960 Réis - duvidas

Mensagem
Autor
nurv007
Reinado D.Maria I
Mensagens: 459
Registado: sexta jan 01, 2010 10:57 pm
Localização: Rio Grande do Sul - Brasil

Re: 960 Réis - duvidas

#81 Mensagem por nurv007 » sexta dez 21, 2012 4:06 pm

Eu também tinha um 960 réis 1819 R 9 frutos no galho esquerdo...
mas acabei vendendo.
Segue as imagens

Imagem
Imagem
Imagem


Bertoldi

ELMAR FARIAS
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 12, 2013 2:47 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#82 Mensagem por ELMAR FARIAS » domingo mai 12, 2013 3:29 pm

Prezado Bentes:
peço um esclarecimento a respeito das siglas constantes no reverso dos 8 reales se as mesmas indicam o nome do gravador ou do ensaiador. Faço esta pergunta uma vez que ha muita divergencias entre autores de livros ou artigos sobre o assunto.

David Levy
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#83 Mensagem por David Levy » sexta jun 21, 2013 5:32 pm

ELMAR FARIAS Escreveu:Prezado Bentes:
peço um esclarecimento a respeito das siglas constantes no reverso dos 8 reales se as mesmas indicam o nome do gravador ou do ensaiador. Faço esta pergunta uma vez que ha muita divergencias entre autores de livros ou artigos sobre o assunto.
Oi Elmar, como vai ?

as duas letras que aparecem nos reversos dos 8 reales são SEMPRE dos ensaiadores. Duas iniciais, uma para cada ensaiador, geralmente um principal e um ajudante. Alguns livros especializados podem te dar inclusive o nome completo de todos eles (para uma certa casa ou certo periodo de tempo).

Os cunhos eram todos feitos na Espanha (salvo algumas exceções), e punções eram enviados às colônias. O cunho era então "montado" na colônia e usado até sofrer desgaste ou quebra; entao um novo cunho era preparado com os punções. Porém a GRAVACAO das matrizes e punçoes era feita na Espanha. Por isso voce encontra praticamente nenhuma variação de gravação entre um busto de FVII do Mexico e outro de Lima pois ambos vinham da mesma matriz; porém vai encontrar diferenças de posicoes relativas entre as diversos partes que formam o cunho completo.

Em resumo, sao ensaiadores, e nao há duvida alguma quanto a isso.

Um abraço,

David.

ppselos
Reinado D.Luís
Mensagens: 192
Registado: terça mai 14, 2013 9:57 pm
Localização: Samora Correia

Re: 960 Réis - duvidas

#84 Mensagem por ppselos » sexta jun 21, 2013 10:28 pm

Excelente trabalho. Com tópicos destes vou aprendendo cada vez mais sobre temáticas que para mim eram desconhecidas, obrigado a todos os que partilham o seu saber e experiência neste Fórum.
É um desafio,todos os dias ao aceder ao Fórum sei que vou aprender algo novo, quero com esta mensagem agradecer a todos os Foristas que vão contribuindo para que eu vá evoluindo Numismaticamente.
A todos o meu obrigado.
Paulo Pinheiro
ppselos@iol.pt

Avatar do Utilizador
Leandro Numismata
Reinado D.José
Mensagens: 505
Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
Localização: Porto Velho,Rondônia,Brasil

Re: 960 Réis - duvidas

#85 Mensagem por Leandro Numismata » terça jun 25, 2013 1:29 am

Excelente trabalho. São textos como esse que enriquecem o nosso conhecimento na Numismática.
numismatica_bentes Escreveu: Nessa data existe ainda outra variante que, apesar de ser considerada comum, nós perferimos classificá-la como ESCASSA, pois não se encontra com tanta facilidade no mercado. Trata-se da variante com florões verticais e zero de 960 menor.
Será que a variante a que se refere o Bentes é essa?

ImagemImagem

Esse exemplar foi recunhado sobre sol argentino, com o anverso do patacão no reverso da moeda base. :dance:
Compro moedas de cobre brasileiras com carimbo do Pará e do Maranhão.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

cabc
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 12, 2010 12:38 am

Re: 960 Réis - duvidas

#86 Mensagem por cabc » sexta out 18, 2013 10:43 pm

Alguém saberia informar um valor para esta moeda?

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 52&t=48897

David Levy
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#87 Mensagem por David Levy » sábado out 19, 2013 2:08 am

cabc Escreveu:Alguém saberia informar um valor para esta moeda?

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 52&t=48897
Cabc,
Ha tres tipos basicos de base desta recunhagem. 1808 FERDND, 1809 FERDND e 1809-1811 FERDIN. O ultimo é o mais comum e vale só um pouquinho mais que um recunho comum, digamos uns 10% mais comparando moedas de mesma qualidade de conservacao e visibilidade. 1809 FERDND é um pouco mais escassa e valeria (acho) uns 20-30% mais que um patacao comum. Ja a data 1808 é muito rara, com poucos exemplares conhecidos. Para esta eu estimo um valor de uns 700 a 1500 dolares
Espero que ajude.
Um abraco,
David.

cabc
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 12, 2010 12:38 am

Re: 960 Réis - duvidas

#88 Mensagem por cabc » sábado out 19, 2013 4:13 pm

David Levy Escreveu:
cabc Escreveu:Alguém saberia informar um valor para esta moeda?

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 52&t=48897
Cabc,
Ha tres tipos basicos de base desta recunhagem. 1808 FERDND, 1809 FERDND e 1809-1811 FERDIN. O ultimo é o mais comum e vale só um pouquinho mais que um recunho comum, digamos uns 10% mais comparando moedas de mesma qualidade de conservacao e visibilidade. 1809 FERDND é um pouco mais escassa e valeria (acho) uns 20-30% mais que um patacao comum. Ja a data 1808 é muito rara, com poucos exemplares conhecidos. Para esta eu estimo um valor de uns 700 a 1500 dolares
Espero que ajude.
Um abraco,
David.
Olá David,

Muito obrigado.

O valor de R$ 500 seria um preço justo para esta moeda?
Pelas fotos que fiz, tive a impressão de que se trata de uma base FERDIN 1810. Busto Imaginário de Lima.
Neste site abaixo não há referência a respeito da moeda FERDIN 1809, apenas para FERDND 1809. Você já viu alguma FERDIN 1809?

http://www.fuenterrebollo.com/faqs-numi ... -lima.html

Veja as fotos da minha moeda:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

David Levy
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#89 Mensagem por David Levy » segunda out 21, 2013 11:54 am

sim, ambas existem, FERDIN e FERDND para 1809. A de 1809 é um pouco mais escassa, mas nada significativo. é uma moeda que aparece, nao é rara. A moeda esta bonita, R$500 talvez seja um pouco cara mas nada demais, já que a visibilidade parece ser muoto boa.

cabc
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 12, 2010 12:38 am

Re: 960 Réis - duvidas

#90 Mensagem por cabc » quinta out 24, 2013 9:19 pm

David Levy Escreveu:sim, ambas existem, FERDIN e FERDND para 1809. A de 1809 é um pouco mais escassa, mas nada significativo. é uma moeda que aparece, nao é rara. A moeda esta bonita, R$500 talvez seja um pouco cara mas nada demais, já que a visibilidade parece ser muoto boa.
David,

Obrigado mais uma vez.

Me tire uma dúvida: Hoje, qual o livro/catálogo mais completo de moedas brasileiras? Existe algum considerado como "livro oficial"?

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”