Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça nov 20, 2018 7:29 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Moeda Cobre Recunhada em XX 1735
MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 2:25 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
    Caros colegas,

Estou precisando uma ajuda dos conhecedores de cobre. Um amigo meu me passou uma moeda recunhada, e pediu para reconhecer a peça.
    É recunho é muito interessante, ficou, digamos, metade de cada moeda em ambos os lados, e ao contrário dos casos que vejo de recunho, a peça base está plenamente identificada, já a peça que foi recunhada sobre ela é que está a dúvida !!!
    A peça base é um XX réis de 1735, pode-se ver a data bem, até alguem (não o meu colega) usou uma tinta para resaltar os pontos visíveis. Recunharam (ou tentaram) um 80 réis sobre ela. vê-se o 80, as tulipas, e metade do escudo no reverso, mas da data e casa não se vê nada.
    O peso de 14,34 gramas da minha balança pode colocar o recunho nas casas de Cuiabá e Goiás, onde o 80 réis tinha este peso, mas não consegui mais que isso.
    Quem sabe alguem com experiência em cobres pode dar uma opinião, dar um chute ao menos pelas características das tulipas e do escudo que a parte visível está boa para ver. Estudei bastante a peça e até tenho uma possibilidade, mas não vou colocar aqui para não influenciar.
    Sei que em fotos fica difícil dar opinião, mas coloquei as imagens, em posição da base e da recunhada.

Desde já agradeço a ajuda.

Um abraço,

Rogério

Posição 80 réis 18??
Imagem
Imagem

Posição XX réis 1735
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 3:01 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Pelo estilo das tulipas do anverso parece ser coisa mais de Cuiabá, o globo pequeno do reverso também é indício.
Acredito ser peça do 1º Império.

Peça bastante inusitada e que nunca tinha visto parecida.
Parabéns,

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 3:19 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am
Moeda interessantissima!!!

Acredito realmente ser um recunho de 80 reis de Cuiaba, pelas caracteristicas das tulipas. Cairia perfeitamente bem nessa situacão, embora pelo tamanho, tambem poderia ser Goias.

Isso porque as pecas de XX reis coloniais abaixo do alvara de 1809 tinham o peso equivalente a uma de 40 reis apos a data do Alvara, por isso não recebiam escudetes, pela desvalorizacão de 50%.

Como em Goias e Cuiaba utilizou-se as pecas pela metade do peso do cobre, fico com essa hipotese.

Muuuuiiiito hipoteticamente, poderia ser uma falsificacão do periodo, com a base obviamente boa, feita pelos americanos, fora do territorio nacionbal, na epoca da abundancia de falsificacoes dos cobres. Sinceramente, não acredito nisso e fico com a hipotese de Cuiaba.

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 3:26 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Teríamos nesse caso as candidatas:

1826 C
1827 C
1828 C
1830 C

Todas essas peças tem emissão em módulo maior e módulo menor, a maior emissão de peças de Cuiabá de 80 foi em 1828.
Acredito que após o aparecimento dessa peça, tenhamos que nos ater as nossas coleções revisando com lupa as peças, pois se aparece um recunho, aparece indícios de outros. Até hoje me perguntava sobre a diferença de alguns módulos dessas peças de 80 tanto de Goias como Cuiabá, e acho que a resposta será essa - recunhos da moedagem colonial!

Obrigado por compartilhar a descoberta!

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 3:56 pm 
Desligado
Reinado D.José

Agradeço as opiniões, e caro Paul, creio que acertou no que me anda pela cabeça. Creio a peça ser falsa. Não só pela má cunhagem, mas por detalhes do cunho que seriam :

O laço no reverso, onde os galhos se unem, ele não é cheio, tem linhas dentro. Nunca ví um laço assim em peças das casas de Goiás e Cuiabá.
    Um pouco a cima, as linhas em 45 graus do escudo, no lado esquerdo são toscas e desalinhadas, e o anel de estrelas, repare que não há linhas nele.
    Então vendo o resto por este ângulo, muito do que se vê é bem particular, não recorda as peças normais, isso me deixa propenso a dizer que é um cunho falso.

Que acham ?

Rogério

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 6:58 pm 
Desligado

Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Parece-me falsa, a coroa também não bate muito certo. Além dos pormenores que o Roberto falou: arco sem as linhas e laço fora do padrão.

Acredito ser umas das falsas americanas, pelo estilo.

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 9:21 pm 
Desligado

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
O "80" é muito tosco.
É uma falsificação de época, cunhada encima de uma moeda colonial. Seria uma falsificação de uma Cuiabá.

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2012 11:08 pm 
Desligado

Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Perdoem-me pela melancolia, mas o Fábio, se estivesse aqui, talvez daria uma ótima descrição da peça....

MensagemEnviado: sábado jun 09, 2012 11:39 pm 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: sexta mar 13, 2009 11:41 pm
Já agora, para engrossar o caldo, embora não contribua para o recunho em si:

Os cobres de 1735 têm uma peculiaridade em relação aos demais: têm "reverso tipo moeda" como as moedas atuais (i.é.: cabeça contra pé), ao invés do alinhamento dos demais cobres da Colónia, R.U. e Império, que têm "reverso tipo medalha" (i.é.: cabeça com cabeça e pé com pé), não obstante, isto não constitui variante reverso invertido.

Olhe lá, Rogbert, para ver se confirma ou não o fato.

MensagemEnviado: domingo jun 10, 2012 11:51 am 
Desligado
Reinado D.José

Caro Ítalo,

Tem razão, este o 80 réis é reverso medalha e o XX réis é reverso moeda.

Um abraço.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal