40 RÉIS 1830 R. QUE EC ATRIBUIR?

Moderador: Moderador de Honra

José Gomes
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

40 RÉIS 1830 R. QUE EC ATRIBUIR?

Mensagempor José Gomes » sábado mai 20, 2017 9:39 am

Olá, saudações a todos.

Esta é mais uma que "renasceu". E creio que circulou muito pouco até ser resgatada.

http://imageshack.com/a/img924/2397/XWwxwU.jpg
http://imageshack.com/a/img923/6206/FJOkE0.jpg

Gostaria, se possível, que alguém acrescente mais algum dado para que eu possa classificar corretamente a moeda.

Visitas e comentários, sempre bem vindos.

Gomes.

Rogbert
Reinado D.Maria I
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Re: 40 RÉIS 1830 R. QUE EC ATRIBUIR?

Mensagempor Rogbert » sábado mai 20, 2017 1:28 pm

Caro Gomes,

Bela peça, e é falsa de época. Os florões são estrelas, as cruzetas do campo são pontos, bem como a de antes da data. Letras disformes, e coroa mal feita no verso.
Das falsas, não é das piores, mas nem das melhores, creio que ficaria em meio termo em fabricação, mas em fantástico estado para um cobre de época.
Estou envolvido em outros trabalhos no momento, mas um que eu gostaria de fazer seria juntar imagens de todas as falsas que pudesse, e tentar comparar estilos e achar semelhantes, ou ao menos fazer uma lista das que aparecem para os interessados conhecerem as falsas. Mesmo sendo falsas elas tem um interesse próprio, pois são de época e o cobre falso tem uma história rica sobre isso como sabemos, eu mesmo já achei histórias muito interessantes.

Ótima peça, ainda mais para quem gosta de cobre.

Abraços.

José Gomes
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

Re: 40 RÉIS 1830 R. QUE EC ATRIBUIR?

Mensagempor José Gomes » domingo mai 21, 2017 9:12 am

Rogbert Escreveu:Caro Gomes,

Bela peça, e é falsa de época. Os florões são estrelas, as cruzetas do campo são pontos, bem como a de antes da data. Letras disformes, e coroa mal feita no verso.
Das falsas, não é das piores, mas nem das melhores, creio que ficaria em meio termo em fabricação, mas em fantástico estado para um cobre de época.
Estou envolvido em outros trabalhos no momento, mas um que eu gostaria de fazer seria juntar imagens de todas as falsas que pudesse, e tentar comparar estilos e achar semelhantes, ou ao menos fazer uma lista das que aparecem para os interessados conhecerem as falsas. Mesmo sendo falsas elas tem um interesse próprio, pois são de época e o cobre falso tem uma história rica sobre isso como sabemos, eu mesmo já achei histórias muito interessantes.

Ótima peça, ainda mais para quem gosta de cobre.

Abraços.

Olá, bom dia Rogbert.

Sim, concordo, falsa de época, e foi assim que classifiquei a peça, antes de entrar para a coleção.

Penso que fez parte de algum lote do derrame do cobre falso. Outro fato: tenho algumas outras que se encaixam nessa categoria, cujos "desenhos" são prá lá de toscos. Vou postar.

Abraços e muito obrigado.

Gomes.

Voltar para “Império (1823-1889)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante