Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo jul 22, 2018 1:20 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado set 16, 2017 12:19 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Olá, saudações a todos.

Um pouco de paciência, e eis que mais uma moeda que pertenceu à coleção do Dr. Solano de Barros, encontrou novo lar. Um 80 Réis com carimbo geral de 40, só que, o numeral 40 está invertido, como se estivesse sendo visto por um espelho, ou seja, está em negativo. O ferrete com o carimbo de 40 foi produzido, portanto, em positivo. E não é apenas isso, há um ponto entre o numeral 4 e o 0.

Assim sendo, gostaria de consultar os nossos numismatas que têm uma vasta e reconhecida experiência, para perguntar se um carimbo invertido é um fato escasso em numismática, ou não, pois até o momento só conheço duas moedas com carimbo invertido: a que apresento agora, e outra, também minha, que venho estudando há um bom tempo e ainda não apresentei, e que será alvo de um futuro tópico.

Depois de constatado o erro, o ferrete com o carimbo em positivo foi descartado? É plausível imaginar que poucas moedas saíram com essa carimbagem invertida? Há alguma catalogação para esse tipo de erro? Alguma fonte cita?

Tenho ainda muitas perguntas sem respostas, e sinceramente, peço ajuda a quem possas dar qualquer referência, pista, enfim, qualquer coisa. E quem tiver uma moeda com carimbo invertido, por favor poste aqui a foto, será de muita valia.

Ainda conservo o envelope original da moeda com os escritos do Dr. Solano de Barros, é uma simples homenagem a um numismata tão importante. É o que posso fazer.

Imagem
Imagem
Imagem

Agradeço, mesmo, qualquer ajuda, e antecipadamente, agradeço.

Última edição por José Gomes em domingo set 17, 2017 9:54 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: sábado set 16, 2017 3:28 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
É, efectivamente, uma moeda com um carimbo "muito fora do vulgar". :think:
Nunca tinha visto nada igual. :)
Parabéns pela aquisição. :clap3:

MensagemEnviado: sábado set 16, 2017 9:36 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

silvio2 Escreveu:
É, efectivamente, uma moeda com um carimbo "muito fora do vulgar". :think:
Nunca tinha visto nada igual. :)
Parabéns pela aquisição. :clap3:

Olá, boa noite.

Muito obrigado amigo Sílvio, pelas belas palavras de incentivo.

E vamos aguardar.

Gomes.

MensagemEnviado: domingo set 17, 2017 9:52 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Olá, boa noite a todos.

Nada? nenhuma referência?

MensagemEnviado: terça set 19, 2017 8:29 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Mais uma postagem que morre cedo...

Mesmo assim, muito obrigado a todos.

MensagemEnviado: quinta dez 07, 2017 4:11 am 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: quarta nov 22, 2017 3:28 pm
Bom dia, Ajuda : Tenho esta moeda 80 réis c/ carimbo de 40 , 1829 ( reverso horizontal ) UTG , dificil identificar ; Posso postar

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 3:17 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

F.Fernandes Escreveu:
Bom dia, Ajuda : Tenho esta moeda 80 réis c/ carimbo de 40 , 1829 ( reverso horizontal ) UTG , dificil identificar ; Posso postar

Olá, boa tarde.

Por favor, pode postar.

Será de muita ajuda.

MensagemEnviado: quinta jan 11, 2018 8:56 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: domingo fev 10, 2013 11:40 pm
Olá, boa noite!
Bom tópico e uma curiosa moeda que pertenceu ao Dr. Solano: parabéns!
Vou aproveitar o tópico e compartilhar algumas percepções que me ocorreram sobre carimbos gerais, vez que os coleciono em imperiais e coloniais.
Observei bem poucos exemplares de carimbos invertidos, mas, em se tratando de carimbo geral, parece haver gerais de todos os tipos: toscos, fundo linhado, liso e oblíquo, numerais tortos, com ponto no meio.
Vi numismatas ponderarem que alguns gerais sobre moedas coloniais são falsificados, por não serem de fundo linhado e/ou numerais simétricos e bonitos, e que foram assim postos para criar raridades, o que pode haver, mas se deve ter cautela, acredito eu, em afirmar, levando-se em consideração que há uma quantidade muito maior de moedas imperiais com carimbos toscos; ou seja, ninguém iria perder tempo batendo carimbo falso/falsificado em moeda imperial. Basta procurar para que se notem quantas moedas imperiais (as quais não compensa um falsário punçá-las) têm carimbos toscos, e com pátina uniforme.
Suponho, por haver menos moedas carimbadas, que se tenha punçado as coloniais, anteriores a 1799, em regiões mais distantes, onde as imperiais eram menos e as coloniais estavam escudetadas, retornando as escudetadas assim ao valor original, o que parece haver lógica, já que não iriam perder tempo com coloniais se houvesse tantas mais imperiais. Tudo isto seguindo a teoria de que o carimbo geral fora criado para seguir o valor do peso dos discos de cobre, conforme exposto pela Numismática Bentes.
Em particular, notei que os carimbos gerais toscos aparecem com mais frequência nas moedas da Casa da Moeda da Bahia, como eram também toscos muitos dos cunhos, e me pareceu que as moedas cunhadas nesta mencionada Casa se concentravam mais pelo Norte/Nordeste e nas bandas de Goiás/Cuiabá, haja vista haver muitos 75 1823 G recunhados sobre baianas. Nas moedas do Rio, parece haver carimbos gerais de vários tipos, talvez porque circulassem por cada canto do Império.
Deixo anexo um exemplar que encontrei do Rio e que parece ser o mesmo carimbo que o do amigo, porém com a data de 1827. A foto não está das melhores, porque a moeda não minha é, mas espero que valha como contribuição!

Anexo:
60381.jpg

Vai também uma de minha coleção: XL 1757 para Guiné e Brasil com escudete e com carimbo geral, o qual também se apresenta invertido.

Anexo:
2811844.jpg

Saudações sinceras,

Bruno Dias

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited