Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado out 20, 2018 3:10 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 169? X réis pppp escudetado
MensagemEnviado: sábado ago 04, 2018 4:28 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
:) Boa noite, pessoal. Desta vez partilhando meu pequeno X reis pppp, com um escudete sensacional. A conservação, dentro do possível, para esta sobrevivente é motivo de muito respeito pela moedinha.
As fotos, bem, estou me esforçando. Sem edições. Coloquei em destaque a zona da data. Se saturar ou filtrar vê-se melhor. Pessoalmente, acho ser um 1698. O que seria um unicórnio, então está aberto à não ser nada, sem problemas. Tanto faz, basta existir. Ficará para sempre aqui. Espero que apreciem, como eu. :rotate: :green:
Peso:6,8g
ø: 30mm
Imagem

Imagem

Imagem[/URL]

Assunto da Mensagem: Re: 169? X réis pppp escudetado
MensagemEnviado: domingo ago 26, 2018 11:52 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Boa noite, caro colega!
Meus parabéns pela aquisição, realmente uma "sobrevivente" como tu bem frisou. o desgaste é perfeitamente natural- já que no seu tempo deve ter rodado em alta quilometragem. eu- se uma destas tivesse-guardaria com todo zelo que lhe convém. :thumbupleft:
abs.

MensagemEnviado: sábado set 01, 2018 12:05 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

bruck Escreveu:
Boa noite, caro colega!
Meus parabéns pela aquisição, realmente uma "sobrevivente" como tu bem frisou. o desgaste é perfeitamente natural- já que no seu tempo deve ter rodado em alta quilometragem. eu- se uma destas tivesse-guardaria com todo zelo que lhe convém. :thumbupleft:
abs.

Esta moedinha está muito bem cuidada agora, Bruck. Achou bom lar.
Nem tudo se resume ao valor monetário e condescendência em algo com tanta história. Serviu a Portugal e ao Brasil duas vezes. E, bem ou mal, pouquíssimos possuem um x réis escudetado em quaisquer condições. Um pequeno privilégio dado à este iniciante aqui.
Grato por saudá-la também, amigo.
:beer: :rotate:

MensagemEnviado: quarta set 05, 2018 4:08 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Faço coro às tuas palavras, Adrhosan.
De fato é uma moeda que carrega um bocado da História junto a si e que finalmente achou alguém que lhe dê o merecido valor.
Congratulações! :D

MensagemEnviado: quarta set 05, 2018 4:19 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Muito interessante e muito rica. Terá circulado mais de um século.

Curioso que o catálogo AG (ao contrário do Bentes) indica que os X réis PPPP não foram cunhados em 1698, apenas 93, 94, 96, 97 e 99 (em 95 e 98 aqui no Porto descansou-se :) ).

Originalmente a moeda foi até batida para correr em Angola, mas em 1704 foi direccionada para o Brasil (Carta Régia de 10 de Fevereiro de 1704), onde essa chegou e se mantém. Parabéns!

MensagemEnviado: quarta set 05, 2018 5:55 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

MCarvalho Escreveu:

Curioso que o catálogo AG (ao contrário do Bentes) indica que os X réis PPPP não foram cunhados em 1698, apenas 93, 94, 96, 97 e 99 (em 95 e 98 aqui no Porto descansou-se :) ).

Originalmente a moeda foi até batida para correr em Angola, mas em 1704 foi direccionada para o Brasil (Carta Régia de 10 de Fevereiro de 1704), onde essa chegou e se mantém. Parabéns!

Olá, MCarvalho.
Obrigado a você por, também, enxergar a moedinha com carinho. A data, ponderei bastante, citei ser um unicórnio por ser algo que, embora desejável, não devesse existir um 98. Entretanto, observei dezenas de outras fotos de peças XX, mais comuns, e dos poucos X disponíveis para comparação do estilo. E, mesmo apreciando a estatística e documentação que aponta ser uma outra data catalogada, sou forçado a me submeter à minha convicção, o que vejo é um 98. Como aqui não seria o foro adequado para validação disto, aceito perfeitamente ser uma percepção equivocada minha, falta muito para me considerar um colecionador.
Ainda sim, uma peça das que mais gosto.
Grato pelo comentário. :green: :rotate:

Última edição por Adrhosan em quinta set 06, 2018 2:05 am, editado 3 vezes no total.

MensagemEnviado: quarta set 05, 2018 6:01 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Adrhosan Escreveu:
MCarvalho Escreveu:

Olá, MCarvalho.
Obrigado a você por, também, enxergar a moedinha com carinho. A data, ponderei bastante, citei ser um unicórnio por ser algo, embora desejável, não deveria existir um 98. Entretanto, observei dezenas de outras fotos de peças XX, mais comuns, e dos poucos X disponíveis para comparação do estilo. E, mesmo apreciando a estatística e documentação que aponta ser uma data catalogada, sou forçado a me submeter à minha convicção, o que vejo é um 98. Como aqui não seria o foro adequado para validação disto, aceito perfeitamente ser uma percepção equivocada minha, falta muito para me considerar um colecionador.
Ainda sim, uma peça das que mais gosto.
Grato pelo comentário. :green: :rotate:

Claro que sim. Eu também não quis afirmar nenhuma certeza, apenas a informação de catálogos (no caso o AG e o Bentes) que, neste ponto, divergem.
Interessante será encontrar outras formas tecnológicas e analisar a moeda para decifrar mais elementos da data.
Abraços ;)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: