Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta out 18, 2018 3:25 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta mai 21, 2015 1:57 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2015 8:30 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
Olá Rogério.

Primeiro quero parabenizá-lo por mais esta pesquisa. Ela revela a atenção que você tem na busca por novas informações que venham a trazer luz à numismática brasileira. Aliás, que bom que há pesquisadores como você, sempre disposto a apresentar novidades no nosso meio. Você é um Numismata com n maiúsculo.

A hora que vi seu post minha atenção foi despertada instantaneamente. Conforme você já deve saber, moedas com carimbo do Pará muito me interessam. E moedas que poderiam ter sido recunhadas no Pará agora também são objeto de minha atenção.

Da minha parte, por hora nada tenho a contribuir. Mas vou ler novamente esse seu texto com atenção e procurar dados para subsidiar a sua pesquisa. Aqui tenho acesso a bibliografias que tratam da Cabanagem, movimento que não ocorreu no período em que essas moedas supostamente foram produzidas, mas que está relacionado à época. Vou procurar essas bibliografias e ver o que encontro sobre o governo Rozo.

Achei interessante que uma das imagens postadas aqui por você, há uma moeda que recebeu o carimbo do Pará. Se tal carimbo é verdadeiro - e ao que tudo indica o é - então a moeda com a letra P circulava no Pará.

No mais, faço votos de que essa pesquisa dê muitos frutos e que outros foristas experientes possam dar a sua contribuição. Desejo também que lhe seja dada a devida consideração, no que diz respeito à sua autoria sob o texto. Espero que ele não seja plagiado como infelizmente podemos ver em algumas obras sobre numismática brasileira.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2015 9:09 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: sábado out 18, 2014 12:26 am
Eis um trabalho como poucos, aqui no forum, aliás, quase nada de interessante traz ultimamente.

Parabéns.

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2015 9:26 pm 
Desligado
Reinado D.José

Caro Leandro,

Se tiver qualquer notícia ou opinião será bem vinda, ainda mais de alguém como vc que está particularmente interessado, e deve ter lido muito sobre o período. Agradeço pelos elogios, mas o mérito vai mais pela disponibilidade de tempo que outra coisa, tenho tido um tempo razoável ultimamente para pesquisar, e isso tem rendido frutos, graças também as facilidades da internet de hoje. Nunca poderia eu ir ao Rio e consultar a Biblioteca Nacional, e provavelmente jamais consultar todo o material disponível com tanta facilidade. Fica ai o exemplo que quem quiser pesquisar com estes recursos, pode achar muita coisa interessante. Já tenho material sobre os cobres SP de 1825 a 1829 e o 80 réis 1832 SP do qual achei fatos que autenticam seu cunho em 1832 como oficial.
Já sobre a moeda de cobre com carimbo do Pará, fico na dúvida, não pelo carimbo do Pará mas por ele ter sido carimbado no reverso. O carimbo no reverso do Geral vi poucas peças, do Pará nunca. Então fica a pulga atrás da orelha. Como o do Pará veio antes do Geral, então ele teria que ter sido carimbado no anverso, mas lá está o Geral. Como o Geral deixou marcas no reverso e vice versa, seria ótimo ter a moeda em mãos e verificar se o amassado do Geral ficou coberto pela batida do do Pará, se assim for o Pará veio depois. Se o Pará veio antes, o Geral amassou o do Pará no canto.
Infelizmente pelas fotos não dá pra ver bem, mas quem sabe se a peça aparece e dê pra avaliar melhor. Seria ótimo achar esta peça hoje e poder ver os detalhes que ficaram das duas batidas. Outra forma é achar mais peças com este 20 de zero inclinado. Se achar mais peças com este carimbo, podem ajudar a pesquisa.
Fica ai mais um item interessante pra pesquisar.

Grato pelas palavras e aguardo notícias.

Rogério

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2015 9:46 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
Rogbert Escreveu:
Já sobre a moeda de cobre com carimbo do Pará, fico na dúvida, não pelo carimbo do Pará mas por ele ter sido carimbado no reverso. O carimbo no reverso do Geral vi poucas peças, do Pará nunca. Então fica a pulga atrás da orelha. Como o do Pará veio antes do Geral, então ele teria que ter sido carimbado no anverso, mas lá está o Geral. Como o Geral deixou marcas no reverso e vice versa, seria ótimo ter a moeda em mãos e verificar se o amassado do Geral ficou coberto pela batida do do Pará, se assim for o Pará veio depois. Se o Pará veio antes, o Geral amassou o do Pará no canto.

Rogério, realmente, o carimbo do Pará veio antes do Geral, conforme os Bandos de 14 de janeiro (cobres de Mato Grosso) e 6 de março (cobres do Rio e coloniais) de 1835. Entretanto, levemos em consideração que, em 1836, foram dadas ordens para que as moedas fossem carimbadas onde se encontravam. Assim, alguns teorizam que o carimbo do Pará continuou sendo aplicado após 1835, servindo como uma espécie de carimbo geral do Pará.
Se tivéssemos acesso às imagens da coleção do Fábio Pagliarini, veríamos algumas moedas que receberam apenas o carimbo do Pará no verso.
Concordo com a sua cautela, afinal, essas combinações carimbo geral + carimbo local sempre despertam suspeitas. Mas podemos também acreditar que isso teria ocorrido - no caso da moeda P que você usou como exemplo.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2015 10:20 pm 
Desligado
Reinado D.José

Leandro,

Aproveitando que vc gosta, mais uma imagem de um carimbo do Pará que me apareceu, este um 20 sobre um XL 1820 R com 12,5 gramas.

Rogério

Imagem

MensagemEnviado: sexta mai 22, 2015 12:55 am 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: terça mai 12, 2015 12:18 am
Parabéns !!! Matéria interessantíssima.

MensagemEnviado: segunda set 10, 2018 12:17 pm 
Desligado
Reinado D.José

Caros colegas,

Após 3 anos das primeiras pistas sobre as moedas 1825P, chegou-se finalmente a uma conclusão sobre elas com descobertas de material inédito, o qual irá colocar as moedas 1825P em seu correto lugar na numismática Brasileira.
Dia 19 de setembro será lançado um livro que irá expor os novos documentos e um pouco da história do Brasil neste período, para colocar as peças em seu contexto histórico.

Abaixo o folder com os detalhes do lançamento para os colegas que ficarem interessados :

Imagem

MensagemEnviado: segunda set 10, 2018 1:55 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Olá, rogbert.
Felicitações pela importante contribuição neste tema. Existe tão pouca literatura sobre as emissões circulantes da cabanagem, sem a devida atenção ao evento que foi.
Parabéns por nos entregar este novo olhar que prestigia um contexto tão singular e dramático da história da formação nacional.
:clap3: :clap3: :clap3: :thumbupleft:

MensagemEnviado: segunda set 10, 2018 3:10 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Muitos parabéns!
A história desde o início tem motivado muita curiosidade da minha parte.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal