Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo ago 19, 2018 7:52 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 20, 2009 9:27 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
fabuloso este estudo doliveiradod!li com preça pois estava com com um compromisso,mas achei tudo muito interessante,especialmente a parte das dificuldades para a confecção das moedas!o ourives Baas foi realmente perseverante e determinado para conseguir faze-las entre tantas dificuldades,a historia da botija do rio formoso,eu já conhecia, mas não com tantos pormenores como voce narrou!nunca ninguem cogitou a possibilidade de ter acontecido mesmo um "achado" de algumas pçs, e o que aconteceu pode ter sido elas "darem cria"(e eu sei que dão até hoje....)devido ao alto valor ao serem reveladas?explicaria diversos cunhos,muitos falsários cresceram o olho..e entraram na farra dos florins ?quais foram as primeiras pçs comercializadas?algumas embora detalhes ,como foi explicado aqui não batem ,mas a aparencia não deixa de ser de autentica.....a falsificação foi confessada?ou até hoje tem gente que defende a verassidade de algumas destas pçs?realmente uma história maravilhosa!parabens!! :thumbupleft:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 21, 2009 3:01 am 
Desligado

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Citar:
ter acontecido mesmo um "achado" de algumas pçs, e o que aconteceu pode ter sido elas "darem cria"(e eu sei que dão até hoje....)devido ao alto valor ao serem reveladas?

Dante, em conversa com um comerciante aqui, consegui ver uma das que seria das primeiras, ela é até mais bem feita, mas é da mesma "cepa".

Eu cheguei a conhecer o "achador", era um sujeito mesmo sem insrução (pelo menos aparentemente). Morreu faz um tempinho, e com ele se foi talvez a "chave" dessa história.

Acho que alguém maior estava por trás disso tudo. Na época, rolou muito dinheiro! Soube de um colecionador que trocou uma coleção de 6.400 réis autênticos (da botija de Ipojuca) nessas tralhas!! Imagine o prejuízo! Teve um que deu um pequeno apartamento numa coleção de florins de "ouro". Elas foram parar no exterior, estão até hoje em exposição no Banco Central de Recife, e também em outros institutos.
Quem era eu não sei, já ouvi especulação, mas não vou comentar, pois pelo que sei absolutamente nada foi comprovado contra ninguém. Realmente não se sabe.

Volta e meia alguém cai na esparrela. Há uns anos atrás eu caí, mas graças a Deus, na altura, os preços já tinham caído, e comprei como material "duvidoso", que eu acreditava mesmo ser autêntico, e no fim veio o belo prejuízo e a desilusão (comprei uma série de ouro e uma de prata p/ mim :asdf: )...

Se os falsários tivessem permanecido com o "pequeno" achado inicial, talvez essa história fosse bem mais longe, mas o olho deles foi enorme.

São curiosidades, mas ainda "encantam" alguns com o velho feitiço, espero que esse texto ajude com o tempo a ir esclarecendo mais esse assunto.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 22, 2009 1:02 am 
Desligado

Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
fascinante, sem duvida um grande golpe tentado contra a numismatica brasileira , .fico pensando...se tivesse dado certo, a engenhosidade dos malandros não fosse seguida de tamanha burrice,haveria colecionadores satisfeitos e escroques milionarios....

MensagemEnviado: sábado mai 30, 2009 4:02 pm 
Desligado

Registado: terça jun 17, 2008 12:05 am
Magnifico trabalho! :green:

Assunto da Mensagem: Mais sobre a botija
MensagemEnviado: sexta jun 05, 2009 8:44 pm 
Desligado
Reinado D.Fernando

Registado: segunda jul 10, 2006 8:48 pm
Olá amigos,

Este folheto cujas imagens estou adicionando aqui foi feito por Lupércio Gonçalves Ferreira em 1985 denunciando a Botija do Rio Formoso e algumas das falsificações originadas desta aldrabice. Vejam a "beleza" dos carimbos!:

Imagem

Imagem

Link para as moedas:

viewtopic.php?f=51&t=42341

Alberto Paashaus

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo jun 07, 2009 11:10 pm 
Desligado

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Boa contribuição Alberto!
Conhecia esses carimbos de ouvir falar, essa "raridade" de 1809 eu já tinha visto em cobre...
Tudo "material achado" :biglaugh:
Pelo que soube, o próprio Lupércio chegou a comprar várias moedas obsidionais a princípio!

MensagemEnviado: segunda nov 15, 2010 8:47 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Muito bom !

Que continuemos sempre assim, prestigiando a nobreza da numismática, fonte inesgotável do conhecimento de nós mesmos e da nossa história.

Parabéns pelo minucioso trabalho.

MensagemEnviado: segunda nov 15, 2010 9:10 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Por que são falsas as moedas de prata de X, XX, XXX e XXXX Soldos ?

Entre os motivos já citados no excelente trabalho exposto no tópico, há de se esclarecer que o sistema holandês era DUODECIMAL (base 12), admitindo dessa forma, múltiplos e submúltiplos desse valor, tais como são as moedas de III e VI Florins. Se os falsários não fossem leigos no assunto e tivessem prestado atenção a esse detalhe, teriam criado moedas de prata nos valores VI e até XXIV que seria mais lógico do que XX e XXXX, por exemplo. Menos mal, pois assim temos mais argumentos para declarar a falsidade destas "crispetas", como eram chamadas por Prober.

MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 7:08 pm 
Desligado

Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am
Mais ou menos...não é um argumento totalmente válido.
Que os X, XX, XXX e XXXX soldos/stuivers podem ser falsos, não há muitas dúvidas, mas não havia um sistema obrigatório vigente duodecimal nem nos Países Baixos, nem nas suas colônias. Tanto é fato que se forem analisadas as demais moedas obsidionais cunhadas na Guerra dos Oitenta Anos, não há um padrão duodecimal (sugiro ver Enno van Gelder). Além disso, X stuivers equivaliam a 1/2 gulden (florim), XX stuivers a 1 Gulden e assim por diante. O padrão duodecimal definitivamente não é consistente com a numária neerlandesa da época. Por mais bizarro que possa parecer, o padrão das de ouro é que destoam do padrão holandês...apesar de 100% verdadeiras!

MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 3:59 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: segunda nov 15, 2010 1:54 am
Parabéns pelo excelente estudo, uma verdadeira aula sobre o assunto para os iniciantes como eu. Merece ser veiculado tambem em outros meios como boletins e revistas.

Parabens.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal