4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2128
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#1 Mensagem por José Gomes » terça jul 17, 2018 8:20 pm

Olá, saudações a todos.

Acabou de chegar! Mais uma moedinha bastante enigmática que pertenceu à coleção do Dr. Solano de Barros. 4.000 réis, de 1809, falsa de época, em cobre. Muito bem feita, mas, com monarca errado!
DSCN3905.JPG
DSCN3906.JPG
DSCN3907.JPG
Visitas e comentários sempre bem vindos.

Gomes.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3302
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#2 Mensagem por silvio2 » terça jul 17, 2018 9:30 pm

É, efectivamente, uma "curiosidade" muito interessante ... :)
Mas, qual terá sido o fim a que se destinaria uma falsificação que, apesar de perfeita, não tem as características da "moeda mãe" (chamemos-lhe assim ...) nomeadamente no que respeita ao metal e ao monarca reinante, nesse ano (1809)? :think:
No meu ponto de vista, esta curiosa "peça numismática" está mais para ... medalha/token/jeton, do que para moeda. :rotate:
Em todo o caso, amigo José Gomes, parabéns e obrigado por partilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2123
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#3 Mensagem por numisiuris » quarta jul 18, 2018 6:15 am

Sendo uma falsificação da época é de facto muito interessante. A letra é tosca. Essa nota do anterior possuidor é um luxo e acrescenta muito valor à peça. :thumbs:

euoutravez
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 891
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#4 Mensagem por euoutravez » quarta jul 18, 2018 9:16 am

Para ser uma falsificacão de época terá de ter circulado com banho de ouro, certo?
Parece-me difícil que alguém se deixasse enganar por uma moeda de cobre sem que tivesse banho..
Existe algum indício na moeda de isso ter acontecido?
Se assim não for aposto mais no token...

Também é possível que depois do cunho aberto com o inteuito de criar uma falsificacão alguém tenha dado conta do erro no nome do monarca e a moeda nunca tenha levado o banho e entrado em circulacão..

Enfim apenas algumas ideias...
Seja como for é bastante interessante e bem bonita :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4440
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#5 Mensagem por fernanrei » quarta jul 18, 2018 2:50 pm

Eu aposto mais na versão da moeda nunca ter levado qualquer tipo de banho. Acredito que algumas tenham sido banhadas e esta ficou na lista de espera :biglaugh:
:D FMMRei :D

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2128
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#6 Mensagem por José Gomes » quarta jul 18, 2018 11:51 pm

Olá, saudações a todos.

Desconfio também que está a faltar o banho em ouro. O interessante é a descrição do Dr. Solano no envelope da moeda, onde ele afirma tratar-se de uma falsificação de época. Não deixa de ser uma curiosidade.

bruck
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 240
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#7 Mensagem por bruck » quinta jul 19, 2018 2:55 am

Não obstante seja falsa, aparenta uma boa cunhagem.. já vi muitas fotos de falsas antigas que possuem o cunho "fraco", "esmaecido", semi- apagado...

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2128
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: 4.000 RÉIS 1809... EM COBRE!

#8 Mensagem por José Gomes » quinta jul 19, 2018 2:28 pm

bruck Escreveu:Não obstante seja falsa, aparenta uma boa cunhagem.. já vi muitas fotos de falsas antigas que possuem o cunho "fraco", "esmaecido", semi- apagado...
Olá, bom dia.

Sim, isso! A qualidade é boa, mas, o "artista" pecou pela falta de conhecimento sobre o governante, o que para mim é muito interessante, e possivelmente este erro impediu a conclusão do "trabalho" (o banho de ouro). Só estou especulando, pois não tenho mais informações a respeito dessa moedinha.

O que mais importa para mim é não deixar passar a oportunidade de adquirir peças da coleção do Dr. Solano de Barros, cuja coleção vem sendo desmontada há algum tempo.

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”