Página 1 de 1

Minha 40 réis 1825R - cobre

Enviado: quinta set 20, 2018 12:07 am
por bruck
Olá, pessoal boa noite a todos.
Conforme já comentei em outro tópico- foi-me gentilmente cedido por um colega da faculdade este numisma do princípio do império do Brasil. Já ouvi muitos comentários a respeito destes cobres (creio que deviam ser as moedas com menor valor monetário da época-equivalente aos nossos centavos atuais- e justamente por isso, objeto de intensa circulação e manuseio, favorecendo o desgaste das peças.
Também li que existem muitas falsificações destas moedas- não modernas falsificações- mas contemporâneas à época em que circularam (muitas destas aparecem carimbadas- o que não é o caso desta peça em questão.
Compartilho algumas fotos que eu mesmo fiz dela. tentei dar o melhor de mim, mas perdoem-me, pois como fotógrafo (se percebe) não tenho talento.
A data e a letra R após estão bem desgastadas, mas ainda legíveis com um pouco de atenção. Tomara que as imagens mostrem isso, após a redução para caberem no ficheiro.
o que os nobres colegas pensam? tem ares de ser legítima ou uma falsificação da época-fato que teria ocorrido em larga escala-segundo li aqui mesmo no fórum???
Todos os comentários e opiniões sempre são bem-vindos e só enriquecem a mim e aos demais novatos no ramo da numismática e do colecionismo. abraços. :hallo: :D

Re: Minha 40 réis 1825R - cobre

Enviado: quinta set 20, 2018 12:09 am
por bruck
Eis mais algumas....

Re: Minha 40 réis 1825R - cobre

Enviado: quinta set 20, 2018 12:18 am
por doliveirarod
Algo gasta, mas autêntica.
Estilo típico dos cunhos do Rio.

Re: Minha 40 réis 1825R - cobre

Enviado: quinta set 20, 2018 4:34 am
por bruck
muito obrigado, pela tua consideração sobre a autenticidade, nobre colega! Nada substitui a experiência, é o que digo. :D
Creio que o estado de conservação se situe entre UTG (um tanto gasta) e R (regular). Mas esse é um detalhe que não me incomoda.
A letra monetária (R) logo após a data que indica a casa de cunhagem está bem desgastada, mas ainda algo visível a olho nú. Com o auxílio de uma lupa percebe-se claramente. Se não estou enganado, na mesma época existia uma casa oficial em Salvador que cunhava moedas de 20 40 e 80 réis trazendo junto à data a letra monetária (B), sendo que essas teriam tido uma tiragem bem menor que aquelas produzidas no Rio- portanto bem mais raras atualmente e também mais cobiçadas por colecionadores. outro detalhe interessante: esta peça não tem carimbo, enquanto que a imensa maioria dos cobres datados desse período são carimbados. Por que esta não teria sido? :think:
abraço!

Re: Minha 40 réis 1825R - cobre

Enviado: sexta set 21, 2018 12:12 am
por bruck
olá, pessoal boa noite a todos! :)
Tem mais um detalhe nesta moeda que esqueci de mencionar... as gravuras de verso e anverso estão no mesmo sentido ao girar a peça nos dedos (me parece ter ouvido falar que este tipo de característica se chama tecnicamente de "eixo reverso medalha", o que não é muito usual nas moedas brasileiras. Esta informação procede??
Desde já, agradeço pela atenção. abraço.