Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça nov 13, 2018 9:55 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 112 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: 960 Réis - duvidas
MensagemEnviado: sábado out 19, 2013 2:08 am 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm
cabc Escreveu:
Alguém saberia informar um valor para esta moeda?

viewtopic.php?f=52&t=48897

Cabc,
Ha tres tipos basicos de base desta recunhagem. 1808 FERDND, 1809 FERDND e 1809-1811 FERDIN. O ultimo é o mais comum e vale só um pouquinho mais que um recunho comum, digamos uns 10% mais comparando moedas de mesma qualidade de conservacao e visibilidade. 1809 FERDND é um pouco mais escassa e valeria (acho) uns 20-30% mais que um patacao comum. Ja a data 1808 é muito rara, com poucos exemplares conhecidos. Para esta eu estimo um valor de uns 700 a 1500 dolares
Espero que ajude.
Um abraco,
David.

MensagemEnviado: sábado out 19, 2013 4:13 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: quinta ago 12, 2010 12:38 am
David Levy Escreveu:
cabc Escreveu:
Alguém saberia informar um valor para esta moeda?

viewtopic.php?f=52&t=48897

Cabc,
Ha tres tipos basicos de base desta recunhagem. 1808 FERDND, 1809 FERDND e 1809-1811 FERDIN. O ultimo é o mais comum e vale só um pouquinho mais que um recunho comum, digamos uns 10% mais comparando moedas de mesma qualidade de conservacao e visibilidade. 1809 FERDND é um pouco mais escassa e valeria (acho) uns 20-30% mais que um patacao comum. Ja a data 1808 é muito rara, com poucos exemplares conhecidos. Para esta eu estimo um valor de uns 700 a 1500 dolares
Espero que ajude.
Um abraco,
David.

Olá David,

Muito obrigado.

O valor de R$ 500 seria um preço justo para esta moeda?
Pelas fotos que fiz, tive a impressão de que se trata de uma base FERDIN 1810. Busto Imaginário de Lima.
Neste site abaixo não há referência a respeito da moeda FERDIN 1809, apenas para FERDND 1809. Você já viu alguma FERDIN 1809?

http://www.fuenterrebollo.com/faqs-numi ... -lima.html

Veja as fotos da minha moeda:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: segunda out 21, 2013 11:54 am 
Desligado

sim, ambas existem, FERDIN e FERDND para 1809. A de 1809 é um pouco mais escassa, mas nada significativo. é uma moeda que aparece, nao é rara. A moeda esta bonita, R$500 talvez seja um pouco cara mas nada demais, já que a visibilidade parece ser muoto boa.

MensagemEnviado: quinta out 24, 2013 9:19 pm 
Desligado

David Levy Escreveu:
sim, ambas existem, FERDIN e FERDND para 1809. A de 1809 é um pouco mais escassa, mas nada significativo. é uma moeda que aparece, nao é rara. A moeda esta bonita, R$500 talvez seja um pouco cara mas nada demais, já que a visibilidade parece ser muoto boa.

David,

Obrigado mais uma vez.

Me tire uma dúvida: Hoje, qual o livro/catálogo mais completo de moedas brasileiras? Existe algum considerado como "livro oficial"?

MensagemEnviado: domingo out 27, 2013 11:20 pm 
Desligado

Realmente nao sei dizer o significa "oficial" no que se refere a catálogos. Seria parecido a situacao na qual a Fifa diz que Mastercard é patrocinador "oficial" da copa? Ou talvez o autor goste tanto do seu catálogo que o auto nomeie oficial, independentemente de haver ou nao uma "otoridade" oficializando isso. Acho que é como filho, sempre vamos acha-los os mais bonitos de todos...

Divagações a parte, voce deve saber que a numismática Brasileira nao é particularmente rica em literatura. Hoje, o equivalente Brasileiro ao Alberto Gomes é se, dúvida o livro do Amato/Irlei (que se nao me engano ainda carrega o nome original do Russo, seu primeiro editor) no que se refere a tradiçao e numeracao padrão que todos os colecionadores conhecem. Um ano atrás foi lançado o catálogo do Bentes, que segue o mesmo objetivo de catalogar toda a numária brasileira num único volume. Enquanto o catálogo do Amato/Irlei é basicamente uma lista de todas as emissoes (com precificacoes), o catálogo do Bentes traz alguma informacao histórica, comentários sobre variantes etc. Se por um lado ainda possui alguns defeitos, por exemplo um certa "distracao" e "esquecimento" ao citar fontes de terceiros, por outro lado é uma obra que (acho) vale a pena ter, e que deverá sem dúvida se aprimorar nas próximas edições.

Além disso há alguns catálogos específicos que se tornaram padrão. Alguns exemplos sao os do Lupércio (Variantes de 960 réis do RJ), do Berbert de Castro e o do Rebouças/Serrano (ambos sobre variantes de 960 da Bahia), e - se me permite a falta de modéstia - o meu mesmo sobre recunhos de 960 réis.

Espero que ajude.

Abraço,

David.

MensagemEnviado: segunda out 28, 2013 1:16 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: terça out 16, 2012 2:52 am
Apenas uma ressalva. Quanto a Arnaldo Russo, editor ou AUTOR? A diferença é grande entre AUTORIA e ATUALIZADORES!

MensagemEnviado: segunda out 28, 2013 1:19 am 
Desligado

Autor, claro. O livro era dele, e entao vendeu (acho) os direitos ao Amato & Irlei

MensagemEnviado: quarta out 30, 2013 12:40 am 
Desligado

David Levy Escreveu:
Realmente nao sei dizer o significa "oficial" no que se refere a catálogos. Seria parecido a situacao na qual a Fifa diz que Mastercard é patrocinador "oficial" da copa? Ou talvez o autor goste tanto do seu catálogo que o auto nomeie oficial, independentemente de haver ou nao uma "otoridade" oficializando isso. Acho que é como filho, sempre vamos acha-los os mais bonitos de todos...

Divagações a parte, voce deve saber que a numismática Brasileira nao é particularmente rica em literatura. Hoje, o equivalente Brasileiro ao Alberto Gomes é se, dúvida o livro do Amato/Irlei (que se nao me engano ainda carrega o nome original do Russo, seu primeiro editor) no que se refere a tradiçao e numeracao padrão que todos os colecionadores conhecem. Um ano atrás foi lançado o catálogo do Bentes, que segue o mesmo objetivo de catalogar toda a numária brasileira num único volume. Enquanto o catálogo do Amato/Irlei é basicamente uma lista de todas as emissoes (com precificacoes), o catálogo do Bentes traz alguma informacao histórica, comentários sobre variantes etc. Se por um lado ainda possui alguns defeitos, por exemplo um certa "distracao" e "esquecimento" ao citar fontes de terceiros, por outro lado é uma obra que (acho) vale a pena ter, e que deverá sem dúvida se aprimorar nas próximas edições.

Além disso há alguns catálogos específicos que se tornaram padrão. Alguns exemplos sao os do Lupércio (Variantes de 960 réis do RJ), do Berbert de Castro e o do Rebouças/Serrano (ambos sobre variantes de 960 da Bahia), e - se me permite a falta de modéstia - o meu mesmo sobre recunhos de 960 réis.

Espero que ajude.

Abraço,

David.

David, onde posso comprar seu livro? Você está trabalhando em alguma nova edição?

Obrigado pelas indicações de livros.

O seu livro apresenta preços para as variantes de 960 reis?

Abs,

MensagemEnviado: quarta out 30, 2013 2:57 pm 
Desligado

cabc Escreveu:
David Levy Escreveu:

Espero que ajude.

Abraço,

David.

David, onde posso comprar seu livro? Você está trabalhando em alguma nova edição?

Obrigado pelas indicações de livros.

O seu livro apresenta preços para as variantes de 960 reis?

Abs,

MensagemEnviado: sexta dez 06, 2013 11:31 am 
Desligado

Registado: terça jan 17, 2012 2:54 pm
Só recentemente adquiri "uma mão cheia" de Patacões, que ainda não tive oportunidade de postar por falta de colaboração da minha máquina fotográfica (uma HP com vontade própria).
Mas uma coisa eu garanto. Estou "Amarradão" no Patacão!

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 112 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal