1200 RÉIS 1846 "estranha".

Moderador: Moderador de Honra

MarceloTM
Reinado D.Manuel II
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

1200 RÉIS 1846 "estranha".

Mensagempor MarceloTM » domingo ago 06, 2017 3:03 pm

Imagem

Imagem

Esta moeda que aos meus olhos de novato me parece estranha faz parte de uma coleção que recebi de meu Pai e foi adquirida nas décadas de 70 ou 80.
Produzidas 1898 moedas de 1200 Réis neste ano de 1846.
Contatei renomado numismata e comerciante do Brasil e solicitei uma avaliação prévia sobre a autenticidade da mesma e me foi dito que, a princípio, a moeda é original e foi "trabalhada" no fogo para melhorar sua aparência.
Esta opinião coincide com a dos Srs. deste fórum?

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1200 RÉIS 1846 "estranha".

Mensagempor fernanrei » domingo ago 06, 2017 6:17 pm

Caro forista, a moeda que apresenta não tem nada de estranho, a não ser a patina que é um pouco incomum, mas também não me parece que tenha sido temperada. A meu ver a moeda é boa e até está bastante coleccionável, cumprimentos..
:D FMMRei :D

MarceloTM
Reinado D.Manuel II

Mensagempor MarceloTM » domingo ago 06, 2017 7:18 pm

Bom saber da opinião dos mais experientes.
Muito obrigado pela colaboração.
Cumprimentos...

Thomás
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

Mensagempor Thomás » segunda ago 07, 2017 2:35 pm

A moeda deve ter sido usada como botão, com solda onde se encontra o "1200". Posteriormente, para tentar "consertar" o estrago, algum ourives habilidoso "gravou" com ferramentas o numero 1200 outra vez. É um numero adulterado, pois foi refeito para tentar esconder os vestígios de solda. Posteriormente, a pátina falsa foi aplicada para melhorar a aparência da moeda. É uma moeda autentica, porem "mexida". Ainda tem valor, porem os valores de catalogo não se aplicam à moedas adulteradas. Espero ter ajudado, abraço!

MarceloTM
Reinado D.Manuel II

Mensagempor MarceloTM » segunda ago 07, 2017 4:05 pm

Ok Thomás !
Estou tentando decifrar a história desta moeda de 1200 réis e tudo indica tenha sido realmente algo parecido com o que vc sugere em sua mensagem aí acima.
Obrigado...abraço.

RBNumis
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Contacto:

Mensagempor RBNumis » segunda ago 07, 2017 4:15 pm

Tenho a mesma opinião do Thomás.

fernanrei
Reinado D.Henrique

Mensagempor fernanrei » terça ago 08, 2017 10:38 am

A moeda revela pequenos sinais de ter tido duas pregas soldadas, a ser verdade foi usada como botão. Quanto à numeração do valor facial, concordo no essencial mas o adulterado não se aplica. A reconstrução visou o melhoramento do relevo da data original e não se afasta muito do estilo, dessa forma poderá importar a avaliação de catálogo com a desvalorização aplicável. Este comentário assenta unicamente na minha opinião que se baseia apenas nas imagens, em mão a opinião poderá sofrer alteração dado que existem pormenores que só se conseguem vislumbrar olhando directamente para o objecto.
Última edição por fernanrei em terça ago 08, 2017 12:39 pm, editado 1 vez no total.

Thomás
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

Mensagempor Thomás » terça ago 08, 2017 11:12 am

fernanrei Escreveu:A moeda revela pequenos sinais de ter tido duas pregas soldadas, a ser verdade foi usada como botão. Quanto à data, concordo no essencial mas o adulterado não se aplica. A reconstrução visou o melhoramento do relevo da data original e não se afasta muito do estilo, dessa forma poderá importar a avaliação de catálogo com a desvalorização aplicável. Este comentário assenta unicamente na minha opinião que se baseia apenas nas imagens, em mão a opinião poderá sofrer alteração dado que existem pormenores que só se conseguem vislumbrar olhando directamente para o objecto.

Não vejo qualquer indicio de que a data tenha sido mexida.
O restauro foi feito apenas no valor facial: 1200.

fernanrei
Reinado D.Henrique

Mensagempor fernanrei » terça ago 08, 2017 12:40 pm

Thomás Escreveu:
fernanrei Escreveu:A moeda revela pequenos sinais de ter tido duas pregas soldadas, a ser verdade foi usada como botão. Quanto à data, concordo no essencial mas o adulterado não se aplica. A reconstrução visou o melhoramento do relevo da data original e não se afasta muito do estilo, dessa forma poderá importar a avaliação de catálogo com a desvalorização aplicável. Este comentário assenta unicamente na minha opinião que se baseia apenas nas imagens, em mão a opinião poderá sofrer alteração dado que existem pormenores que só se conseguem vislumbrar olhando directamente para o objecto.

Não vejo qualquer indicio de que a data tenha sido mexida.
O restauro foi feito apenas no valor facial: 1200.

Peço desculpa pelo lapso, queria referir a numeração do valor facial. Entretanto já alterei.

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » segunda set 18, 2017 2:57 am

A peça foi soldada, foi parte de jóia. O empastamento revela a retirada dessas soldas, e o burilamento dos detalhes, numa tentativa de alguma restauração.
Nesse estado é uma moeda meio prejudicada, ficaria até arranjar uma outra melhor.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Voltar para “Império (1823-1889)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante