Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda out 22, 2018 10:01 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Mais um achado
MensagemEnviado: sexta set 14, 2018 3:39 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: sexta set 03, 2010 1:58 am
Prezados, boa tarde.

Venho aqui compartilhar mais um dos meus achados.

Imagem

Foram dez moedas de 40 réis do império, entre as datas de 1825 e 1830, todas no mesmo local.
Duas delas da casa da Moeda da Bahia e as outras do Rio.
4 delas são falsas de época, duas de 1829 Rio e 2 1830 Rio;
Nenhuma recebeu o carimbo geral de 20, por esse motivo eu acredito que elas foram guardadas (enterradas) antes de 1835, ano que foi autorizado a carimbagem.

Espero que gostem.

Última edição por Thiago Bezerra em segunda set 17, 2018 2:31 pm, editado 1 vez no total.

Assunto da Mensagem: Re: Mais um achado
MensagemEnviado: sexta set 14, 2018 4:06 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Isso é que é um achado sim senhor :clap3:

MensagemEnviado: sexta set 14, 2018 6:43 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Fantástico. :D
Parabéns pelo achado e obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta set 14, 2018 7:22 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
olá. Parabéns, realmente relíquias (mesmo as falsas de época) :D
Foram encontradas ao acaso em escavação de terrenos para a construção civil ou garimpadas com a ajuda de detectores de metais para esta finalidade?
Em tempo... tenho comigo um cobre de 40 réis data 1825R, porém o estado de conservação mal chega a um BC, na minha modesta opinião. apresenta diversas incrustrações de que passou largos anos em terra;´se encontra consideravelmente desgastada e oxidada (os cobres em geral apresentam essas características após serem expostos aos agentes naturais e ao rigor por muito tempo) e também, para além disso denota sinais de desgaste por conta da provável circulação que tenha tido na época antes de ter-se extraviado. Não apresenta sinais de carimbo ou remarcações. a data está um pouco gasta, mas ainda visível a olho nú. Essa chegou-me por um colega de escola da faculdade que tinha recebido da família e não tendo interesse em numismas e sabendo do meu hobby de colecionismo- gentilmente me cedeu a cerca de 7 anos atrás. Quando tiver oportunidade, posso compartilhar com os colegas uma ou 2 fotos para apreciação e pertinentes comentários.
abraços.

MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 12:06 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: sexta set 03, 2010 1:58 am
bruck Escreveu:
olá. Parabéns, realmente relíquias (mesmo as falsas de época) :D
Foram encontradas ao acaso em escavação de terrenos para a construção civil ou garimpadas com a ajuda de detectores de metais para esta finalidade?
Em tempo... tenho comigo um cobre de 40 réis data 1825R, porém o estado de conservação mal chega a um BC, na minha modesta opinião. apresenta diversas incrustrações de que passou largos anos em terra;´se encontra consideravelmente desgastada e oxidada (os cobres em geral apresentam essas características após serem expostos aos agentes naturais e ao rigor por muito tempo) e também, para além disso denota sinais de desgaste por conta da provável circulação que tenha tido na época antes de ter-se extraviado. Não apresenta sinais de carimbo ou remarcações. a data está um pouco gasta, mas ainda visível a olho nú. Essa chegou-me por um colega de escola da faculdade que tinha recebido da família e não tendo interesse em numismas e sabendo do meu hobby de colecionismo- gentilmente me cedeu a cerca de 7 anos atrás. Quando tiver oportunidade, posso compartilhar com os colegas uma ou 2 fotos para apreciação e pertinentes comentários.
abraços.

Achadas com detecção em área de praia.

MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 3:31 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Muito legal!
A ausência de qualquer carimbo geral dá uma idéia de que elas foram enterradas antes de 1835, esperaram, portanto, um bom tempo por lá até o achamento...
Outra coisa, de 10, 4 são falsas, dá para ter uma idéia de quanta xém-xém falsa circularia junto ao dinheiro bom, temos aí exatos 40% de falsificação! O que não deve andar longe da grave realidade que levou a criação do carimbo geral de 1835!

MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 3:45 pm 
Desligado
Reinado D.Henrique

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Parabéns pela achado!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes