, contam a história que eram dadas a escravos e eles furavam pra usar no pescoço em uma linha. Acho essa história fraca, já que escravos não podiam andar com prata, só com cobre. Escravo pego com prata era preso, pelo que me disseram.

Mais plausível é o que lí em um livro do Instituto Histórico de SP da década de 40, em um artigo sobre costumes e superstições, que era costume os padrinhos darem uma pequena moeda de prata de presente para a criança recém nascida usar, para dar sorte. Essa parece mais plausível.

É mais comum se furar moeda para usar de amuleto, enfeite, etc. Acho mais possível, mas é apenas mais uma história até se poder confirmar.

Abraços.

Thiago Bezerra
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 70
Registado: sexta set 03, 2010 1:58 am
Localização: Brasil

Re: 20 réis de prata Rio, raridade

#7 Mensagem por Thiago Bezerra » quinta set 13, 2018 4:11 pm

Bela moeda.
Gosto muito dessas moedas pequenas... com certeza muito pouco delas existem... pelo motivo da facilidade de perdê-las.
Parabéns

Segue link para outra peça minúscula... viewtopic.php?f=52&t=122053&p=869162#p869162

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”