Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo mai 26, 2019 3:05 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo fev 10, 2019 8:49 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Bom domingo a todos os numismatas e curiosos sobre o assunto. :D :beer:
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a moeda de 10 centavos do real ano 1999. Pergunto aos colegas que vivem nas grandes/médias cidades do Brasil- locais onde onde obviamente na pratica circula muito mais moedas que nas pacatas cidades do interior: Ainda se vê pelo comércio e nos trocos das compras do dia- a - dia? Se sim, diriam que isso ocorre muito raramente ou ainda com certa frequência?
Pergunto porque eu procuro uma moedinha dessas tem já alguns anos e jamais a encontrei.
Só me falta esta- ´Já achei a de 1 centavo, 5 , 25 e até 6 unidades da de 1 real datada de 99 (que teve a menor cunhagem dentre todas as moedas de circulação comum não- comemorativas do real até hoje- e esta de 10 centavos...Nada!
E isso que o número oficial de moedas batidas passa dos 9 milhões. claro que o baixo valor monetário de face e o diâmetro pequeno influenciam fortemente na perca dessas peças. Mas ainda assim...9 milhões não são 900 mil. :think:
Observei cada moeda de 10 centavos que me dão no troco desde 2014 - além de periodicamente garimpar no comércio da cidade e até recorrer aos amigos e parentes que têm moedas guardadas em casa ou em cofrinhos; mas sem sucesso. Calculo que nesse processo todo já deve ter passado pelas minhas mãos seguramente mais de 1 milhão de peças- somente das de 10 centavos da 2ª família. não tenho pretensão de encontrar uma FC- me contento com uma soberba ou mbc.
o que me dizem os colegas? Passados vinte anos- Ainda tenho chance de encontrar alguma peça girando pelo comércio ou somente à venda em lojas de numismática ou na internet?
Agradecimentos sinceros- e todo e qualquer comentário/opinião é sempre bem-vindo. :D :thumbs:
abraços.

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 12:15 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am
É uma moeda muito difícil de encontrar em circulação e para comprar também, achar uma soberba em circulação, nem pensar, é mais fácil ganhar na mega sena, se achar talvez uma MBC. A minha eu comprei. Boa sorte!

https://www.delcampe.net/en_GB/collectables/store/lincoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 2:29 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Pois é... :D Se você que mora no Rio, caro LSalema, teve de comprar pra ter uma...imagina eu que vivo no interior.... :think:
A esta altura do campeonato, até uma BC me servia bem, obrigado. :D
abraços.

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 11:36 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

bruck Escreveu:
Pois é... :D Se você que mora no Rio, caro LSalema, teve de comprar pra ter uma...imagina eu que vivo no interior.... :think:
A esta altura do campeonato, até uma BC me servia bem, obrigado. :D
abraços.

Depois que eu comprei a minha, consegui uma outra através de um amigo, mas não tenho mais a moeda, fiz negócio, caso consiga outra entro em contato com o amigo.

MensagemEnviado: terça fev 12, 2019 12:52 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

:D
Desde já, agradeço imensamente ao colega pela gentil disponibilidade.
Até procurei no mercado livre um dia desses, mas não encontrei nenhum anúncio a venda.
Descartando as que se consumiram com o passar do tempo, deve restar muito poucas em circulação espalhadas por esse Brasil afora...e quem tem, provavelmente sabe que se trata de uma moeda escassa e não pensa em se desfazer. Ou seja, é quase como catar agulha no palheiro. :thumbs:
abs.

MensagemEnviado: terça fev 12, 2019 10:21 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
OK... Vou estar atento...

MensagemEnviado: quinta fev 14, 2019 11:30 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
A única moeda que você não vai encontrar em circulação é a de 1 Real 1994 em aço inox, pois foi desmonetizada. Todas as demais estão por aí...

MensagemEnviado: domingo fev 17, 2019 2:31 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

RBNumis Escreveu:
A única moeda que você não vai encontrar em circulação é a de 1 Real 1994 em aço inox, pois foi desmonetizada. Todas as demais estão por aí...

obrigado, caro RBNumis. :thumbupleft: Na tua opinião/ experiência (e de quem mais quiser se manifestar), qual moeda de circulação COMUM (não comemorativa) do real (não contando obviamente a que foi desmonetizada nem o "erro" de cunhagem da 50 centavos 2012 que foi batida sem o zero e recolhida logo em seguida- pois esta não tem valor monetário) mais DIFÍCIL de ser encontrada circulando no comércio, atualmente? :D
Grato e abraços.

MensagemEnviado: domingo fev 17, 2019 3:55 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Na minha opinião a moeda mais difícil é a de 10 centavos do ano de 1999 e a segunda a de 5 centavos do ano também de 1999.

MensagemEnviado: quarta abr 03, 2019 12:31 am 
Desligado
Reinado D.José

Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
LSalema Escreveu:
Na minha opinião a moeda mais difícil é a de 10 centavos do ano de 1999 e a segunda a de 5 centavos do ano também de 1999.

Pois na minha cidade é o contrário: a moeda de 5 centavos 1999 é a mais difícil de encontrar. A de 10 centavos, não.
Até mesmo os 5 centavos 2008, uma data escassa, de vem em quando aparece por aqui. Curiosamente, estado MBC/S ou melhor.

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: